Mateo Tanlongo nasceu em Funes (Rosario, Argentina) e joga futebol desde que se lembra. Com uma ligação familiar afectiva muito forte ao Rosario Central, foi sem surpresa que o pai o levou a um teste no clube. Tanlongo correspondeu às expectativas dos treinadores e ingressou na "Canalla" em março de 2010, com apenas 6 anos.
O seu caminho nos escalões de formação fez-se de saltos prematuros nas categorias de base do Rosario Central. Rubricou o primeiro contrato profissional com apenas 16 anos, idade com que se estreou na equipa de reservas. Com chamadas às selecções nacionais argentinas de sub-17 e sub-20, "Toto", como é carinhosamente chamado, debutou na equipa principal do Central em 2021, tendo realizado mais de 30 encontros.
Chegou ao Sporting CP após terminar contrato com o clube no qual passou quase 13 anos da sua vida. Feliz por vestir a camisola do Sporting, afirmou estar no melhor clube português. Mostrou-se entusiasmado com as instalações Leoninas e prometeu dar o seu melhor para fazer felizes os adeptos do Sporting.