Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Formação de regresso aos trabalhos

Por Sporting CP
11 Jul, 2022

Equipas sub-19 e sub-23 arrancaram a nova temporada esta segunda-feira

As formações sub-19 e sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal regressaram esta segunda-feira aos trabalhos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

A nova época começou a ser desenhada através das orientações das respectivas equipas técnicas e com discursos feitos pelo presidente Frederico Varandas, por Paulo Gomes (director-geral da Academia) e ainda Tomaz Morais (director do futebol de formação). O regresso não podia trazer melhores sensações para todos.

Começando pelo conjunto sub-19, à Sporting TV, o treinador Pedro Coelho referiu a felicidade pelo regresso ao trabalho e o entusiasmo de começar a apontar baterias aos objectivos da nova temporada.

"Muito feliz por regressar, cheio de motivação e confiança para começarmos mais um ano de trabalho. Naturalmente que a cada ano temos novos desafios, diferentes e isso faz-nos crescer enquanto treinadores. Mas fundamentalmente o objectivo é continuar a crescer e a evoluir os jogadores que estão ao nosso dispor para estarem mais próximos daquilo que é chegar à equipa principal. É uma fase muito interessante, cheia de talento e expectativas dentro daquilo que é o percurso de cada um. E com a qualidade que nós temos nos nossos jogadores e equipas técnicas e todos os departamentos que nos rodeiam, será mais fácil a chegada à equipa principal de futebol", começou por analisar o treinador dos sub-19 Leoninos.

As ambições da equipa estão concentradas em vencer no campo da evolução de cada jogador. Formar melhor e com consistência é o objectivo primordial: "A equipa é um espaço aberto, os jogadores sabem isso e têm de se lembrar do que fizeram na temporada passada. Mas, a cada época que inicia, começa muita coisa nova, o foco tem de estar concentrado no escalão onde estão no momento, não em vencer sempre o próximo jogo mas sim a forma como iremos conquistar o jogo seguinte. Esse sim é o nosso principal objectivo. Treino a treino, jogo a jogo. O plano está traçado, agora é fazer com que esse plano seja concretizado o melhor possível para cada jogador e naturalmente estarmos preparados para cada fim-de-semana, com um nível de desafio competitivo muito alto estarmos à altura dos objectivos do clube".

Pedro Coelho continuou a abordar a evolução concentrada no jogador, mostrando como as pontes entre escalões são muito importantes.

"O Sporting CP está em constante evolução. Se olharmos há três ou quatro anos num plantel de juniores, todos os juniores estavam concentrados nessa mesma equipa. Se olharmos para a época anterior, tivemos 15 ou 16 jogadores sem competir no Campeonato Nacional do escalão. Aquele caminho que estamos a traçar é o melhor que entendemos para os jogadores. É um modelo transversal a todos os escalões com constante comunicação com a equipa principal. No fundo todos partilhamos a mesma ideia que é colocar o jogador num espaço competitivo mais desafiante e mais capaz de o fazer crescer. É um espaço dinâmico, inclusive temos um treinador na equipa principal que é muito próximo da formação, por isso estamos abertos para que isso aconteça", vincou o técnico dos juniores Leoninos.

Sobre os vários jogadores da formação que fazem, por esta altura, estágio com a equipa principal de futebol, Pedro Coelho afirmou que isso é motivo de orgulho, mas o foco mantém-se nos que ainda estão por lá chegar: "Vou para o nono ano de casa e posso dizer que esses 12 jogadores da formação que estão em estágio com a equipa principal passaram pelas nossas mãos. É um motivo de orgulho e de objectivo concretizado. No final de cada época queremos estar mais próximos dessa mira. Mas o foco agora está naqueles que queremos preparar para seguirem o mesmo caminho".

Manuel Mendonça foi outro dos porta-vozes da equipa sub-19 do Sporting CP. O jovem atleta vincou a motivação que o plantel sente por iniciar mais uma temporada.

"Estamos muito motivados pela nova época e queremos dar o nosso melhor individual e colectivamente. Queremos evoluir muito para fazer uma boa temporada e pensar no futuro também. Vamos focar no presente, estamos com um espírito de grupo muito saudável, queremos ter a ambição em altas e dar o nosso melhor. Vamos jogar sempre para vencer e evoluir, mas com o pensamento de mostrar que queremos vencer da melhor forma, com a nossa evolução em mente", afirmou o jogador.

João Pereira, membro da equipa técnica do conjunto sub-23 verde, mencionou que começar uma nova época é sempre sinónimo de motivação e felicidade.

"É uma nova oportunidade, uma nova temporada. Estou muito motivado e com vontade de começar esta nova aventura. Esta equipa técnica comanda aquele que é o último patamar no que à formação diz respeito, onde é aqui que temos de limar as últimas arestas para deixar os jogadores preparados para o futebol profissional", disse o técnico Sportinguista.

João Pereira abordou também a flexibilidade que existe entre escalões da formação. Algo importante e a que a equipa técnica garantiu estar muito atenta: “Existe grande ligava entre equipas, por isso já estava muito atento ao plantel de sub-19 e sub-17 na época passada. Conheço praticamente todos os jogadores. Estamos por isso preparados para trabalhar com qualquer um".

Sobre a alta rotação que vai existir no campeonato de sub-23, João Pereira mencionou que os jogadores estão preparados para tal: "Os nossos jogadores estão preparados para essa competitividade. Por isso é que também temos um modelo centrado no jogador, onde muitas vezes jogam em patamares acima da sua idade. Temos de arranjar soluções para algumas dificuldades que possam surgir e estamos preparados para tal".

Marco Cruz, jogador do plantel de sub-23, também falou com a Sporting TV

"A expectativa está como sempre, centrada no foco, na competição e no treino. Falo por mim e pelos meus colegas e sabemos muito bem o que queremos e como queremos evoluir", mencionou o jogador Leonino.

Sobre os desafios que a Liga Revelação pode trazer ao jogador, Marco Cruz assegurou estar preparado para o que aí vem: "Estou muito bem preparado para este campeonato de sub-23. Sabemos, tal como o míster disse, das dificuldades que nos esperam. Mas somos muito unidos, uma equipa muito forte e vamos à luta".

A nível pessoal, o jogador não tem dúvidas de que está em constante evolução e mostrou-se muito feliz por começar a segunda época no Sporting CP: "A época passada foi de adaptação, mas ao mesmo tempo muito boa. Evolui muito a nível competitivo e como jogador. Estou muito feliz e mal posso esperar por voltar a treinar e a competir. Prometo sempre trabalho e evolução a cada dia".

Aos Sportinguistas, Marco Cruz prometeu compromisso a cada dia de trabalho: "Prometo trabalho, dedicação e evolução. Fora ou em casa, frente a todas as equipas vamos dar o tudo por tudo e tentar sempre chegar ao sucesso".