Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sergio Mateo - Sportmedia/FPA

Campeonatos da Europa de atletismo - Dia 2

Por Sporting CP
16 Ago, 2022

Mais uma jornada com muitos Leões e Leoas em acção

Os Campeonatos da Europa de atletismo continuam a decorrer em Munique, na Alemanha, e esta terça-feira voltaram a entrar em cena vários atletas do Sporting Clube de Portugal.

O dia começou com Abdel Larrinaga a vencer a primeira série da primeira ronda dos 110 metros barreiras com o tempo de 13''76, assegurando assim um lugar nas meias-finais - marcadas para as 19h30 (hora de Portugal continental e Madeira) desta quarta-feira.

"Queria chegar em óptima forma a estes Campeonatos, depois de na pista coberta ter chegado às meias-finais dos Mundiais. Quero chegar à final para poder representar bem Portugal e dar um bom espectáculo. Tinha falado ontem com o meu treinador Mário Aníbal, e ainda hoje, que para correr tudo bem tinha de partir muito forte e andar cómodo para não ter de usar muito as energias no final", disse o velocista em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

No salto em comprimento, Evelise Veiga foi menos feliz e terminou com a marca de 6,17 metros, sendo que realizou dois ensaios nulos. No geral, a Leoa terminou a qualificação na 19.ª posição, ficando de fora da final.

"Não estava nervosa nem ansiosa. Encarei com muita garra, muita vontade de dar o meu melhor. Não foi possível. Hoje falhei redondamente, mas faz parte do processo. Agora é levantar a cabeça, descansar e começar a preparar a nova época para mostrar o meu verdadeiro valor. Foi um mau dia, talvez um pouco de falta de sorte, mas não só isso. Poderia ter encarado a prova de outra maneira, mas não o consegui fazer", frisou.

Nos 3000 metros obstáculos, Miguel Borges abandonou a qualificação a meio, mas garantiu que "já foi uma vitória" marcar presença em Munique: "Foi uma época dura, a lutar por estar aqui, por via dos rankings mundiais. Na corrida nunca me encontrei. Nunca senti boas sensações e não consegui lutar mais".

Nas meias-finais dos 400 metros, João Coelho foi terceiro classificado da primeira série com 45''64 e esteve perto de ser repescado, mas acabou por ficar de fora da final. No geral, o jovem Sportinguista terminou a disciplina no nono lugar destes Europeus.

"Gostei muito de correr esta meia-final. A oito não é a melhor pista, mas temos de nos habituar a todas. Foi a minha estreia em Europeus de seniores, cheguei à meia-final e, menos de 24 horas depois, voltei a correr e a melhorar, mas não deu para chegar à final. Estar ali naquele banco [dos hot seats, à espera de uma possível repescagem] é aumentar a ansiedade da espera, mas apenas posso dizer que saio daqui com mais vontade e motivação para os objectivos futuros. Ainda não foi desta que melhorei o meu recorde pessoal, mas haverá mais oportunidades", contou.

Também nos 400 metros, mas femininos, Cátia Azevedo foi quinta na primeira série das meias-finais com 51''42. A recordista nacional não chegou à final, terminando os Campeonatos da Europa em 11.º.

"A pista oito, para mim, é difícil. Ir na sete ou na seis muda tudo porque eu não tenho uma boa aceleração e não me coloco tão bem nos primeiros metros. Estava numa série muito forte, com as únicas duas europeias finalistas nos mundiais. Mas estou muito feliz por poder estar aqui, a continuar a melhorar as minhas performances. Não vou mentir, queria mais, mas o desporto é assim. Queremos sempre mais, pois parados não vamos chegar a lado nenhum", disse Cátia Azevedo.

Já na sessão da tarde/noite, em representação da Ucrânia, Andriy Protsenko não teve problemas em garantir um lugar na final do salto em altura, superando 2,12 metros na qualificação. A derradeira prova está marcada para as 19h05 de quinta-feira.

Citado pela organização da prova, o atleta fez um balanço da qualificação e lançou a final: "Vim sem expectativas especiais porque ainda tenho alguns problemas com o tendão de Aquiles. Não me incomoda muito, mas tenho estado a combater isso desde [os Mundiais de] Eugene. Estou muito satisfeito por ter chegado à final e agora estou a olhar em frente. O ambiente foi entusiasmante no estádio, com muitas pessoas nas bancadas. Foi muito bom. Para a final, estou à espera que os saltos a partir dos 2,30 metros cheguem às medalhas, mas vamos ver se consigo atingir essa marca na minha forma actual".

Seguiram-se os 100 metros, com o Sporting CP a ter representantes tanto no masculino como no feminino.

Carlos Nascimento foi sétimo classificado na segunda série das meias-finais, com 10''40, terminando a sua participação nestes Europeus. Já Lorène Bazolo foi sexta na primeira série das meias-finais com 11''42, ficando, tal como o colega, de fora da final. A velocista vai ainda participar nos 200 metros, que têm a primeira ronda na quinta-feira.

Por fim, a final do lançamento do disco, com Irina Rodrigues. A Sportinguista começou por lançar 54,85 metros e, de seguida, 54,07 metros. Na terceira e última tentativa, Irina Rodrigues melhorou para 56,23 metros, terminando a prova em 11.º lugar.

CAMPEONATOS DA EUROPA DE ATLETISMO MUNIQUE 2022 - DIA 2
Abdel Larrinaga (110 metros barreiras) - 13''76/apurado para as meias-finais
Evelise Veiga (salto em comprimento) - 6,17 metros/19.ª (de fora da final)
Miguel Borges (3000 metros obstáculos) - desistiu
João Coelho (400 metros) - 45''64/9.º (de fora da final)
Cátia Azevedo (400 metros) - 51''42/11.ª (de fora da final)
Andriy Protsenko (salto em altura) - 2,21 metros/apurado para a final
Carlos Nascimento (100 metros) - 10''40/21.º (de fora da final)
Lorène Bazolo (100 metros) - 11''42/13.ª (de fora da final)
Irina Rodrigues (lançamento do disco) - 56,23 metros/11.ª na final