Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Nuno Dias: “Tudo iremos fazer para conseguir vencer"

Por Sporting CP
02 maio, 2024

Antevisão ao embate com o FC Barcelona

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal defronta, esta sexta-feira, o FC Barcelona nas meias-finais da UEFA Futsal Champions League, cuja final four vai ter lugar em Yerevan, capital da Arménia, e Nuno Dias e Alex Merlim marcaram presença na conferência de imprensa de antevisão.

Ao lado de Jesús Velasco e Sergio Lozano, treinador e jogador do FC Barcelona, respectivamente, Nuno Dias começou por lembrar que se trata da “melhor competição de clubes do mundo”, dando os parabéns a todos os presentes na final four, e explicou depois que, mesmo sendo os catalães uns velhos conhecidos, “há sempre espaço para inovar”.

“Quando pensarmos que já não conseguimos fazer algo diferente já não estamos aqui a fazer nada. Há que trazer algo novo ao jogo e por isso é que o jogo evoluiu. O papel dos treinadores é mesmo esse: ajudar o futsal a ser melhor com inovação. Quando chegamos a uma competição destas é importante fazer isso para tentar jogar a nosso favor”, disse aos jornalistas.

Revelando que os primeiros dias na Arménia “têm corrido bem”, mesmo sendo “sempre difícil estar tanto tempo longe com adaptação ao fuso-horário, à alimentação e aos horários de treino”, o treinador verde e branco falou depois do FC Barcelona.

“Espero encontrar um adversário forte que é ‘só’ o líder da Liga Espanhola. Tem cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado e alguns dizem que está mal. Imaginem se estivesse bem. Acho que está bem e que conseguiu recuperar jogadores influentes. Vão-se apresentar num bom momento, não tenho dúvidas disso”, garantiu, continuando.

“Vamos defrontar um grande adversário com um grande treinador, como todos sabem. Os números deles falam por si. Têm jogadores de grande nível e de grande valia que podem resolver um jogo a qualquer momento. É dos adversários mais difíceis que já encontrámos”, frisou.

Questionado sobre se ficar-se pelo segundo lugar seria um fracasso, Nuno Dias recusou essa ideia: “Claro que ficamos frustrados quando chegamos a uma final e não a vencemos, mas estar numa final four como esta é ser uma das quatro melhores equipas da Europa e temos chegado ainda mais longe, às finais. Ser medalha de prata não é um fracasso, só um ganha. Todos queremos ganhar e trabalhamos muito para conseguir esse objectivo, mas no fim só o consegue. É injusto dizer que se não conseguirmos o primeiro lugar é um fracasso. Agora, podem ter a certeza de que tudo iremos fazer para conseguir vencer. A pior sensação é a de sentir que não fizemos tudo o que podíamos”.

Alex Merlim contou que “a equipa está muito bem” nesta semana de final four, até porque se trata de um grupo habituado a trabalhar em conjunto e a competições deste calibre.

“Damo-nos muito bem, já estamos juntos há alguns anos e torna-se uma família. Para nos mantermos juntos tanto tempo é porque o ambiente é bom”, começou por dizer.

Em relação ao FC Barcelona, o internacional pela selecção de Itália não tem dúvidas de que o Sporting CP precisa de estar ao seu “melhor nível”, uma vez que vai ter pela frente “uma das melhores equipas do planeta”.

“Sabemos a qualidade da equipa deles, têm jogadores que podem desequilibrar a qualquer momento. Temos de estar no nosso melhor com e sem bola para podermos sair vitoriosos”, acrescentou.

Alex Merlim admitiu ainda que tem sempre “aquele ‘friozinho’ na barriga” antes dos jogos e que o grande problema seria se não o tivesse:  “Quando deixar de ter isso, não posso participar mais nesta modalidade. Já tenho duas UEFA Futsal Champions Leagues, mas perdi quatro, por isso chegamos aqui com o objectivo de vencer, é claro”.