Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Pedro: "Acreditamos estar à altura deste desafio"

Por Sporting CP
14 Set, 2021

Leões em estreia na UEFA Youth League frente ao AFC Ajax

A equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal vai receber, nesta quarta-feira (11h00), o AFC Ajax na primeira jornada do grupo C da UEFA Youth League. Frente a frente estarão duas das melhores escolas de formação do mundo e do lado Leonino a equipa será composta por jogadores de diferentes escalões e idades, disse Filipe Pedro aos meios de comunicação presentes na antevisão.

"No fundo, isto é a nossa ideia enquanto formadores, juntando nesta equipa várias gerações do Sporting CP. É para nós um orgulho muito grande representar o Clube nesta competição e ter a possibilidade de defrontar o AFC Ajax numa competição oficial. É um motivo de grande responsabilidade também e acreditamos estar à altura deste desafio", começou por dizer o técnico dos sub-23, que liderará a formação na UEFA Youth League.

"O nosso objectivo fundamental é formar jogadores e prova disso é a quantidade de jovens que temos na equipa A do Sporting CP e que continuam a ir lá treinar. Damos grande preponderância ao desenvolvimento individual do jovem e acabámos por ganhar um prémio devido ao Modelo Centrado no Jogador, por isso o nosso foco é claro. Formar a ganhar é mais fácil e vamos encarar todos os jogos dessa forma, mas sempre preocupados com o desenvolvimento individual", enalteceu, abordando o prémio da European Club Association (ECA) entregue à formação do Sporting CP.

"O grande significado passa por estarmos a fazer o nosso trabalho de forma correcta, seguindo o caminho indicado de desenvolvimento do jogador. É um motivo de orgulho e é um prémio para todos os trabalhadores da Academia. Cabe-nos agora continuar o processo, ainda temos coisas a melhorar e fazemos por isso todos os dias. Os jogadores sentem que existe um investimento muito grande no seu desenvolvimento, trabalhando diariamente e em conjunto não só nos conteúdos técnico-tácticos, mas também físicos, psicológicos e sociais", apontou Filipe Pedro, antes de analisar o adversário desta quarta-feira.

"A COVID-19 condicionou muito a observação de adversários, mas claro que há jogadores [do AFC Ajax] que trabalham na equipa A e são mais conhecidos, como o [Christian] Rasmussen, que tem muita qualidade. A verdade é que o grupo é composto por 40 jogadores e, normalmente, o AFC Ajax aborda esta competição com jogadores muito jovens, sub-18 e sub-17. Estamos preparados para enfrentar uma equipa muito competitiva", realçou o treinador Leonino, virando o foco para a sua equipa: "Temos um conjunto de valores que queremos ver em campo: ter uma atitude implacável durante os 90 minutos e ser muito disciplinados. Depois, o resultado aparecerá, porque a qualidade existe. Claro que queremos estar nos jogos decisivos e vamos lutar por isso, mas vamos agora para o primeiro jogo, frente a uma equipa muito boa e estamos focados também em desfrutar do momento".

João Daniel, médio que tem sido utilizado nos sub-23, também projectou a estreia na UEFA Youth League. "São duas grandes formações, mas estamos focados em nós, temos trabalhado no máximo e com muitos miúdos de 2002, 2003 e 2004, algo a que já estamos habituados. Vamos dar o nosso melhor, fazendo aquilo que trabalhámos e assim estamos mais perto da vitória", começou por dizer, antes de frisar que é "motivante" sentir que a porta da equipa A dos Leões está aberta para os jovens da Academia.

"O míster Rúben Amorim já lançou muitos jovens e ainda vai lançar mais, porque há muita qualidade na Academia e é bom saber que temos alguém que acredita em nós e no nosso potencial", referiu o jovem que tem dois exemplos a seguir no plantel principal. "Revejo-me, talvez no Daniel Bragança, mas também gosto muito do Palhinha, que defensivamente é incrível. Na Europa não deve haver alguém como ele", atirou João Daniel, que já treinou várias vezes às ordens de Rúben Amorim. "É diferente, é um futebol mais rápido, são mais fortes fisicamente e somos obrigados a pensar mais rápido", considerou.