Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto João Pedro Morais

Trabalho não pára em Alcochete

Por Sporting CP
29 Out, 2025

Recuperação para os titulares e foco outra vez no FC Alverca

Depois da vitória frente ao FC Alverca (5-1) na Taça da Liga, a equipa principal de futebol do Sporting CP voltou aos treinos, esta quarta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo.

Os titulares na última partida realizaram trabalho de recuperação, enquanto os restantes treinaram normalmente no relvado e deram início à preparação do reencontro com o FC Alverca, agora a contar para a Liga e marcado para esta sexta-feira (20h15).

Amanhã, quinta-feira, pelas 12h30, o treinador Rui Borges estará em conferência de imprensa, na Academia, para lançar o jogo da décima jornada.

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Corresponderam muito bem à oportunidade"

Por Sporting CP
28 Out, 2025

Reacção do técnico ao passo em frente na Taça da Liga e às estreias promovidas

Garantida a passagem à final-four da Taça da Liga, graças ao triunfo diante do FC Alverca (5-1) no jogo dos ‘quartos’ em Alvalade, Rui Borges, treinador do Sporting CP, falou em conferência de imprensa, no Auditório Artur Agostinho.

Resposta da renovada equipa apresentada
“São miúdos que têm feito o seu crescimento na equipa B e friso o excelente trabalho do míster João Gião, e a classificação na Liga 2 é ilustrativa. São miúdos que têm seguido o seu caminho, têm trabalhado com humildade e tiveram as oportunidades porque as mereceram. Agora têm de voltar com os pés ‘à terra’. Corresponderam muito bem à oportunidade, mas amanhã têm de trabalhar da mesma forma na equipa B. Feliz por dar as oportunidades e muito feliz pelo [Salvador] Blopa a corresponder à aposta no ‘onze’.”

A exibição rubricada
“Muito feliz com a resposta de toda a gente, não só pelo resultado. A malta manteve-se ‘ligada’, competitiva e concentrada na tarefa. O colectivo funcionou muito bem e com boa energia, o que me deixou muito feliz. Estava tranquilo e confiante nesse sentido porque trabalho com eles diariamente. O dia-a-dia na Academia é excelente e sabia que iam dar resposta. Feliz pela malta que precisava de minutos e que ganhou essa energia para corresponder nos jogos que aí vem.”

‘Pés assentes no chão’ para o reencontro na sexta-feira
“São jogos totalmente diferentes, porque o FC Alverca também fez algumas mudanças. O resultado de hoje conseguiu-se porque estivemos ‘ligados’ do início ao fim e não perdemos o equilíbrio. Serão histórias diferentes. Esta foi apenas e só uma vitória e sexta-feira é uma história diferente. Temos de voltar com a mesma energia e rigor para levar de vencida o FC Alverca.”

Aposta em Quenda no lugar que tem sido de Trincão
“Tem essas características: pé esquerdo, boas tomadas de decisão, aceleração e consegue ficar com bola. É um miúdo que vai cumprir muito bem essa posição, sabia disso e era algo que já estava no meu pensamento. Temos de conseguir extrair coisas diferentes, faz parte do crescimento deles. Honestamente, acho que no futuro vai ser mais jogador de jogo interior do que de largura. É um predestinado, com uma qualidade e humildade enormes. Vai ter muito sucesso se for fiel ao que é.”

Sobrecarga do calendário devido à Taça da Liga
“Temos de ter atenção a isso. Temos de proteger e valorizar o nosso futebol. Entendo a Taça da Liga, mas tem de se pensar melhor sobre a forma como melhorar, sobretudo, a questão da sobrecarga do calendário. Sou a favor de que este troféu, para existir, deveria dar acesso a alguma coisa, senão é desvalorizado. Compete a quem manda, por isso não me vou alongar muito.”

Ambição na prova
“O Sporting CP vai lutar sempre pelos troféus, Pela sua qualidade e grandeza é sempre candidato.”

