Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto José Lorvão

Bilhetes esgotados para a deslocação aos Açores

Por Sporting CP
17 Dez, 2025

Partida marcada para quinta-feira, 18 de Dezembro

O Sporting Clube de Portugal informa que já não existem bilhetes disponíveis para o jogo da equipa principal de futebol em casa do CD Santa Clara.

Os ingressos esgotaram numa clara demonstração do apoio dos Sportinguistas na deslocação para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

A partida está agendada para quinta-feira, 18 de Dezembro, às 17h45 (hora local), no Estádio de São Miguel.

Foto João Pedro Morais

Preparação para a Taça de Portugal

Por Sporting CP
16 Dez, 2025

Leões com foco no CD Santa Clara

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou, na manhã desta terça-feira, aos treinos para preparar a deslocação aos Açores, onde, na quinta-feira, defronta o CD Santa Clara para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Os Leões de Rui Borges já estão com o foco no conjunto de São Miguel e voltam ao trabalho esta quarta-feira, dia em que, pelas 12h30, tem lugar em Alcochete a conferência de imprensa de antevisão.

Venda de bilhetes exclusivamente online para a visita a Guimarães

Por Sporting CP
16 Dez, 2025

Ingressos a 15€ para o jogo da Liga Portugal

O Sporting Clube de Portugal informa que se iniciará às 16h00 de quarta-feira, 17 de Dezembro, a venda de bilhetes para a deslocação da equipa principal de futebol ao Estádio D. Afonso Henriques.

15.ª JORNADA DA LIGA PORTUGAL
VITÓRIA SC vs. SPORTING CP
23 DE DEZEMBRO (TERÇA-FEIRA) ÀS 20H45

Uma vez mais, os Sócios espalhados por Portugal e pelo Mundo podem garantir os seus bilhetes online (aqui), de uma forma rápida, cómoda e eficaz, sem terem de se deslocar às bilheteiras do Estádio José Alvalade.

A compra prioritária aos Sócios que vivem mais perto dos estádios dos jogos fora (mantendo a prioridade dos Lion Seat) entra em vigor nesta deslocação, como comunicado (aqui).

A venda (aqui) será exclusiva a Sócios do Sporting CP com os seguintes critérios:

Lion Seat com Gamebox 22 anos + residentes Distrito Braga e Porto
17 de Dezembro - quarta-feira das 16h00 às 16h59

Lion Seat com Gamebox 16 - 21 anos
17 de Dezembro - quarta-feira das 17h00 às 17h59

Lion Seat com Gamebox 8 - 15 anos
17 de Dezembro - quarta-feira das 18h00 às 18h59

Lion Seat com Gamebox 1 - 7 anos
17 de Dezembro - quarta-feira das 19h00 às 19h59

Lion Seat sem Gamebox
17 de Dezembro - quarta-feira das 20h00 às 09h59

Sócios com Gamebox 22 anos
18 de Dezembro - quinta-feira das 10h00 às 11h59

Sócios com Gamebox 16 - 21 anos
18 de Dezembro - quinta-feira das 12h00 às 13h59

Sócios com Gamebox 13 - 15 anos
18 de Dezembro - quinta-feira das 14h00 às 17h29

Sócios com Gamebox 9 - 12 anos
18 de Dezembro - quinta-feira das 17h30 às 19h29

Sócios com Gamebox 4 - 8 anos
18 de Dezembro – quinta-feira das 19h30 às 9h59

Sócios com Gamebox 1 - 3 anos
19 de Dezembro – sexta das 10h00 às 11h59

Sócios sem Gamebox
19 de Novembro – sexta a partir das 12h00

Sócios residentes na(s) região(ões) elegíveis devem cumprir as seguintes condições:
- Ser Sócio do Sporting Clube de Portugal há, pelo menos, dois anos;
- Residir no(s) distrito(s) elegíveis para o jogo (consoante a morada inserida no sistema do Sporting CP), há pelo menos dois anos;
- Ser Sócio A+ ou A.

Cada cartão de Sócio válido com a quota mínima de Novembro de 2025 permite a compra de um bilhete ao preço unitário de 15€ para a zona indicada a verde (ver imagem abaixo), sendo que o site aceita no mesmo processo de compra até quatro números de Sócio.

Contamos com o teu apoio, em todos os momentos e em todo o lado!

