Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

João Santos: "Vai ser certamente um jogo muito rico"

Por Sporting CP
14 Jun, 2022

​Leões disputam final da Al Abtal International Cup contra o GNK Dinamo Zagreb

O Sporting Clube de Portugal disputa esta quarta-feira (19h00, hora de Portugal continental e Madeira) a final da Al Abtal International Cup, torneio promovido pelo Ministério do Desporto Saudita, contra os croatas do GNK Dinamo Zagreb.

Embora esta seja uma competição sub-19, os Leões vão apresentar-se na Cidade do Futebol, em Madrid, com um grupo composto maioritariamente por atletas sub-18. Para o técnico João Santos, que habitualmente lidera os sub-16, este factor será benéfico para a evolução do grupo.

“Vai ser certamente um jogo muito rico. Vamos jogar praticamente com uma equipa sub-18, contra um adversário sub-19 que conta com atletas que jogam na segunda liga croata, na equipa B do GNK Dinamo Zagreb”, afirmou à Sporting TV, alertando depois para o valor do adversário.

“O GNK Dinamo Zagreb deixou para trás na fase de grupos emblemas como a Real Sociedad ou o Olympique de Marseille, eliminou o Valencia CF nos quartos-de-final e bateu nas meias-finais o Real Madrid CF. Ou seja, é uma equipa muito competitiva que tem apresentado um onze inicial sub-19 com um perfil físico com características um pouco distintas das nossas equipas”, frisou.

João Santos elogiou ainda o facto de este torneio ter permitido juntar três escalões de formação e três equipas técnicas. “Dentro da lógica do Modelo Centrado no Jogador, criámos uma oportunidade extra de desenvolver os nossos atletas numa perspectiva um pouco diferente, uma vez que este torneio aconteceu ao longo de toda a época. Os resultados nesta prova têm surgido como uma consequência natural do trabalho realizado e isso só é possível com um fluxo de jogadores muito bem articulado e com a cooperação entre a área técnica e os restantes departamentos. Por certo continuaremos a seguir este caminho”, sublinhou.

O técnico afirmou ainda que esta prova representa uma oportunidade para os jogadores conhecerem novas realidades. “O facto de realizar-se fora de Portugal permite-nos ter um estágio, e isso é um momento que se aproxima do contexto que pretendemos no projecto formativo do Sporting CP. Para que os jogadores cheguem preparados a contextos profissionais, isso é fundamental. Há ainda a adaptação a uma nova cultura, o clima, passar muitas horas juntos e estar num hotel”.

Já Marco Cruz, jogador Leonino de 18 anos, destacou a juventude da equipa que vai disputar esta final.  “Temos um plantel muito jovem, com jogadores nascidos em 2005 e 2006, mas de bastante qualidade. Somos mais novos, mas não temos receio pois sabemos do nosso valor. Ainda assim, também sabemos da qualidade do adversário e estamos a preparar-nos muito bem. Acima de tudo, queremos fazer um bom jogo, consolidar processos e evoluir, pois é para isso que aqui estamos”, disse, mostrando-se agradado com o percurso da equipa nesta prova.

“Durante o torneio jogámos contra muitos clubes de qualidade, como o Liverpool FC, e isso só nos faz crescer. É importante estarmos neste ambiente competitivo e é disso que gostamos”, afirmou, antes de rematar com uma mensagem de confiança: “Estamos a 90 minuto de poder ganhar um título e acho que não há melhor momento do que este. Estamos numa boa fase e agora temos de focar-nos para amanhã podermos fazer um bom jogo e sermos Campeões”.