Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Rúben Amorim: "Temos de jogar todos os jogos a cem por cento"

Por Sporting CP
28 Mar, 2024

Leões regressam à Liga com visita ao CF Estrela da Amadora (sexta-feira, 20h30)

Após a paragem - a última até ao fim da época - para compromissos internacionais, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal está de volta à competição e terá pela frente, esta sexta-feira (20h30), uma deslocação a casa do CF Estrela da Amadora, onde vai disputar o jogo da 27.ª jornada da Liga Portugal.

Na véspera do encontro, Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa, esta quinta-feira, para lançar a partida e garantiu que a equipa “está bem” e esta pausa competitiva “deu para recuperar alguns jogadores, para descansar e outros foram para as selecções”, começou por dizer aos jornalistas presentes na sala de imprensa da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

“O [Gonçalo] Inácio fez os 90 minutos no último jogo e, devido ao período de recuperação e à lesão que teve há pouco tempo no isquiotibial, poderá ter de haver aí uma gestão. O resto está pronto para o jogo. Tivemos um percalço com o Seba[stián Coates], acabou por recuperar, o Marcus [Edwards] já fez mais ou menos dois dias de treino, também o vamos levar e recuperámos até ao último minuto a lesão do [Francisco] Trincão, que também vai. Neste momento, temos de levar toda a gente, porque sabemos que é um jogo difícil”, realçou, acrescentando que, em sentido contrário, Pedro Gonçalves ainda estará ausente por lesão. “Vamos fazer o máximo para que possa estar na próxima semana”, completou.

Já sobre o CF Estrela da Amadora do técnico Sérgio Vieira, actual 13.º classificado (26 pontos), Amorim sublinhou que é um conjunto com “jogadores muito rápidos na frente” e recordou os “problemas” vividos no jogo da primeira volta em Alvalade (3-2).

“Acho que vamos melhorar nesse aspecto. Temos de estar precavidos e tão fortes como fomos, por exemplo, com o Moreirense FC a parar as transições e muito concentrados. É um jogo também com bola parada e há um jogador em específico do CF Estrela da Amadora que se jogar torna esse momento ainda mais importante”, detalhou.

Neste momento, os tricolores somam três jornadas consecutivas sem perder em casa, no seu Estádio José Gomes, mas o treinador verde e branco afirmou que os Leões sabem o que têm de fazer. “Temos de voltar à mentalidade de saber que não podemos perder pontos, temos de ganhar, sabemos que está a acabar. Estamos prontos para o jogo”, frisou.

Embora ainda com um jogo em atraso, o Sporting CP é líder isolado da Liga com 65 pontos, mais um que o SL Benfica, que será o adversário que se seguirá, em dose dupla, à visita à Amadora – o primeiro dérbi (fora), marcado para terça-feira, é relativo à segunda mão das ‘meias’ da Taça de Portugal e já no fim-de-semana seguinte, em Alvalade, contará para o campeonato.

Antes disso, à entrada para o jogo com o CF Estrela da Amadora, a formação Leonina tem um total de seis jogadores a um amarelo de cumprir suspensão: Morten Hjulmand, Ousmane Diomande, Nuno Santos, Marcus Edwards, Luís Neto e Ricardo Esgaio – ‘Pote’ também está em risco, mas é baixa confirmada. Apesar desse factor, Rúben Amorim destacou que a “única gestão a fazer é táctica e física, como sempre”.

“Não é por serem dois dérbis, mas por serem muitos jogadores que podem ficar fora do próximo jogo e não sabemos qual vai ser o jogo mais importante do campeonato. Temos de jogar todos os jogos a cem por cento”, destacou, antes reforçar que o impacto de rumores de transferências junto dos jogadores é “nenhum” nesta fase.

“Neste momento está tudo focado no campeonato. Queremos muito ganhar títulos e sabemos da importância destes jogos que vêm aí”, sublinhou o técnico verde e branco, antes de falar sobre a abordagem defensiva a mais um encontro diante de uma equipa perigosa nas transições.

“Para [usar] centrais mais rápidos ou não é algo para que as características do adversário contam muito, mas também existe a bola parada. Por exemplo, contra uma linha sem avançados, só com jogadores rápidos como a do SL Benfica, jogámos com o Seba, que não é o mais rápido. Às vezes tem de ver mais com inteligência. O facto de ficarmos, às vezes, 3v3 [em zona recuada] é o futuro, temos de jogar como equipa grande, sempre homem-a-homem cá atrás para fazer uma pressão alta”, apontou, voltando a mostrar-se confiança para uma exibição melhor frente aos tricolores, sem esconder também que será “num campo difícil e numa fase diferente da época”.

De seguida, questionado sobre as contas do campeonato, Rúben Amorim não dá nada por garantido nas próximas semanas e referiu que “tudo pode acontecer” até ao fim. “Vivemos isso no último título e quando menos se espera perdemos seis pontos em quatro jornadas. Acho que este jogo com o CF Estrela da Amadora ainda é mais importante. É o preparar de um jogo diferente pela envolvência”, referiu, antes de ‘abrir o jogo’ no que toca ao seu trabalho na motivação do grupo.

“Era mais difícil [passar a mensagem] no ano passado quando estávamos em quarto lugar. Nessas fases é mais difícil fazê-los acreditar na ideia e no projecto e eles sempre acreditaram. Desta vez, não. Estamos a nove jornadas de poder ser campeões num clube que não ganha assim tantos títulos seguidos, portanto é um aliciante grande e nestas fases a mensagem está lá sempre”, enalteceu, embora tenha ressalvado que prefere que os jogadores mantenham o seu foco “nas tarefas”, neste caso, com os olhos postos na partida no Estádio José Gomes: “Na qualidade do Léo Jabá, do Ronaldo [Tavares], os centrais, o facto de o Miguel Lopes poder jogar a central e vir para médio-centro… Todos esses pormenores. Essa é a minha mensagem, preocupem-se com o jogo, o resto vai aparecer depois”.

Já a nível individual, Amorim falou sobre Geovany Quenda, em quem acredita “muito” e “poderá estar junto da equipa principal para o ano”, mas também sobre Iván Fresneda, que não tem tido tanta utilização devido ao facto de ter estado “muito tempo parado”, além da “adaptação e crescimento do Geny [Catamo]”, justificou. “Cada época tem a sua história, até ao fim todos podem jogar, depende dos jogos e das lesões. [Fresneda] Teve um azar muito grande numa equipa nova, onde é importante entrar com treinos. Faz parte da vida de um jogador”, completou Amorim.

Por fim, o treinador verde e branco adiantou ainda que “o planeamento da pré-época e da próxima época” já está a ser feito, mas com uma última ressalva: “Temos de esperar um bocadinho mais, porque o facto da [qualificação para a] UEFA Champions League e o vencer títulos têm muita influência. Tudo isto é muito maior que o treinador”.