Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rúben Amorim: "Temos de estar na máxima força"

Por Sporting CP
21 Jan, 2022

Leões estreiam-se em casa em 2022 frente ao SC Braga

Pela primeira vez em 2022, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai jogar no Estádio José Alvalade, recebendo neste sábado (20h30) o SC Braga na partida relativa à 19.ª jornada da Liga Portugal.

Em conferência de imprensa no auditório Artur Agostinho, Rúben Amorim, treinador dos Leões, começou por abordar o adversário - que ocupa actualmente o quarto lugar com 32 pontos - reconhecendo que os dois jogos disputados nesta época serviram de referência para a preparação - ambos com triunfo verde e branco por 2-1.

"Têm uma identidade muito vincada. Mantêm características que já tinham no ano passado, há aposta na formação e o que muda são as características individuais. Por isso, olhámos muito para os dois jogos que tivemos com eles esta época", admitiu o técnico, lançando de seguida o encontro, ao qual o Sporting CP chega no segundo lugar do campoenato com 47 pontos.

"Temos de estar na máxima força para vencer o jogo. Conheço muitos jogadores [do SC Braga], isso ajuda, mas obviamente que não nos dá nenhuma vantagem. Temos de estar no máximo, muito agressivos. Conhecemo-nos mutuamente, portanto espero que seja um grande jogo e, se não o for, que ganhe o Sporting CP, que é o mais importante", realçou, antes de projectar a postura que os bracarenses poderão assumir em campo: "Nunca vi o SC Braga a jogar em blocos baixos, escolheu sim os momentos certos para pressionar. Por vezes vai haver pressão alta, noutras vão esperar mais pelo momento, vão bloquear certos jogadores, tal como nós faremos. Por exemplo, teremos de ter em atenção a profundidade do [Wanderson] Galeno e o Iuri [Medeiros] é diferente também, portanto o SC Braga vai adaptar-se ao jogo e nós também. Quem estiver mais inspirado, mais concentrado a defender e conseguir perceber melhor o jogo vai certamente vencer".

Questionado sobre a aposta em Daniel Bragança em Vizela, no lugar de Matheus Nunes, Amorim sublinhou que a equipa técnica tenta "usar todas as oportunidades para deixá-los sempre alerta, porque só dessa forma é possível ganhar jogos e títulos". "Somos uma equipa que tem de trabalhar no máximo, senão não vamos ganhar os jogos. Sentindo aqui ou ali que algum jogador possa baixar, o que é normal, os outros aparecem em certos jogos", referiu, enaltecendo ainda que Matheus Nunes é "um exemplo de trabalho".

Para o embate deste sábado, Jovane Cabral "já está na convocatória", adiantou o treinador Leonino, que, antes de abordar o castigo que retirará Nuno Santos do encontro, garantiu que Pedro Porro continua fora das opções. "Fiz um reparo ao Nuno Santos e não o deveria ter feito, porque parece-me que foi utilizado para justificar um castigo que nunca aconteceu. Não me quero alongar muito, mas estive a ver as imagens e o Nuno Santos lançou água [para a bancada] e no relatório aparece que houve gesto obsceno, mas não vi imagens disso e o jogador também me disse que não. O Sporting CP faz muito bem em defender-se e a um dos nossos. Não me parece justo e, volto a dizer, o Nuno tem de aprender com estas situações e o treinador de certeza que também aprendeu", frisou Rúben Amorim, recolocando depois o foco na partida: "Não estará o Nuno [Santos], estará outro jogador".

Sobre as possíveis movimentações Leoninas no mercado de transferências, Rúben Amorim voltou a dizer que "quem vier será para pensar também no futuro", mas garantiu que está "muito contente com os jogadores", acrescentando: "São mais do que suficientes para garantir resultados até ao fim da época. Quero realçar a qualidade dos meus jogadores e o que tiver de acontecer, será".

Por outro lado, conhecida a mais recente convocatória da selecção uruguaia, confirma-se que Sebastián Coates falhará a final four da Taça da Liga pelos Leões. "Temos de estar [preparados]. A equipa já provou recentemente que podemos vencer sem o nosso capitão. Faz-nos muita falta dentro e fora do campo, obviamente, mas o grupo está preparado para tudo. Ainda assim, o mais importante agora é que ele está contra o SC Braga", disse o técnico verde e branco, que foi instado a falar também sobre as eleições no Sporting CP que se aproximam.

"Por alguém que aposta em mim, é claro que tenho uma ligação diferente com a direcção, mas as eleições são para os Sócios do Clube. Na altura, têm de olhar para o todo do Clube, do futebol às modalidades, e decidirem", sentenciou.