Foto Isabel Silva / João Pedro Morais

Salvador Blopa renova até 2030

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Jovem produto da formação vai continuar a evoluir de Leão ao peito

O Sporting Clube de Portugal renovou contrato com Salvador Blopa até 2030, tendo fixado a sua cláusula de rescisão nos 80 milhões de euros.

“É um sentimento único. Sinto que o Clube está a apostar cada vez mais em mim, isso deixa-me muito contente e, agora, prometo mais trabalho e dedicação”, começou por destacar o jovem jogador no momento da assinatura, que contou com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo.

Ciente de que “cada etapa foi muito importante”, o ala/extremo de 18 anos chegou à formação verde e branca em 2017/2018, percorreu os vários escalões e na presente temporada tem merecido várias oportunidades por parte do treinador Rui Borges na equipa principal. A estreia absoluta frente ao FC Alverca para a Taça da Liga (5-1), logo como titular e com dois golos marcados, e ainda os primeiros minutos na UEFA Champions League são já momentos inesquecíveis para Salvador Blopa.

“Tem sido uma roda-gigante de grandes emoções. É bom para o meu crescimento e estou muito feliz por ter conseguido concretizar estes sonhos. Sempre tive as minhas ambições, mas estava focado no dia-a-dia e na minha evolução e não esperava que este dia chegasse assim tão cedo”, admitiu, sem esconder a emoção, também, por passar a estar mais perto dos jogadores da equipa principal, em especial de Geny Catamo, que tem como referência.

“Sinceramente, ainda não acredito que estou a partilhar balneário com ele. Sempre foi o jogador que admirava durante a minha formação”, realçou Salvador Blopa, jovem jogador da geração de 2007, da qual fazem parte Geovany Quenda e João Simões, também produtos da formação verde e branca que já têm dado ‘cartas’ na equipa principal. “É um orgulho. Como já tinha jogado com eles, sinto-me ainda mais confiante. Ajudam-me no dia-a-dia, nos treinos e isso é muito bom”, enalteceu o camisola 70 dos Leões.

Renovado o contrato, “continuar a trabalhar, ser o mesmo Salvador de sempre e nunca desistir dos meus sonhos” são os objectivos traçados por Blopa, que vai continuar a evoluir de Leão ao peito. “Continuem a acreditar em mim e no nosso plantel”, atirou, por fim, dirigindo-se aos Sportinguistas.

Foto Sporting CP

Recuperação para os titulares e foco na Taça de Portugal

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Regresso ao trabalho em Alcochete

Após a goleada ao AFS (6-0), a equipa principal de futebol do Sporting CP voltou ao trabalho, este domingo, na Academia Cristiano Ronaldo.

Os titulares no último encontro da Liga realizaram o habitual trabalho de recuperação, enquanto o resto do plantel treinou normalmente às ordens de Rui Borges, já com as atenções viradas para a Taça de Portugal.

Para preparar o embate com o CD Santa Clara que se segue, os Leões voltam a treinar na terça-feira de manhã, em Alcochete.

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Fomos sempre à procura de mais"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Treinador realçou exibição "competente e dinâmica" dos Leões

No final do encontro com o AFS (6-0) no Estádio José Alvalade, o treinador do Sporting CP, Rui Borges, analisou a expressiva vitória em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho.

Indicadores deixados na partida
“A equipa foi competente e deu a resposta que tem dado, e mesmo com algumas mudanças. Tirando os primeiros 15 minutos, que foram muito mornos com o AFS a querer ‘adormecer’ o jogo, e os últimos 15, em que falhámos muitos passes, a equipa foi competente e dinâmica. Desbloqueámos com o primeiro golo e depois fomos sempre à procura de mais.”

Sporting CP é a melhor equipa a jogar em Portugal?
“Isso eu deixo para vocês, para mim a minha equipa é sempre a melhor. Na minha opinião, somos a melhor e temos demonstrado ser a melhor, mas não somos os primeiros, por isso se calhar alguém é melhor do que nós.”

O resultado expressivo alcançado
“A goleada são só três pontos. Não podemos ficar muito ‘grandões’ nesse aspecto. Poderia ser difícil ‘ligar’ a equipa depois de dois jogos de exigência máxima para jogar em casa contra o último classificado, mentalmente podia haver essa parte difícil e, se calhar, as mudanças foram importantes nesse sentido. Malta com muito boa energia e alta para manter a equipa ‘ligada’.”

