Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Tiago Matos

SAD encaixa 50 milhões com operação recorde

Por Sporting CP
25 Mar, 2024

Oferta Pública de Subscrição “Sporting SAD 2024-2027” foi um sucesso, com a procura a superar a oferta

A Sporting SAD apresentou, esta segunda-feira, os resultados da Oferta Pública de Subscrição “Sporting SAD 2024-2027”, lançada entre os dias 11 e 22 de Março.

A operação revelou-se um sucesso, com os Leões a garantirem a totalidade do empréstimo obrigacionista de 50 milhões de euros – emissão de dívida adquirida por 4242 investidores -, ainda que a procura tenha sido superior em 1,33 vezes, atingindo os 66.435.765 euros.

Os resultados foram apresentados na sede da Euronext, a bolsa de valores de Lisboa, na qual estiveram presentes o presidente do Conselho Directivo, Frederico Varandas, bem como os administradores e vice-presidentes Francisco Salgado Zenha e André Bernardo.

“Quero agradecer aos investidores pela confiança que depositaram em nós. A emissão de 2018 foi muitíssimo desafiante, com uma procura de 26 milhões, mas esta foi de 66,4 milhões, ou seja, 2,5 vezes acima. É um sinal muitíssimo forte de confiança em nós e, sobretudo, em todos os que fizeram o caminho para estarmos aqui, desde quem está no relvado até às estruturas de suporte, que muitas vezes não são visíveis. Todas essas pessoas permitiram chegar a esta confiança”, começou por dizer Francisco Salgado Zenha.

“Essa confiança traduz-se também num número recorde de investidores: 4242. Muitos deles quiseram manter-se, mas houve também novos investidores. Isso é um motivo de orgulho, quer dizer que estamos a chegar a mais pessoas, ainda por cima numa conjuntura macroeconómica adversa e inflacionista, com duas guerras e várias subidas de taxas de juro. Ainda assim, conseguimos fazer uma operação tão bem-sucedida como esta com um spread muito abaixo do que fizemos no passado. Isso demonstra a confiança que os investidores tiveram em nós e não posso deixar de agradecê-la”, reforçou, prosseguindo.

“Mesmo assim, quero reiterar que essa confiança vai obrigar-nos a ser cada vez melhores e mais rigorosos. Não vamos desviar-nos da linha de rigor financeiro que nos tem guiado desde 2018 até 2024, até porque sabemos que o sucesso desportivo não pode ser alcançado sem sucesso financeiro. Sabemos que ao investirem neste empréstimo obrigacionista, não estão a investir só no presente da Sporting SAD, mas também no futuro”.

Francisco Salgado Zenha explicou ainda que este empréstimo obrigacionista, que terá como finalidade o reembolso parcial de obrigações “Sporting SAD 2021-2024”, o financiamento da actividade corrente e o reforço de liquidez, permitirá ao Sporting CP ter ainda mais espaço de manobra relativamente ao mercado de transferências do futebol.

“Temos vindo a criar cada vez mais condições para isso. Foi visível esta época que acabámos por ter muito poder negocial e a capacidade de gerir os timings. Estamos a solidificar essa posição com o conforto de que podemos abordar estes períodos com ainda mais força do que antes. Tem sido visível que temos tentado – e conseguido - antecipar a execução dos orçamentos porque estamos preocupados em criar condições de maior estabilidade para toda a estrutura do Sporting CP e para o futebol também. Isto permite-nos gerir com uma folga e capacidade negocial diferente”, garantiu o responsável Leonino.

Recorde-se que a Oferta Pública de Subscrição “Sporting SAD 2024-2027” foi uma emissão a três anos com uma taxa de juro de 5,75%. Entre os 4242 investidores, 2814 aplicaram um valor entre o montante mínimo de 2500 euros e 5000. Quanto aos restantes, 112 investiram uma quantia superior a 50 mil euros ou na oferta de troca ou de subscrição de nova dívida.