Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

A Taça de Portugal é nossa!

Por Sporting CP
12 Jun, 2022

​Leões batem FC Porto em jogo de loucos que contou com dois prolongamentos

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal conquistou este domingo a Taça de Portugal, no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos, ao bater na final o FC Porto por 35-36 num jogo que contou com dois prolongamentos, após empate 26-26 no fim do tempo regulamentar. Os Leões passam a somar agora 16 troféus e reforçam assim o estatuto de recordistas na prova.

Depois de eliminar o SL Benfica nas meias-finais (33-30), no sábado, a turma orientada por Ricardo Costa reservou um lugar na decisão diante dos dragões, que deixaram pelo caminho o Madeira SAD, com as duas equipas a encontrarem-se pela quarta vez na presente temporada.

Num duelo muito intenso desde o arranque, dentro e fora da quadra, a formação Leonina entrou melhor e colocou-se em vantagem por 0-2. Já do outro lado, os azuis e brancos sentiram algumas dificuldades iniciais e apenas marcaram o primeiro golo já com mais de seis minutos decorridos.

A partir daí, o tabuleiro de jogo equilibrou e as equipas andaram sempre coladas no marcador, até que o conjunto do Norte conseguiu a primeira vantagem de três golos (7-4) e foi mantendo essa mesma distância, enquanto fazia valer o poder físico para estancar o ataque verde e branco.

À entrada para os dez minutos finais da primeira parte, o FC Porto estava na dianteira por 11-8, em parte também devido a algumas paradas decisivas de Mitrevski, desvantagem que o Sporting CP conseguiu reduzir para apenas dois golos (15-13) já mesmo em cima do período de descanso.

No reatamento, o Sporting CP arrancou por cima e encurtou para a diferença mínima (15-14 e 19-18), ficando mais do que uma vez perto do empate. Nesta altura, a desvantagem Leonina ia alternando entre um e dois golos, com os Leões sempre a morderem os calcanhares aos dragões.

A meio da segunda parte, o 21-20 no placard espelhava bem o equilíbrio verificado em campo e deixava tudo em aberto. Logo a seguir, Josep Folqués e Francisco Tavares tiveram tudo para igualar o resultado, mas desta vez foi Sebastian Frandsen a impedi-lo com duas grandes defesas.

A recta final, como seria de esperar, teve muita emoção e indefinição no resultado. A menos de cinco minutos do término, a margem mínima mantinha-se (24-23), mas foi aqui que a formação verde e branca conseguiu finalmente o empate a 24-24, com um livre directo de Francisco Costa.

Com o pavilhão em ebulição, Francisco Costa ainda deu a primeira vantagem na segunda parte para os Leões (24-25), só que a 20 segundos da buzina o FC Porto fez o 26-26, e já na última posse de bola Leonina, Frandsen impediu o golo de Ruesga e levou o jogo para prolongamento.

Na primeira parte, os azuis e brancos marcaram duas vezes e o Sporting CP apenas uma (28-27). Já na segunda metade, com Francisco Costa de fora devido a cãibras, o FC Porto ficou perto de fechar em 30-29, mas um remate de Jens Schöngarth – autor dos três golos verdes e brancos nesta segunda parte – fez o 30-30 a três segundos do final e obrigou a mais um prolongamento.

Mesmo com vários jogadores a saírem por momentos para recuperar do desgaste físico, antes de voltarem a ir a jogo, os Leões abriram da melhor forma o primeiro tempo e colocaram-se pela primeira vez na frente por dois golos (30-32), distância importante que conseguiram manter (32-34). Na segunda metade, o FC Porto andou sempre atrás do prejuízo e já não conseguiu voltar a passar para a dianteira, vendo o Sporting CP vencer de forma muito suada, mas justa, por 35-36.

Nota de destaque para Francisco Costa, que foi o melhor marcador da partida com 13 golos.

Sporting CP: Manuel Gaspar [GR], Martim Costa (1), Mamadou Gassama (4), Francisco Costa (13), Jonas Tidemand (3), Josep Folqués (3) e Carlos Ruesga; Matevž Skok [GR], António Machado, Edmilson Araújo, Natán Suárez (3), Hanser Rodríguez, Salvador Salvador [C] (4), Francisco Tavares, Jens Schöngarth (5) e Yassine Belkaied [GR].