Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Filipe Çelikkaya: "Vai ser um jogo de exigência elevada"

Por Sporting CP
03 Out, 2022

​Martim Marques também lançou duelo com o Olympique Marseille na UEFA Youth League

O Sporting Clube de Portugal vai ter pela frente os franceses do Olympique de Marseille esta terça-feira (13h00, hora de Portugal continental e Madeira), no OM Campus, em Marselha, em jogo referente à terceira jornada do grupo D da UEFA Youth League.

Filipe Çelikkaya, habitual treinador da equipa B que orienta os Leões nesta prova, admitiu que há contingências a ter em conta na preparação deste duelo, que já estavam devidamente precavidas, isto porque os ‘bês’ estão há mais de duas semanas sem jogar devido à paragem das selecções, os sub-23 entram em campo esta terça-feira e os sub-19 jogaram no último sábado.

“É uma situação para a qual já estávamos preparados e que implica uma gestão muito grande de toda a estrutura, até porque não podemos permitir que os jogadores não compitam. Ainda assim, lidamos com isso de forma tranquila, o mais importante é que os jogadores tenham oportunidade de crescer a cada jogo, independentemente da prova que disputem”, começou por dizer à Sporting TV, lembrando ainda que 13 dos 18 convocados estiveram nas selecções.

“O contexto no Clube é muito favorável para eles porque é um processo contínuo, já a selecção é uma questão pontual e deve-se ao rendimento que apresentam aqui, além da margem de crescimento no espaço da selecção. Estamos todos em sintonia dentro do Sporting CP e vamos analisando o que eles fazem nas selecções, mas agora é hora de juntar para esta competição que tem muita exposição e na qual queremos deixar uma boa imagem como fizemos até aqui”.

Após o triunfo frente aos ingleses do Tottenham Hotspur FC (2-0) e o empate com os alemães do Eintracht Frankfurt (1-1), Filipe Çelikkaya acredita que estes jogos são sempre uma mais-valia para os jogadores, considerando que o Olympique Marseille “vem de uma cultura diferente”.

“O adversário tem um entendimento diferente do nosso em relação ao jogo e utiliza jogadores com outras características e ferramentas. Temos de estar preparados e adaptar-nos a isso, mas também é preciso estarmos focados no que é o trabalho diário dentro do Clube. Queremos continuar a melhorar o que temos vindo a fazer bem durante os encontros passados e rectificar o que temos feito menos bem. No fundo, queremos continuar a crescer e evoluir”, sublinhou.

O técnico verde e branco fez ainda um alerta em relação aos gauleses, que até agora somaram apenas um ponto, frente ao Eintracht Frankfurt. “O Olympique Marseille tem jogadores com talento e capacidade individual, sabemos quem são. Ainda assim, a equipa vale como um todo. Já demonstrou que consegue competir contra o Eintracht Frankfurt, como o qual empatámos, e não tenho dúvidas que vai ser um bom jogo, de exigência elevada tal como todos nesta prova”.

Já Martim Marques, jogador Leonino que regressou da selecção nacional sub-19, frisou que foi “muito bom” trabalhar ao serviço de Portugal, mas direccionou o foco para o jogo de terça-feira.

“A selecção é um contexto muito bom para nós, pois permite-nos crescer em termos individuais e colectivos, mas isso já passou e agora estamos de regresso ao Sporting CP. Temos um jogo muito importante para a UEFA Youth League e o foco é manter a consistência que apresentámos no último duelo, contra o Tottenham Hotspur FC, para conquistarmos os três pontos”, referiu.

Para o Leão, de 18 anos, esta competição serve de “montra” e é muito positiva para todos os jogadores, pois prepara-os para patamares mais elevados. “É muito bom viver estes momentos porque, quando chegamos à equipa principal, já temos uma base. O nosso sonho é chegar lá, mas primeiro temos de pensar jogo a jogo nesta competição para conquistarmos três pontos”.

Martim Marques fez também uma análise ao adversário. “O Olympique Marseille tem jogadores da equipa B e dos sub-19, acredito que vai ser um bom jogo para nós. Apesar de terem apenas um ponto somado, são uma equipa muito exigente e demonstraram qualidade até agora. Lutam sempre até ao fim e não vai ser fácil porque só estão nesta competição os melhores. Vai ser muito exigente, mas vamos lá para ganhar”, atirou, garantindo que o grupo está “muito unido”.

O jogo entre Sporting CP e Olympique Marseille, que vai decorrer à porta fechada, terá transmissão em directo na Sporting TV a partir das 13h00 (hora de PT continental e Madeira).