Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dérbi europeu é verde e branco

Por Sporting CP
19 Jan, 2022

Basquetebol vence em casa do SL Benfica para a FIBA Europe Cup (64-72)

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quarta-feira, a casa do SL Benfica para vencer por 64-72 na terceira jornada da fase de grupos da segunda ronda da FIBA Europe Cup. 

Os Leões de Luís Magalhães entraram no primeiro dérbi europeu de sempre com Miguel Maria Cardoso, Travane Williams, Micah Downs, João Fernandes e Joshua Patton e foi este último quem inaugurou o marcador na Luz. Depois de algum equilíbrio nos primeiros minutos, o SL Benfica começou a conseguir alguma vantagem graças a lançamentos triplos convertidos.

Do outro lado, contudo, e para além de um bom afundanço de Tanner Omlid para o 12-9, não houve muita inspiração nos dez minutos iniciais. O Sporting CP não conseguiu mesmo acertar nenhum lançamento triplo e chegou ao final do primeiro quarto a perder por 22-11.

A entrada para o segundo quarto foi, ainda assim, completamente diferente. Roubos de bola, afundanços e lançamentos triplos de Micah Downs e Tanner Omlid deram ao Sporting CP um parcial favorável de 10-0, encostando-se às águias no marcador (22-21).

O ritmo continuou a aumentar e os Campeões Nacionais dominaram por completo o segundo quarto. Mais triplos, alley-oops, lançamentos certeiros e uma defesa mais forte colocaram o resultado ao intervalo em 30-35 (8-24 no segundo quarto).

O equilíbrio foi recuperado no terceiro quarto, ainda que o Sporting CP, menos activo da linha de três pontos e não muito eficaz nos lances livres, tenha permitido a aproximação do SL Benfica. À entrada para os últimos dez minutos, o placard anunciava mesmo um empate a 48-48.

Travante Williams esteve a todo o gás a abrir o último quarto, primeiro com um fenomenal lançamento triplo e, logo a seguir, com uma jogada de 2+1, colocando o Sporting CP na frente por seis pontos (48-54).

A vantagem chegou a ser de sete pontos depois de um triplo de Mike Fofana (52-59), mas os encarnados voltaram a a fechar o fosso e até a passar para a frente aos 60-59. Respondeu, mais uma vez, o emblema de Alvalade, com pontos de Patton e um lançamento triplo de Travante Williams, ainda que o equilíbrio tenha continuado - à entrada para o último minuto, o Sporting CP vencia por 64-67.

Dois lances livres de Micah Downs aumentaram a diferença, seguidos de um contra-ataque finalizado por Joshua Patton para o 64-71. O SL Benfica não conseguiu voltar a pontuar e o resultado ficou fechado, com um lance livre de Shakir Smith, em 64-72.

Com 12 pontos cada um, Travante Williams, Tanner Omlid e Joshua Patton foram os melhores marcadores do encontro, seguidos de Micah Downs (11).

Mais um dérbi que sorriu ao Sporting CP, desta vez com um significado especial por ter sido para as competições europeias.

Sporting CP: Travante Williams (12), Miguel Maria Cardoso (6), Shakir Smith (6), Mike Fofana (3), António Monteiro, Tanner Omlid (12), João Fernandes (2), Daniel Relvão (8), Diogo Araújo, Joshua Patton (12), Micah Downs [C] (11) e Daniel Machado.