Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Ivo Martins

Filipe Çelikkaya orienta equipa na UEFA Youth League

Por Sporting CP
26 Ago, 2022

Treinador da equipa B também vai liderar na competição europeia

Com o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League para a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal ficaram conhecidos, também, os adversários dos Leões na UEFA Youth League (Eintracht Frankfurt, Tottenham Hotspur FC e Olympique de Marseille). Tomaz Morais - director do futebol de formação - anunciou que Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B, vai também comandar o emblema de Alvalade nesta competição europeia.

"Como muitos dos jogadores que estão na equipa B podem estar na UEFA Youth League e como Filipe Çelikkaya já está connosco há duas épocas, conhece bem o projecto e tem muita experiência nessa matéria, entendemos que reunia as condições para a liderança técnica desta equipa da formação. É uma aproximação cada vez maior entre as diferentes partes - Futebol de Formação e Futebol Profissional. O treinador João Pereira também vai estar no apoio a essa equipa técnica e a direcção técnica, liderada por João Couto, vai estar obviamente envolvida em todo o processo", começou por dizer Tomaz Morais aos meios de comunicação do Sporting CP.

Para o dirigente, "a UEFA Youth League é extremamente importante para o projecto formativo do Sporting CP" e o balanço da prestação em 2021/2022, com a turma verde e branca a chegar aos quartos-de-final, "é positivo": "Os jogadores cresceram muito e revelaram-se durante a competição e é isso que pretendemos para esta época: projecção internacional e contexto competitivo adverso e difícil. Queremos jogos duros do ponto de vista competitivo para os jogadores jogarem nos seus limites. Ao mesmo tempo, queremos proporcionar grandes espectáculos aos adeptos aqui, na Academia".

Também Filipe Çelikkaya falou e comentou o facto de juntar à equipa B a responsabilidade da UEFA Youth League.

"Neste momento, a equipa B tem muitos jogadores com idade para competir na UEFA Youth League e a estrutura decidiu que nós devíamos avançar para essa competição. É muito positivo para eles terem competições exigentes, como a Liga 3 e a UEFA Youth League. Existem vários jogadores nos escalões sub-23 e sub-19 que também fazem parte deste processo e a estrutura vai definir quem serão os 40 inscritos na prova. Olhamos para isto como uma oportunidade de crescimento para estes jovens, algo que vai ficar marcado para sempre nas suas carreiras", frisou o técnico.

"É mais um momento para a estrutura da formação e o futebol se unirem e colocarem os jogadores em contextos muito exigentes, o que nos dá a possibilidade de saber em que nível estamos em comparação com outras equipas europeias. Os jogadores vão sentir que estão a acompanhar a equipa principal e ver a exigência necessária para a sua profissão. Vemos isso com bons olhos, naturalmente", acrescentou.

Depois de reforçar que "esta interligação [entre escalões] faz todo o sentido dentro do Clube e beneficia o desenvolvimento dos jogadores", Filipe Çelikkaya analisou os adversários na fase de grupos da prova: "Temos um Tottenham Hotspur FC e um Olympique de Marseille com experiência na UEFA Youth League e um Eintracht Frankfurt que se estreia. Vamos encarar estes jogos com a máxima força e a máxima dedicação".

O início da fase de grupos da UEFA Youth League está marcado para 6 ou 7 de Setembro.