Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

As reacções dos vencedores da Taça de Portugal

Por Sporting CP
12 Jun, 2022

​​Andebol fez a festa no Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos

Garantida a conquista da 16.ª Taça de Portugal da história Leonina, com um triunfo muito suado e emotivo frente ao FC Porto (35-36), a festa fez-se em tons de verde e branco na quadra do Centro de Congressos e Desportos de Matosinhos. Assim que ouviram a última buzina, tanto os jogadores como a equipa técnica deslocaram-se até junto da bancada para celebrarem com os muitos Sportinguistas presentes, antes de darem conta das primeiras emoções à Sporting TV e, mais tarde, na conferência de imprensa de rescaldo.

Ricardo Costa

“Quero dar os parabéns aos meus atletas. É um título importante, somos uma equipa jovem, em formação, e ao longo da época tivemos a sensação de que estávamos a fazer muitas coisas bem feitas. No entanto, num clube grande se não ganhas não adianta dizer que trabalhas bem. Este título é importante para a afirmação de um conjunto de jovens atletas que querem crescer e triunfar no andebol português. Considero-me também um treinador jovem, com sete ou oito anos de experiência, tenho ainda muito para aprender, mas era importante ganhar este título”.

“Ganhámos ao melhor SL Benfica e ao melhor FC Porto da história. Não me lembro de uma Taça assim, foi uma excelente promoção para o andebol português. No prolongamento a vitória podia ter caído para ambos os lados, mas caiu para o nosso porque entrámos melhor no segundo prolongamento e conseguimos dois golos de vantagem que foram importantes até final. Agradeço aos jogadores a dedicação e forma de estar, deixa-me satisfeito pois é um grupo fantástico”.

Salvador Salvador

“Há cerca de um mês fiz uma flash interview à Sporting TV em que me vieram as lágrimas aos olhos porque tínhamos perdido o campeonato. Hoje há um misto de sentimentos, não me cabe o orgulho no coração por jogar nesta equipa e pelos meus companheiros. Muito orgulho em jogar no Sporting CP e em erguer este troféu, espero que seja o primeiro de muitos. Este troféu é para todos os que nos apoiaram. Hoje se tivéssemos de morrer em campo era o que fazíamos. Houve 80 minutos de andebol e isso demonstra muito do quão competitivo é o andebol português, este jogo foi um hino ao andebol”.

Francisco Costa

“O sentimento é inexplicável. Estamos muito felizes, era algo que queríamos mesmo e conseguimos. Nos últimos momentos quem falhasse poderia perder, faltava muito pouco tempo para acabar o jogo e não conseguíamos atacar porque estávamos todos muito cansados. Podia ter caído para qualquer lado, mas caiu para nós e estamos muito felizes. Nunca deitámos a toalha ao chão e quando tivemos oportunidade fomos para cima deles”.

Martim Costa

“Muito feliz. Foi uma luta, 80 minutos de andebol com muito calor. Com dois jogos em dois dias, foi duro, mas soube muito bem esta vitória. Merecíamos, fizemos por isso, somos uma grande equipa. Primeira de muitas? Espero que sim”.

Francisco Tavares

“Quem percebe de andebol sabe o valor das equipas que defrontámos ontem e hoje. No início da época todos olhavam para a nossa equipa e se calhar éramos os que estavam mais atrás, mas com trabalho tudo se consegue e hoje foi uma demonstração de que o Sporting CP está vivo e o andebol Leonino vai criar problemas a todos os que jogarem contra nós. Estou feliz por mim, porque sentia que já me estava a faltar um título, e por todos os que treinam diariamente comigo e que se esfolam para ganhar títulos. Há malta que nunca tinha conquistado um título e isto faz parte do crescimento da equipa. Foi uma luta, não me lembro de ter um jogo assim, mas foi o reflexo do que fizemos este ano, foi uma época muito longa. Acabar assim e saber que entramos de férias com um título é muito bom. Só queremos festejar e aproveitar isto”.

Josep Folqués

“Há algum tempo que estávamos a preparar estes jogos e chegámos aqui em forma, ao ponto de conseguirmos aguentar dois prolongamentos. Não dá para explicar, já merecíamos pois levamos um ano de muito trabalho, fomos a equipa que mais treinou. Agora vamos celebrar”.

Carlos Ruesga

“É muito especial porque é aminha primeira Taça de Portugal. Acho que nos últimos anos já merecíamos, mas esta época trabalhámos muito desde o primeiro dia e fomos a equipa que mais treinou dos grandes. Merecíamos esta recompensa, assim como os nossos adeptos. Voltar aos títulos é muito importante, mas temos de continuar a trabalhar para isto voltar a acontecer. Apoio dos adeptos? Estivemos quase todo o jogo atrás e os Sportinguistas puxaram por nós nos momentos mais difíceis. Terminamos a época da melhor forma possível, estou muito feliz”.

Natán Suárez

“É o primeiro título da minha carreira e é espectacular, agora quero ganhar todos. Nos momentos mais difíceis soubemos gerir a partida, apesar das lesões, mas nada bateu o coração do Sporting CP, que lutou até ao final. Merecíamos isto, pela época que fizemos, ganhar no mínimo um troféu. Espero que seja o primeiro de muitos títulos”.

Jonas Tidemand

“Foi a cereja no topo do bolo acabar a época assim. Foi o jogo mais duro que já joguei no recinto mais difícil, foi de loucos. Mas merecemos isto depois da época que fizemos. Tivemos altos e baixos na Europa, mas estivemos muito bem no campeonato. Este título é mais do que merecido. É um sentimento enorme, mas estou muito cansado”.

Edmilson Araújo

“Foi uma época muito dura. Desde o início que a equipa técnica e a direcção acreditaram em nós, só tivemos de fazer o nosso trabalho. Não podíamos terminar a época sem ganhar um título. Viva o Sporting CP!”.