Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Jogo frenético decidido no final

Por Sporting CP
07 maio, 2022

Andebol derrotado na recepção ao FC Porto (28-29)

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, na recepção ao FC Porto por 28-29 na 26.ª jornada do Campeonato Nacional.

Um grande ambiente num Pavilhão João Rocha praticamente cheio recebeu os Leões para aquele que era o jogo mais decisivo do Campeonato até ao momento e o apoio dos Sportinguistas sentiu-se na actuação do emblema de Alvalade.

Iturriza até inaugurou o marcador para o FC Porto, mas Francisco Costa rapidamente empatou as contas. Seguiram-se duas enormes defesas consecutivas para Manuel Gaspar, que, a par de Francisco Costa, foram as principais figuras do primeiro tempo.

O lateral-direito continuou a marcar, o guarda-redes não parou de defender e, num ápice, já o Sporting CP vencia por 5-2. Martim Costa também ia aparecendo e a equipa de arbitragem também se destacou ao excluir vários elementos importantes para a defesa Leonina.

O FC Porto aproveitou a superioridade numérica para encostar nos visitados (6-5), mas Francisco Costa não perdoava no ataque. Golo atrás de golo, com muita eficácia ofensiva e qualidade defensiva, permitiram ao Sporting CP voltar a cavar um fosso interessante (9-5).

O guarda-redes portista Sebastian Frandsen começou a subir o nível e impediu, por exemplo, golos de Jonas Tidemand e Erekle Arsenashvili na linha dos seis metros, o que voltou a encurtar distâncias no marcador (9-8).

O dia, contudo, estava a ser dos irmãos Costa e de Manuel Gaspar, que defendeu, a cinco minutos do final da primeira parte, um livre de sete metros de Pedro Cruz e, a seguir, voltou a realizar mais uma tremenda intervenção que levantou o Pavilhão João Rocha - que, por sinal, esteve sempre em ebulição.

Ao intervalo, 13-10 para o Sporting CP com nove (!) golos de Francisco Costa e três de Martim Costa.

O FC Porto regressou mais forte dos balneários e conseguiu chegar ao empate aos 15-15 e passar para a frente aos 16-17. Para isso, contou com um Sebastian Frandsen em grande a parar várias investidas Leoninas.

A perder por três (17-20), o Sporting CP foi atrás do resultado e sempre com Francisco Costa em evidência. Aos poucos, e com grandes golos pelo meio, o conjunto de Ricardo Costa foi-se aproximando do rival, que por sua vez viu Daymaro Salina ser expulso aos 54 minutos.

Um golo de Francisco Costa e outro de Jonas Tidemand abriram caminho para Josep Folqués, com menos de três minutos para o final, empatar o clássico a 26 golos. Seguiram-se tentos para os dois lados, mas a última posse de bola pertenceu ao FC Porto e António Areia fez o 28-29 final.

Francisco Costa, com uns fenomenais 19 golos, foi o melhor em campo.

Na próxima jornada, o Sporting CP visita a AA Águas Santas.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Edmilson Araújo, Francisco Costa (19), Natán Suárez, Jonas Tidemand (2), Hanser Rodríguez, Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (2), Erekle Arsenashvili, Mamadou Gassama, Francisco Tavares, Manuel Gaspar [GR], Jens Schöngarth, Yassine Belkaied [GR], Josep Folqués (1) e Martim Costa (4).