Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Mariana Cabral: "Foi uma festa muito bonita"

Por Sporting CP
28 maio, 2022

Treinadora destacou ambiente no Jamor

Após o triunfo das Leoas sobre o FC Famalicão por 2-1 na final da Taça de Portugal, Mariana Cabral, treinadora da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal, esteve em conferência de imprensa, juntamente com a capitã Ana Borges, para reagir ao jogo e à conquista.

"Foi uma festa muito bonita. Merecíamos este troféu e foi uma forma muito boa de acabar a época. Começámos a temporada a ganhar, acabamos igual e é sempre muito importante ganhar troféus para este clube. Temos de lutar sempre por todos os objectivos. A nossa equipa cresceu e aprendeu muito e espero que na próxima época possamos estar ainda melhores", começou por dizer a técnica aos jornalistas na sala de imprensa do Estádio Nacional, no Jamor.

Depois, Mariana Cabral elogiou também o ambiente criado no Jamor, com uma forte presença Sportinguista, contribuindo para uma assistência recorde na prova-rainha (13894 espectadores) – muito perto do recorde em Portugal, fixado nos 14221.

"Temos de agradecer aos adeptos. Sentimos muito apoio ao longo da época, mas hoje o ambiente foi fantástico. O futebol feminino está a crescer imenso, quando eu jogava aqui havia muito menos pessoas e as condições também não eram estas", destacou, antes de abordar a juventude apresentada em campo pelas Leoas (onze titular com média de idades de 23,5): "É um traço marcante do Sporting CP, faz parte do nosso ADN. Ter muita juventude é sinal também de que temos muito futuro".

De seguida, a treinadora revelou o segredo por trás da defesa de Doris Bačić, guarda-redes Leonina, ao pontapé de penálti do FC Famalicão, já dentro dos últimos dez minutos. "A Doris tem muita qualidade e é muito competente a defender penáltis. Nós tínhamos isso preparado, porque podia ser um cenário. Tendo essas informações sobre as batedoras do FC Famalicão demos o papel à Doris e depois foi a qualidade dela", explicou.

Terminada a época com mais um troféu, Mariana Cabral escolheu a palavra "aprendizagem" para qualificar a sua primeira época à frente das Leoas: "Foi a minha primeira época no futebol sénior e tenho muito para aprender. Elas ajudaram-me muito e todas as pessoas à nossa volta suportam o projecto e levam-no para a frente". Um projecto que, sublinhou, está delineado e não deixou também de apontar às próximas conquistas.

"O que nos interessa é crescer, continuar o projecto com jogadoras de qualidade, umas mais experientes e outras da formação, mas agora o importante é festejar e ter férias. O próximo [troféu] espero que seja a Supertaça e, depois desse, o campeonato, porque gostava muito de o conquistar pelo Sporting CP e elas também o merecem", finalizou.

Por sua vez, Ana Borges enalteceu o "sentimento de orgulho" após a conquista no Jamor. "Mostrámos o que é o colectivo e isso faz a diferença. O FC Famalicão teve todo o mérito por ter chegado à final, no entanto acho que foi mais do que merecido termos vencido a Taça", referiu a internacional portuguesa, que regressou aos relvados mais de um mês e meio de paragem por lesão.

"A lesão foi mais complicada do que se imaginava, mas eu queria jogar a final, subir a escadaria e levantar a taça", sentenciou.