Sporting CP vai poder contar com Diomande e Geny nos Açores?
“À partida, não (…) Jogo com os que tiver e, assim, vou ser competitivo, tenho de o ser. Quero ganhar na mesma, muito. Tranquilo em relação a isso. Queria ter toda a gente, não tenho, mas com os que tenho vou ganhar.”

Peso do colectivo nos bons momentos de forma de vários jogadores
“O Luis [Suárez] está a fazer um bom início de época, mas também o consegue porque o colectivo está bem. O Geny fez dois golos, o Maxi, que jogou noutra posição, também, por isso, acima de tudo, valorizo o colectivo e, depois, vai sobressaindo um ou outro jogador. É sinal de que estão todos na mesma sintonia e valoriza o que tem sido o crescimento colectivo da equipa.”

Eventual renovação de Matheus Reis
“Não me ponho muito nesse papel, é algo mais para a estrutura e eles sabem aquilo que queremos para o futuro do Sporting CP. O Matheus tem sido um jogador muito importante e vai continuar a sê-lo, não só pela sua experiência, mas também pelo seu carácter e pela energia que passa quando joga. É um jogador muito importante no grupo e de quem gostamos muito todos nós.”

Ioannidis e Suárez juntos no ataque como solução sem ‘Pote’?
“Vamos tentando e treinando algumas coisas diferentes, mas jogue quem jogar acho que vão dar resposta. O Maxi deu resposta, o Alisson também, bem como o Quenda, quando jogou, e o Fotis, se jogar, vai dar resposta. Acima de tudo, o importante é senti-los com vontade de ajudar e percebem o que têm de fazer em cada posição. Isso deixa-me feliz.”

Evolução durante praticamente um ano de Rui Borges no comando técnico
“Claramente, sou melhor treinador e, claramente, o Sporting CP é melhor equipa, porque tem mais a minha marca e mais tempo de trabalho. Agora, o futuro o dirá. Vim para um desafio enorme, fez-me crescer e sinto que evoluí muito.”

A aposta de Maxi Araújo mais subido no terreno
“Dá coisas diferentes ali. Sabemos que ‘pica’ muito a linha defensiva, faz diagonais, tem muita agressividade e precisávamos disso. O Maxi dá-nos isso, fez golo por causa disso e era importante tê-lo a chegar à área. Com pequenos pormenores quisemos criar superioridades e deixar a linha defensiva do AFS desconfortável e felizmente conseguimo-lo.”

Saída de Gonçalo Inácio ao intervalo
“Foi para gerir, porque não estava totalmente a cem por cento e, além disso, vamos perder o Diomande e não quisemos correr esse risco.”

A ausência de Morten Hjulmand
“Ficou de fora porque estava doente, com alguns sintomas, o Iván [Fresneda] também e o Luis já esteve. Deixem-me falar do Morten, porque deu mais uma demonstração do que é ser um líder. Se calhar, podia jogar, mas disse-me: ‘míster, não estou a cem por cento, há colegas meus que estão melhor do que eu e é melhor estar alguém a cem por cento’. Demonstra bem o seu respeito pelos colegas, pela equipa e a sua ambição.”

Foto Isabel Silva / José Lorvão

Noite de espectáculo com ‘bis’ para regressar em grande às vitórias

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Vendaval de eficácia arrasou o AFS em Alvalade (6-0)

De regresso à Liga qual furacão. A equipa principal de futebol do Sporting CP recebeu e goleou o AFS por 6-0, este sábado à noite, na partida da 14.ª ronda.

Marcar muito em pouco tempo foi a melhor receita para apresentar aos Sportinguistas (38713 espectadores) no último jogo no Estádio José Alvalade antes do Natal e, assim, regressar aos triunfos, continuando na perseguição à liderança do FC Porto – a dois pontos, mas os dragões ainda têm de jogar nesta jornada.

Com três golos num intervalo demolidor de apenas cinco minutos (do 32’ ao 37’), Luis Suárez, Maxi Araújo e Geny Catamo abriram alas para o triunfo e, na segunda parte, os mesmos protagonistas repetiram a dose – todos com ‘bis’ - para destroçar por completo um emblema da vila das Aves em apuros, ‘mergulhado’ no último lugar da tabela.

