Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Está aqui

História

O Judo é um desporto Olímpico de elevado valor educativo, originário do Japão. O praticante de Judo (judoca), para além de melhorar a sua condição física, contacta com os princípios éticos próprios da modalidade, aprende a competir respeitando regras e respeitando os adversários, adopta comportamentos que o valorizam humana e socialmente.

Enquanto desporto de combate, tem por objectivo vencer o adversário através da utilização de técnicas de projecção, técnicas de imobilização, técnicas de luxação da articulação do cotovelo e técnicas de estrangulamento. A prática do Judo desenvolve altos níveis de resistência, força e flexibilidade, ao mesmo tempo que proporciona a aquisição motora de técnicas eficazes de defesa.

O Judo ganhou impacto em Portugal graças à chegada do Mestre japonês Kiyoshi Kobayashi, em 1958. No Sporting foi fundado em 1993, por Adérito Alves Ribeiro e António Maia, tendo posteriormente no Mestre Pedro Soares o maior impulsionador da modalidade, que se impôs no Clube e em Portugal, assumindo-se hoje como uma das melhores escolas de judo da Europa.

O Sporting CP é o actual bicampeão europeu de judo em seniores masculinos, tendo um histórico invejável de participações na maior prova europeia de clubes desde 2012. Medalhados de bronze entre 2015 e 2017, os leões alcançaram o lugar mais alto do pódio por equipas em 2018 e 2019.

Com grandes nomes do judo mundial nas suas fileiras, o destaque maior vai para Jorge Fonseca, o primeiro campeão do Mundo de judo português. O feito alcançado em Tóquio, em agosto de 2019, na categoria -100 kg perdurará na memória dos Sportinguistas por muitos anos. De realçar também nomes como o de João Pina, bicampeão da Europa em 2010 e 2011, na categoria -73 kg ou Joana Ramos, medalha de prata no Campeonato da Europa de 2011 e medalha de bronze em 2017, ambas em -52 kg, entre muitos outros, incluíndo jovens de grande valor que deram e dão mostras da sua qualidade a nível internacional.