Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Tomada de posse dos órgãos sociais dos Leões de Portugal

Por Sporting CP
13 Jan, 2022

Direcção reeleita para o quadriénio 2022-2025

Reeleitos no passado dia 17 de Dezembro de 2021, os órgãos sociais dos Leões de Portugal tomaram posse, esta quinta-feira, assumindo a associação solidária para o quadriénio 2022-2025. Maria Helena Dias Ferreira continua como presidente neste novo mandato. Além dos vários membros eleitos, Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting CP, e Ricardo Mexia, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar, também marcaram presença na cerimónia, a qual decorreu na sede dos Leões de Portugal, no Estádio José Alvalade.

Encerrada a tomada de posse, o presidente Leonino dirigiu-se aos presentes, felicitando os órgãos sociais eleitos, antes de enaltecer a importância desta associação solidária Sportinguista fundada em 1984 - e Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) desde 1997.

"Muitos parabéns aos órgãos sociais dos Leões de Portugal que hoje tomam posse para mais um mandato. Serão, certamente, anos desafiantes e é nestes momentos que uma associação como os Leões de Portugal se torna ainda mais importante", sublinhou Frederico Varandas, destacando depois a "responsabilidade social" do Sporting CP, "um Clube desportivo que é muito mais do que isso".

"Para nós, os valores são extremamente importantes, é assim o nosso código genético, é assim este Sporting CP e os Leões de Portugal. Entendemos que a vossa missão é extremamente importante e carregam sempre o nome do Clube e, por isso partilham, essa responsabilidade e os valores do Clube", reforçou o presidente verde e branco, deixando, por fim, os seus votos de sucesso aos órgãos sociais recém-empossados.

Entusiasmada por continuar à frente da associação solidária Sportinguista, a presidente Maria Helena Dias Ferreira falou aos meios de comunicação do Clube, encarando já o novo mandato. "Espero que seja um quadriénio feliz e que tudo corra bem. Efectivamente, queremos receber agora esta associação e deixá-la, daqui a quatro anos, melhor ainda. Faço-o com o maior gosto, tentando que haja renovação nos órgãos sociais, com gente nova que possa ficar e passar esta vontade de fazer coisas bonitas", começou por dizer, prometendo ainda "mais intervenção e mais valências".

Com a valorização da comunidade e a missão solidária sempre em mente, Maria Helena Dias Ferreira destacou os "dois grandes projectos" que os Leões de Portugal já têm em mãos para este quadriénio: as bolsas de estudo nos diferentes níveis de ensino – do sexto ano até aos doutoramentos - e o apoio social, sobretudo, através do centro de dia integrado no estádio.

"Hoje saiu no nosso Jornal [Sporting] uma notícia muito boa: atingimos o número recorde de 50 bolsas de estudo que vamos entregar no próximo mês. Fazemo-lo desde 1985 e são já cerca de 800 o número total de bolsas entregues, mas queremos continuar", realçou a presidente, continuando: "Este ano tivemos ainda o contributo, em duas bolsas, do Cristiano Ronaldo e estamos muito agradecidos por isso. Os antigos e actuais atletas e os dirigentes que participam nisto são de uma generosidade que só é comparável com a nossa resiliência".

Já na vertente do apoio social, além da importância do centro de dia, os Leões de Portugal querem acrescentar uma nova valência ao projecto: o apoio domiciliário. "Em parceria com a autarquia, estivemos durante cerca de dois anos no apoio alimentar. Agora, temos essa experiência, somos capazes e queremos acrescentar esta valência", sublinhou Maria Helena Dias Ferreira, que disse ser "muito bonito" ver a evolução da associação desde a sua fundação.
Os Leões de Portugal são uma associação de solidariedade constituída por Sócios e adeptos do Clube, cuja missão consiste em apoiar os Sportinguistas que carecem de algum tipo de apoio, combatendo a exclusão social entre os mais idosos e apoiando a educação dos mais jovens.

ÓRGÃOS SOCIAIS ELEITOS:

ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE – Carlos Alberto Ribeiro Pinto de Abreu
VICE-PRESIDENTE – Carlos André de Almeida Dias Ferreira
SECRETÁRIO – Cláudia Santos Malaquias

DIREÇÃO
PRESIDENTE – Maria Helena Sil de Almeida Dias Ferreira
VICE-PRESIDENTE – José Luís Monteiro de Castro
VICE-PRESIDENTE – Isabel Maria Rodrigues da Silva Alves
VICE-PRESIDENTE – Jaime Giro Ayash
TESOUREIRO – Hugo Miguel Abrantes Soares
1.º VOGAL SUPLENTE – Maria Leonor Azevedo Moreira Varandas
2.º VOGAL SUPLENTE – Maria da Graça Nunes de Carvalho
3.º VOGAL SUPLENTE – Artur dos Santos Madeira

CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE – Rui Gonçalves de Ascenção
VOGAL – Gonçalo Raposo Cruz (em representação da BDO & Associados - SROC)
VOGAL – Inácio Miguel Monteiro Silva
1.º SUPLENTE – José Manuel Araújo Roseiro
2.º SUPLENTE – Pedro Elmano Figueiredo Marçal
3.º SUPLENTE – Diogo Silva Gomes

CONSELHO SOCIAL
- António Correia Arouca Antunes
- António Fernando Menezes Rodrigues
- António Jorge Viana Rodrigues
- Armando António Ferreira dos Santos
- Carlos Araújo Sequeira
- Eugénia Maria Gamelas dos Santos Martins
- Henrique Manuel Loureiro Salgado
- José António Neto
- José Tomás Domingues Alvarez
- Maria Margarida de Pimentel Caldeira da Silva
- Mário Nuno Soares Casquilho
- Rosa Maria de Oliveira Duarte
- Tito Luís Arantes Sampaio Fontes
- Vítor José Melícias Lopes
- Zeferino Augusto Lourenço Boal