Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

De volta ao trilho das vitórias

Por Sporting CP
14 maio, 2022

Boa resposta dos Leões em casa da AA Águas Santas (20-28)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu, este sábado, a AA Águas Santas por 20-28 na partida da jornada 27 do Campeonato Nacional

O jogo foi equilibrado até à recta final do primeiro tempo, quando os Leões dispararam no marcador (11-15) e nunca mais largaram a liderança, contruindo um triunfo consistente – Kiko Costa esteve novamente em destaque (11 golos). Assim, a formação orientada por Ricardo Costa respondeu da melhor maneira ao desaire inglório frente ao FC Porto e mantém-se no segundo lugar.

Na Maia, diante do quinto classificado, a partida começou equilibrada e os dois guarda-redes, António Campos (AA Águas Santas) e Manuel Gaspar (Sporting CP), assumiram-se como os destaques iniciais (6-6). Do lado verde e branco, o treinador Ricardo Costa não pôde contar com Jens Schöngarth e Edmilson Araújo.

Defensivamente, a formação nortenha complicava a tarefa Leonina com sucesso e, ao mesmo tempo, não se deixava ficar para trás no marcador (9-10). Por sua vez, dando continuidade à sua excelente época, Kiko Costa era já o autor de metade (cinco) dos golos do Sporting CP antes dos vinte minutos.

Logo a seguir, com Martim Costa, Carlos Ruesga e Natán Suárez simultaneamente em campo, a turma de Alvalade foi a primeira a chegar a uma vantagem de dois golos e, a seguir, dominou a recta final do primeiro tempo (9-11). Depois de Mamadou Gassama e Josep Folquès terem acertado nos ferros, Erekle Arsenashvili não perdoou numa transição rápida e uma jogada aérea entre Folquès e Kiko Costa desenhou o 11-15, que seguiria para o intervalo graças a mais uma defesa de Manuel Gaspar.

No reatamento, Kiko Costa ainda fez o 11-16 para os Leões logo a abrir, mas a AA Águas Santas reagiu e reduziu a diferença para três golos rapidamente. De seguida, Jonas Tidemand e Kiko Costa foram excluídos em simultâneo e num momento que podia ser de aperto para o Sporting CP aconteceu o contrário, por mérito da turma de Alvalade. Sem tremer defensivamente ou ceder no marcador, o Sporting CP – com um Ruesga inspirado – até saiu melhor desta situação difícil, chegando ao 14-20.

Com o decorrer do encontro, o guardião António Campos ainda somou algumas defesas, mas a equipa verde e branca foi aproveitando o pouco acerto ofensivo do conjunto maiato - que foi sentindo fisicamente o passar dos minutos - castigando-o com rápidos contra-ataques (16-27). Neste capítulo, Gassama era o homem mais procurado nas saídas, apontando assim três golos de forma praticamente consecutiva.

Faltavam pouco mais de dez minutos para o fim dos 60 minutos quando Tidemand foi excluído pela terceira vez, sendo consequentemente expulso da partida, mas a história do jogo já estava escrita. A vantagem Leonina já nos dois dígitos permitiu, daí em diante, uma maior gestão nos jogadores por parte de Ricardo Costa, introduzindo, por exemplo, Ronald Duquezne e Hanser Rodríguez.

O triunfo seguro dos Leões nunca mais esteve em questão, confirmando-se a um ritmo cada vez mais baixo e com o resultado em 20-28. Na próxima jornada, a turma de Alvalade – agora com 76 pontos - recebe o AM Madeira SAD.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Ronald Duquezne, António Machado, Kiko Costa (11), Natán Suárez (1), Jonas Tidemand (2), Hanser Rodríguez, Carlos Ruesga (4), Salvador Salvador [C] (2), Erekle Arsenashvili (1), Mamadou Gassama (3), Francisco Tavares, Manuel Gaspar [GR], Yassine Belkaied [GR], Josep Folquès (1) e Martim Costa (3).