Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Apresentado o livro 'Dias de Sporting – Crónicas de um Clube Campeão'

Por Sporting CP
26 Nov, 2021

Reúne textos de Pedro de Almeida Cabral publicados no Jornal Sporting

Já à venda nas livrarias, 'Dias de Sporting – Crónicas de um Clube Campeão' é a mais recente obra do universo verde e branco e foi apresentado ao público, nesta sexta-feira, na sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa. Ao lado de Pedro de Almeida Cabral, autor do livro e membro da mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, André Bernardo, membro do Conselho Directivo do Sporting CP e director do Jornal Sporting, foi o responsável por apresentar a obra numa sala repleta de Sportinguismo, onde também o presidente Frederico Varandas marcou presença.

Editado pela Sete Mares, a obra recolhe várias crónicas publicadas na coluna de opinião que Pedro de Almeida Cabral assina no Jornal Sporting desde Novembro de 2018. "Se a escrita não é a minha área natural, o Sporting CP é, dado que o vivo intensamente", começou por admitir o autor em declarações aos meios de comunicação do Clube, explicando de seguida as motivações que o levaram a assumir esta iniciativa.

"Foi, sobretudo, a vontade de deixar um testemunho pessoal do que foram estes meus dias de Sporting CP nos últimos três anos, desde que comecei a colaborar com o Jornal", apontou, acrescentando: "É uma forma também de contribuir, modestamente, para algo que engrandeça o Clube e permite partilhar as emoções que todos sentimos quando vemos o Sporting CP a jogar e a ganhar".

O foco essencialmente desportivo esteve sempre claro, adiantou, optando por centrar as suas crónicas "nos atletas, nas equipas e nos títulos do Sporting CP", atentou. "Para mim, essa trilogia é o que nos faz vibrar, é a grande pulsão Leonina. O Sporting CP é um Clube com uma dimensão enorme, com presença nas mais diversas modalidades e com uma História repleta de títulos e feitos. No fundo, quis dar esse lado de exaltação e de emoção do Sporting CP no Jornal e, agora, no livro", frisou Pedro de Almeida Cabral.

Ora, ao longo das mais de 130 páginas podem ler-se cerca de meia centena de crónicas sobre um período rico em conquistas e momentos assinaláveis na História recente do Clube, tornando-o um livro obrigatório em qualquer estante Sportinguista.

Além do espaço dado aos "títulos de futebol", com destaque para o Campeonato Nacional conquistado em 2020/2021, há muitas páginas dedicadas ao eclectismo verde e branco: "Textos sobre as duas Ligas dos Campeões de futsal, mas também de hóquei em patins, até às conquistas no judo e atletismo. Ainda podem encontrar alguns textos sobre a vida associativa do Clube, que versam alguns aspectos, porventura, menos conhecidos, por exemplo, a grande implantação que o Sporting CP teve em Moçambique". Resumindo, "neste livro só encontram Sporting CP", sentenciou Pedro de Almeida Cabral, que durante a sessão distribuiria também autógrafos e as respectivas dedicatórias aos vários presentes.

Apresentado e já disponível nas livrarias, o prefácio de 'Dias de Sporting – Crónicas de um Clube Campeão' é responsabilidade de Ernesto Ferreira da Silva, ex-basquetebolista Campeão pelos Leões e também ex-dirigente, e as receitas da obra serão doadas à Fundação Sporting.