Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Lutar de acordo com a grandeza do Clube"

Por Sporting CP
06 Ago, 2022

Sporting CP estreia-se na Liga Portugal já este domingo em Braga

Rúben Amorim deu, neste sábado, a primeira conferência de imprensa da temporada 2022/2023, deixando claro qual o objectivo da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal: “Lutar de acordo com a grandeza do Clube”.

“Estamos aqui há três anos, queremos ser muito competitivos e lutar por títulos em Portugal e na Liga dos Campeões queremos voltar a passar a fase de grupos. Vamos lutar nas competições nacionais, sabendo que isto tem de ser levado jogo a jogo e que vamos começar já com um jogo difícil, mas a nossa pré-época também o foi para começarmos a época da melhor maneira e sinto que a equipa está preparada”, começou por dizer o técnico Leonino na antevisão ao encontro com o SC Braga marcado para este domingo.

O Sporting CP vai dar o pontapé de saída na Liga Portugal na Pedreira e na terceira jornada vai ao Dragão, defrontar o FC Porto. Por isso, fala-se num calendário exigente para os Leões, mas Rúben Amorim pensa de forma diferente.

“Para já pensamos apenas no SC Braga, que é o primeiro jogo e o mais importante. Obviamente que é um início de campeonato difícil, mas também pode ser muito bom. É assim que nós pensamos e sabemos que temos capacidade para vencer qualquer adversário em Portugal. Por isso, aquilo em que pensei quando vi o calendário foi que pode ser um excelente início de campeonato”, afirmou.

Em Braga, Rúben Amorim não contará com Luís Neto, devido a castigo, mas já poderá contar com Manuel Ugarte e Antonio Adán, “que recuperou rapidamente e deu todos os sinais de que estava apto para ir a jogo”, havendo ainda a opção Franco Israel, que merece elogios do técnico: “Pelo que vi na pré-época, penso que acertámos. Só tem um mês de trabalho com o Vital, mas se já demonstra esta qualidade, de certeza que, com um ano de trabalho vai ser ainda melhor. É o nosso futuro”.

O treinador verde e branco falou ainda sobre a possível saída de Bruno Tabata, elogiando a postura que o jogador brasileiro sempre teve e referindo que as saídas fazem parte: “Para segurarmos uns, temos de perder outros e abdicar da profundidade do plantel. É um esforço e sabemos que não podemos ter o melhor de dois mundos. No caso de haver lesões temos de apostar em jogadores da equipa B, mas é uma opção da equipa técnica”.

Ainda assim, Rúben Amorim sublinhou que a chegada de novos jogadores da formação à equipa principal não depende apenas dele: “Depende mais deles do que de mim. Temos jogadores na Academia com grande talento, como o Afonso Moreira que foi ao Europeu, jogava nos juvenis e já treinou várias vezes connosco. Esses jogadores têm de sofrer, mas temos de os acelerar. Vamos vivendo cada vez mais da formação porque para mantermos alguns jogadores temos de abdicar de outros e apostar mais nos jovens”.

“A porta está aberta e temos vários jogadores que se podem estrear desde que trabalhem e se portem bem, mas eles têm de saber que a exigência é maior e que é mais difícil entrar agora no plantel do que na altura do Nuno Mendes ou do Matheus Nunes. A meu ver, actualmente o plantel é melhor e tem mais qualidade e, por isso, é mais difícil de entrar agora”.

Nesta primeira conferência de imprensa da nova época, Rúben Amorim foi ainda questionado sobre os candidatos ao título nacional, dizendo que “o FC Porto, por ser o campeão, é aquele que parte um bocadinho à frente”, mas não tem dúvidas de que “há três candidatos ao título”.