Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leah Scarpelli reforça equipa feminina

Por Sporting CP
27 Jan, 2023

Defesa-central de 21 anos e internacional jovem pelos EUA

Chegada do futebol universitário dos Estados Unidos da América, Leah Scarpelli é mais recente cara nova da equipa principal feminina do Sporting Clube de Portugal. Com passado pelos escalões sub-15, sub-16 e sub-17 da selecção norte-americana, a jovem defesa-central é reforço e chega depois de três anos ao serviço da Universidade Florida Gulf Coast (FGCU).

"Estou muito entusiasmada. Nunca estive em Portugal, vai ser uma cultura diferente para mim, mas já conheci a equipa e é um excelente grupo. Estou desejosa de começar a trabalhar com elas", começou por dizer à Sporting TV, na sua apresentação, já de Leão ao peito.

Além disso, Leah Scarpelli não escondeu a sua satisfação por rumar a um “clube de renome”, onde Cristiano Ronaldo cresceu como futebolista. “Sou desde sempre uma grande fã dele”, admitiu, antes de se mostrar também conhecedora da realidade Leonina. 

“Assim que soube desta oportunidade, vi alguns vídeos e jogos e decidi que era esta a equipa pela qual queria jogar", sublinhou, acrescentando: "Gosto muito da forma como jogam. São muito criativas, rápidas e tecnicamente evoluídas, por isso acho que também me vão ajudar a ser melhor jogadora".

De seguida, a norte-americana de 21 anos definiu-se enquanto jogadora. "Gosto muito de defender, mas também de subir no terreno. Acho que sou criativa e gosto de fazer passes longos com o meu pé esquerdo", referiu, salientando que gosta de actuar como defesa-central: "Gosto da posição que me permite ver todo o campo e acho que também posso mostrar a minha capacidade de liderança".

Na última temporada, Leah Scarpelli deu provas do seu potencial e, apesar da sua posição mais recuada, fez cinco golos e seis assistências em 19 jogos, acabando eleita como a Jogadora Defensiva do Ano da sua conferência (Atlantic Sun - ASUN).

"Tive uma grande época no ano passado com a minha equipa universitária, na Florida. Não esperava ter marcado tantos golos, mas adoro bater livres e rematar à baliza. Aproveitei as minhas oportunidades e consegui fazer alguns", referiu a jovem futebolista que reconheceu ainda ter começado como avançada e centrocampista, chegando assim pela primeira vez aos escalões jovens da selecção dos EUA.

Depois, confidenciou que o seu pai, Craig, foi o grande responsável por iniciá-la no mundo do futebol, uma vez que ele tinha sido guarda-redes, nos anos 1980, na North American Soccer League (NASL), na altura a divisão principal do futebol norte-americano.

"Íamos todos os dias para os campos para lhe fazer remates e desempenhou um grande papel para que agora possa estar aqui", adiantou, antes de continuando: "Comecei a jogar com três anos e desde aí, como ele era treinador de uma equipa universitária, sempre tive uma bola nos pés. Com o passar dos anos fui ficando mais competitiva, joguei em equipas de rapazes e, depois, na Cedar Stars Academy. Aí os treinadores ajudaram-me muito a crescer e prepararam-me bem", referiu, antes de, por fim, se dirigir aos Sportinguistas. 

"Estou ansiosa por ajudar a equipa a ganhar e a continuar a crescer", atirou Leah Scarpelli, que reforça as Leoas de imediato.