Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Rui Borges: "Queremos afirmar-nos como uma equipa de Champions"

Por Sporting CP
17 Set, 2025

Técnico com discurso ambicioso no arranque da caminhada europeia

Na antecâmara da estreia na fase de liga da UEFA Champions League 2025/2026, esta quinta-feira (20h00) no Estádio José Alvalade, Rui Borges sublinhou a ambição da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal para o embate frente ao FC Kairat.

O treinador Leonino falou sobre os objectivos na prova, analisou o adversário e deixou clara a confiança no grupo para dar início a uma nova caminhada europeia.

Voltar a disputar a UEFA Champions League
"O ano passado, jogar a melhor competição de clubes do mundo era um sonho para nós enquanto equipa técnica. Este ano, continua a ser. Começa uma nova fase e queremos desfrutá-la ao máximo.

Os jogadores vão estar super motivados, querem aproveitar da competição, sabem que é uma grande montra. Devemos e podemos acentuar o estatuto do Sporting CP como “equipa de Champions”, o que é importante para a grandeza do Clube. Mas vamos olhar para um jogo de cada vez e tentar ganhá-los. É sempre esse o objectivo e não fugirá muito daí."

Objectivos na prova
"O objectivo será sempre chegar à fase de play-off. Queremos passar a fase de liga e temos uma ambição enorme, embora enfrentemos equipas de grande valia."

Jogadores em dúvida
"O Pedro Gonçalves e o Hidemasa Morita estão ambos convocados para o jogo."

Evitar a surpresa
"Independentemente de ser a estreia do adversário na UEFA Champions League, está cá com todo o mérito, principalmente depois de ultrapassarem o Celtic FC, um adversário que defrontámos na pré-época e com o qual sentimos dificuldades.

O Celtic FC não foi capaz de fazer um golo ao FC Kairat em dois jogos.Um FC Kairat que, por sua vez, teve menos posse de bola e mais oportunidades, e que é líder do seu campeonato. Já leva 33 jogos nas pernas, é a defesa menos batida, e isso demonstra bem as dificuldades que enfrentaremos amanhã em nossa casa.

Os meus jogadores estão cientes das dificuldades, independentemente do nome do adversário."

Trajecto pessoal na Europa
"Tenho dez vitórias e dois empates para a UEFA Conference League. O nosso curto trajecto fala por nós. Ainda não tinha perdido na Europa até chegar ao Sporting CP. São fases diferentes da carreira, por isso quero olhar para o presente e não para o passado.

A ambição é sempre a mesma neste Clube, seja qual for o jogo. As declarações do Presidente espelham a enorme ambição do Clube e da equipa no seu todo. Nós sabemos o Clube que representamos e aquilo que queremos fazer: ganhar. Vamos defrontar grandes aniversários, mas é assim que crescemos, a defrontar os melhores."

Amuleto da sorte
"Hoje não o tenho [risos]. Até agora correu bem, trouxe-me até ao Sporting CP. É um relógio que me acompanha desde sempre e é uma daquelas ‘pancas’ que nós treinadores temos. Relembra-me o nosso trajecto enquanto equipa técnica e de onde vim. É simbólico, mas gosto."

Soluções no plantel
"Se não jogar o Pedro Gonçalves, e relembro que está convocado, temos outras soluções. Temos o Maxi [Araújo], o Fotis [Ionnidis], o Alisson, o Lucas Anjos que está convocado também."