E para superar este AFS muito pressionado pelos maus resultados – apenas três pontos e nenhuma vitória – que chegava com apenas um ponto somado como visitante, mas conseguido em casa do SC Braga, foi com muitas (seis) alterações no ‘onze’ verde e branco que Rui Borges trouxe os Leões de volta a Alvalade. Georgios Vagiannidis, Gonçalo Inácio, Giorgi Kochorashvili, Hidemasa Morita, Ricardo Mangas – como lateral com Maxi Araújo à sua frente - e de Francisco Trincão, regressado após lesão, foram titulares nos lugares que, em Munique, tinham sido de Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Morten Hjulmand, João Simões e Alisson Santos, todos no banco de suplentes.

Antes do apito inicial, cumpriu-se um minuto de silêncio – e de muitos aplausos também – pelo falecimento de Ernesto Figueiredo, um dos grandes goleadores da História verde e branca, duas vezes Campeão Nacional e, ainda, um dos heróis da Taça das Taças de 1963/1964.

Arrancada a partida, o Sporting CP – afirmativo e com muita qualidade nas combinações - só precisou de cerca de três minutos para alvejar a baliza à guarda de João Gonçalves com uma tentativa de Luis Suárez à figura e, escassos instantes depois, ainda viu um penálti a favor assinalado que, no entanto, foi revertido após revisão das imagens.

Depois, com recurso à meia-distância, foi a vez de Trincão entrar em ‘carreira de tiro’, primeiro para culminar uma bonita jogada colectiva com um remate que saiu ligeiramente ao lado do poste e, a seguir, com mais força, para uma defesa com os punhos do guardião adversário. A pontaria verde e branca, no entanto, só afinou à passagem da meia hora - e de que maneira!

Até lá, a mais clara de todas pertenceu a Geny Catamo, que apareceu ao segundo poste num cruzamento para obrigar João Gonçalves a uma defesa apertada. Desta vez, o AFS ainda conseguiu responder de contra-ataque e Rui Silva teve de entrar em acção para evitar o golo de Óscar Perea.

E, superado o susto, a eficácia Leonina chegou em catadupa. Um vendaval ofensivo dos Leões tomou de assalto a partida e pôs Alvalade a festejar sem parar: foram três golos em cerca de cinco minutos, entre os 33’ e 37’ - período absolutamente demolidor para ‘escancarar’ desde logo o caminho para os três pontos.

Tudo começou com um forte pontapé de Suárez, de fora da área, que - ainda desvia em Devenish - deixou o guardião ‘pregado’ ao relvado e, de rajada, Maxi Araújo apareceu solto na área para corresponder à arrancada e respectivo cruzamento de Vagiannidis e, por fim, Geny Catamo aproveitou a sobra de um canto para puxar a bola para o pé direito e com um remate rasteiro fixou de rompante o 3-0. Se o uruguaio e o moçambicano estrearam-se a marcar nesta edição da Liga, embora não se ficassem por aqui, o avançado colombiano chegou aos dez.

Ao intervalo, os Bicampeões Nacionais mudaram uma peça – Matheus Reis entrou por Inácio – mas a máquina goleadora continuou bem afinada e o AFS de João Pedro Sousa nada pôde fazer para contrariar. Prova disso foi a rapidez com que se chegou ao 4-0 (aos 47’) e, seis minutos volvidos, à mão cheia de golo, reforçando o estatuto do Sporting CP como equipa mais concretizadora do Campeonato – 38 golos, após o final da partida.

Para Maxi Araújo assinar o primeiro ‘bis’ de Leão ao peito, a combinação foi perfeita: o ala uruguaio arrancou pela esquerda, tocou dentro para Suárez, este abriu tudo do lado contrário em Vagiannidis e o grego, outra vez primoroso na assistência, endossou uma bola ‘açucarada’ para Maxi simplesmente encostar. Depois, Suárez ainda ameaçou por duas vezes até voltar mesmo a festejar. Foi a partir de um canto, com muito oportunismo ao segundo poste, que o 97 dos Leões fez o 5-0 e, ao mesmo tempo, destacou-se como melhor marcador da Liga - 11 golos na prova, 14 em toda a época.