Flávio Gonçalves
“É um miúdo, tal como o Blopa. Tem tido um crescimento muito bom na equipa B e está a melhorar na maturidade. Nota-se que é ‘abusado’ com bola, que gosta de a ter e não foge do jogo. Tem um futuro risonho pela frente.”

Impacto de Fotis Ioannidis (golo e assistência) e a luta com Luis Suárez pela titularidade
“É uma grande ‘dor de cabeça’, porque são dois grandes avançados. Muito feliz por poder contar com os dois e sei que quando faltar um o outro vai dar uma resposta. Tem dado uma resposta fantástica, está feliz no Sporting CP e nota-se no dia-a-dia. Feliz também por ter feito um golo, porque trabalho e jogou imenso, merecia-o.”

As várias estreias promovidas
“[Salvador Blopa] Percebeu as tarefas, a dinâmica da equipa e os jogadores de relação dele. Deu uma grande resposta. Tem características muito próprias e ainda vai crescer imenso em termos físicos, ainda mais. Tem de continuar o trabalho dele. Em termos tácticos, hoje, cumpriu, mas agora terá de dar continuidade na equipa B para esperar mais oportunidades aqui. Todos eles entraram muito bem. O Rayan treina diariamente connosco, tem personalidade com bola e ainda tem de melhorar noutros aspectos. O Chris [Grombahi] tem 17 anos, tenho acompanhado e gostei dele, é muito idêntico ao Quenda. Tem de se alinhar e perceber que ainda tem muito que trabalhar para ser jogador da equipa A, mas teve uma oportunidade. O Muniz até condicionou muito bem o avançado do FC Alverca, mas mérito do adversário, que fez um grande golo. Feliz pela resposta que têm dado na equipa B, por dar-lhes estas oportunidades e, mais ainda, por corresponderem.”

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Na final-four da Taça da Liga à boleia da juventude

Por Sporting CP
28 Out, 2025

Sporting CP ‘rodou’, impressionou e goleou o FC Alverca (5-1)

Sem tempo a perder, está dado o passo em frente também na Taça da Liga. A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o FC Alverca por 5-1, esta terça-feira, em jogo dos quartos-de-final e garantiu a presença na final-four que vai ser disputada, em Leiria, entre os dias 6 e 10 de Janeiro. Fica apenas por conhecer o adversário nas ‘meias’, saído do jogo – marcado para Dezembro - entre FC Porto e Vitória SC.

Depois de uma tarde muito chuvosa em Lisboa, em Alvalade só houve chuva de golos. Os Leões entraram em campo apenas 48 horas depois de terem vencido em casa do CD Tondela (0-3) e, por isso, Rui Borges apostou numa versão totalmente renovada dos Leões – acolheu, no total, cinco estreias na equipa principal – que não só correspondeu como acabou a golear. Geovany Quenda e Salvador Blopa (em estreia absoluta de sonho), ambos de 18 anos, ‘bisaram’ e Fotis Ioannidis fez o quinto com um belíssimo remate de fora da área.

O Sporting CP continua a sorrir - e a rugir - de prova em prova, somando nos últimos encontros quatro vitórias consecutivas para quatro competições distintas.

E por força das exigências do calendário, o treinador verde e branco levou a cabo uma verdadeira revolução no ‘onze’, composto por jogadores até então menos utilizados e muita juventude - o mesmo cenário no banco de suplentes – deixando fora da convocatória todos os habituais titulares. Desta vez, João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Matheus Reis (capitão), Ricardo Mangas, Hidemasa Morita, Giorgi Kochorashvili, Salvador Blopa - tem sido um dos destaques da excelente época da equipa B na Liga 2 -, Alisson Santos, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis foram as opções iniciais escolhidas.

Mudaram os intérpretes, mas não os princípios e o Sporting CP entrou a mandar com bola, embora com uma circulação muito paciente e inicialmente sem ‘rasgo’ no ataque, onde só a partir de desequilíbrios nas alas se tentou agitar – e sem grande sucesso.

No entanto, os Leões não precisaram de mais do que criar uma oportunidade, à passagem dos 21 minutos, para marcar e mudar a partida de figura. Um passe longo de Matheus Reis fez ligação directa com Vagiannidis e o lateral grego, à entrada da área, amorteceu logo de cabeça para a desmarcação de Quenda, que só com o guarda-redes pela frente não perdoou e fez o 1-0.

E eficácia continuou a ser uma característica deste remodelado Leão para chegar pouco depois ao 2-0, assinado nada mais do que pelo jovem Salvador Blopa, que com um golo tornou ainda mais memorável a sua estreia na equipa principal. De novo, o caminho abriu-se pela via grega, mas agora graças a um excelente trabalho de Ioannidis, qual pivô a rodar e a desembaraçar-se do seu marcador directo, para lançar o ala de 18 anos a campo aberto e, já na área, Blopa não tremeu e ainda tirou um defesa do caminho antes de finalizar e lançar-se a festejar euforicamente e ouvir o estádio entoar o seu nome. Grande momento em Alvalade, e inesquecível para o camisola 70, que, no entanto, não se ficou por aqui.

O 2-0 prevaleceu até ao intervalo, porém o Sporting CP podia ter chegado ainda ao terceiro. Um novo lance de total envolvimento ofensivo isolou mais um jogador Leonino, então Ricardo Mangas, mas desta vez Matheus Mendes, o guardião visitante, conseguiu levar a melhor com uma ‘mancha’.

Ao som do apito que deu por terminada a primeira parte, os aplausos vindos das bancadas – contaram com 23085 espectadores - deram conta da boa resposta que os comandados de Rui Borges estavam a dar perante um FC Alverca – também com várias mudanças na equipa - orientado por Custódio (antigo jogador do Sporting CP) e que apesar do 12.º lugar no Campeonato chegara a Alvalade após dois duros golpes: a eliminação na Taça de Portugal, às mãos da UD Leiria, nos penáltis e a goleada sofrida na Liga perante o Gil Vicente FC (0-4). E ainda havia mais por vir.

No segundo tempo, a postura das duas equipas não mudou: a formação verde e branca a assumir sempre a iniciativa e os ribatejanos, além de retraídos na sua defesa, continuaram sem conseguir aproximar-se da área Leonina.

Parecia mais próximo o 3-0 do que o 2-1 e assim foi, novamente graças à irreverência da juventude – a chave do triunfo. Aos 58 minutos, um ataque rápido bem desenhado acabou nos pés de Quenda e o camisola 7, quando parecia perdido o timing para chegar ao golo, puxou para dentro e rematou rasteiro e certeiro para o fundo das redes.

De imediato, Rui Borges tirou o autor do ‘bis’ e lançou mais um estreante, o criativo Flávio Gonçalves, que tem brilhado na equipa B e na UEFA Youth League e é mais um ‘produto’ da geração de 2007.

E mesmo sob um ritmo mais baixo, mas sempre pautado pelos Leões, só uma equipa continuou a criar perigo. Prova disso foi uma cabeçada de Ioannidis para defesa de Matheus Mendes e, a seguir, o 4-0 chegou mesmo: com um passe de Flávio Gonçalves, Salvador Blopa ganhou espaço para desferir um pontapé cruzado e ‘bisar’ numa estreia perfeita.

Mas havia mais para contar. Já com Rodrigo Ribeiro, Rayan Lucas e Chris Grombahi em campo – os dois últimos em estreia oficial na equipa principal – a ‘mão cheia’ de golos completou-se por força de quem fez, também, por merecê-lo. Desde fora da área, Ioannidis não hesitou em arriscar de pé esquerdo e, em arco, marcou um ‘golaço’ para levantar Alvalade mais uma vez.

Antes do apito final, contudo, além de mais uma estreia do lado verde e branco, a do central João Muniz, o FC Alverca chegou ao golo de honra numa rápido contra-ataque de Sandro Lima. E mesmo após o golo sofrido, os aplausos dos Sportinguistas fizeram ouvir-se de imediato.

Desde 2017/2018, ou seja pela nona edição consecutiva, que o Sporting CP marca presença nas ‘meias’ da Taça da Liga, troféu que levantou por quatro vezes, todas daí em diante (2017/2018, 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022). