Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Entrada a vencer nos play-offs e 'meias' na mira

Por Sporting CP
13 maio, 2022

Vitória sólida sobre o SC Lusitânia no jogo 1 dos 'quartos' (82-66)

Depois da conquista da Taça de Portugal em Albufeira, a equipa principal de basquetebol começou da melhor maneira os play-offs da Liga, batendo, esta sexta-feira, o SC Lusitânia por 82-66 na partida inaugural dos quartos-de-final – disputados à melhor de três jogos.

Com Travante Williams (18 pontos, seis ressaltos e duas assistências), Miguel Maria Cardoso (18 pontos) e João Fernandes (14 ressaltos) em destaque, a turma de Alvalade conseguiu disparar no marcador no terceiro período, depois de muito equilíbrio, e venceu com segurança, ficando a um triunfo de seguir para as 'meias'.

Para começar a caminhada nos play-offs, onde os Leões procuram defender o seu título nacional, o treinador Luís Magalhães lançou Travante Williams, Mike Fofana, Diogo Ventura, António Monteiro e João Fernandes no cinco inicial - Micah Downs e Tanner Omlid continuam de fora por lesão. Com eficácia total nos dois primeiros triplos – uma aposta recorrente - o conjunto açoriano começou por cima no encontro (3-8), mas rapidamente a turma de Alvalade anulou essa vantagem precoce.

Atrás, a agressividade defensiva dos Leões foi aparecendo – bloqueios de João Fernandes e Fofana – e na frente Travante e um triplo de António Monteiro materializaram a réplica verde e branca (9-8). Ainda assim, seria o SC Lusitânia a sair na frente após os primeiros dez minutos por 14-18, uma diferença que se explicava pelo pouco acerto ofensivo do Sporting CP (26%-41%).

Já com um 'cinco' praticamente renovado do lado verde e branco – apenas Monteiro se manteve – os Leões partiram em busca do encontro (18-18). Mais certeiros nesta fase, 'choveram' triplos de António Monteiro, Diogo Araújo e Miguel Maria Cardoso (dois), embalando os Campeões Nacionais, embora os terceirenses se mantivessem a par e passo no marcador (32-28). E assim se manteve - com muito equilíbrio - até ao final do terceiro período, com o resultado fixado em 43-37.

Desta feita, a melhoria do Sporting CP nas percentagens de lançamento era notória (43%-44% e parcial de 29-19) e individualmente, Travante Williams (12 pontos, três ressaltos e uma assistência), João Fernandes (cinco ressaltos) e Diogo Ventura (quatro assistências) eram os Leões em destaque.

Em alta rotação, a turma de Alvalade reentrou de forma autoritária e chegou rapidamente a uma diferença de 16 pontos, graças a mais um triplo de António Monteiro e ao domínio de João Fernandes no jogo das tabelas (58-42). Embora o SC Lusitânia nunca deixasse de lutar, a eficácia verde e branca continuou a castigar o conjunto açoriano, fechando o terceiro período a vencer por 65-55 - um dos principais 'culpados' foi Miguel Maria Cardoso, que converteu todos os seus seis lançamentos, dos quais quatro triplos.

Sem ceder na frente do marcador, os Leões de Luís Magalhães não tiraram o pé do acelerador e à boleia de Shakir Smith dilataram a vantagem, que já seria irrecuperável para os visitantes (73-57). Com segurança e qualidade, o Sporting CP geriu o jogo e o resultado até ao fim - embalado também pelo Pavilhão João Rocha - iniciando os play-offs com um triunfo claro (82-66).

Neste domingo, os dois emblemas voltam a enfrentar-se, desta feita na Ilha Terceira e, em caso de vitória, o Sporting CP avançará para as meias-finais.

Sporting CP: Travante Williams (18), Miguel Maria Cardoso (18), Shakir Smith (11), Justin Tuoyo (7), Mike Fofana (3), Diogo Ventura [C] (2), António Monteiro (9), João Fernandes (6), Daniel Relvão, Diogo Araújo (8), Joshua Patton e Daniel Machado.