De imediato, Rui Borges voltou a mexer, lançando Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis e, mais tarde, João Simões e Alisson Santos também foram aposta, e com o resultado tão desnivelado a equipa baixou algumas rotações. O AFS, já destroçado, ainda voltou a espreitar o ataque com Pedro Lima a atirar para encaixe fácil de Rui Silva. A noite seria praticamente perfeita para os Leões.

À entrada para os últimos 15 minutos, Kochorashvili também tentou a sua sorte de fora da área, mas João Gonçalves sacudiu para canto e, de seguida, foi Alisson a arriscar no remate num total de quatro vezes - duas ao lado e outras tantas para defesa. Já na derradeira resposta avense, Tomané solto na área cabeceou para mais uma defesa segura do guarda-redes verde e branco.

Contudo, o marcador ainda mexeu uma última vez, praticamente no último lance do jogo. Geny Catamo esgueirou-se sobre a direita e na cara do golo também não desperdiçou a oportunidade de também chegar ao ‘bis’. Sentenciado o expressivo 6-0, o Sporting CP encadeou a décima jornada seguida de invencibilidade no seu último jogo em casa antes do Natal - e para o assinalar os jogadores Leoninos distribuíram bolas por todas as bancadas após o apito final.

Até ao Natal, no entanto, os Leões de Rui Borges ainda têm mais dois jogos (fora) agendados, o próximo na quinta-feira, nos Açores, onde vão discutir uma eliminatória da Taça de Portugal com o CD Santa Clara.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Georgios Vagiannidis, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio [C] (Matheus Reis, 46’), Ricardo Mangas (Eduardo Quaresma, 55’), Giorgi Kochorashvili, Hidemasa Morita (João Simões, 72’), Maxi Araújo (Fotis Ioannidis, 55’), Geny Catamo, Francisco Trincão, Luis Suárez (Alisson Santos, 72’)

Foto João Pedro Morais

Diego Callai renova até 2030

Por Sporting CP
12 Dez, 2025

Guarda-redes com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros

Diego Callai, guarda-redes da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, renovou contrato até 2030, tendo uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

A vestir de verde e branco desde 2015, o jogador de 21 anos está na 11.ª temporada de Leão ao peito e o novo vínculo deixou-o "muito feliz", conforme explicou nas primeiras declarações depois da assinatura, que contou com a presença de Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo.

"É um sinal de muita confiança por parte do Sporting CP. Agora tenho de fazer um bom trabalho para retribuir essa confiança dia-a-dia, em todos os treinos e jogos", começou por dizer aos meios de comunicação do emblema de Alvalade.

Questionado sobre os mais de dez anos ao serviço do Sporting CP, Diego Callai lembrou "muitos momentos muito bons".

"Estou cá desde muito pequenino. Fui muito bem recebido por todos os que acompanharam o meu crescimento nesta Academia. Estou muito feliz por poder continuar a estar aqui a desenvolver o meu trabalho. Tenho a certeza de que todas as pessoas estão muito felizes por mim, o que me leva a fazer mais e melhor", considerou.

Para o futuro, o objetivo é "continuar a trabalhar dentro e fora dos treinos": "Empenhar-me sempre ao máximo por este Clube, por quem tenho tanto amor, e retribuir a confiança que me têm dado ao longo de todos estes anos".

Produto da prestigiada formação Sportinguista, Diego Callai não escondeu a satisfação por ver e partilhar o balneário da equipa principal com outros jovens Leões que lhe estão a seguir as pisadas.

"Temos o exemplo recente do Salvador Blopa e do Flávio Gonçalves. Temos todos feito um excelente trabalho, assim como os profissionais da Academia Cristiano Ronaldo. O Sporting CP é uma potência formadora de atleta e estamos no caminho certo. Há que continuar a crescer", afirmou.

Ter jogado em todos os escalões Leoninos, em diferentes competições e no CD Feirense, por empréstimo na segunda metade de 2023/2024, contribuiu para fazer o futebolista "crescer enquanto pessoa e jogador".

"Sinto que cresci muito em todos os aspectos. Todos os jogadores vão passar por diferentes clubes e situações e, seja em que escalão for, temos de dar o máximo por este emblema", referiu.

Por fim, Diego Callai deixou uma mensagem aos Sportinguistas: "Agradeço a todos. Têm-me acompanhado desde muito pequeno e sinto amor e carinho por parte dos adeptos, assim como os meus colegas. Trabalhamos todos os dias por eles".

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal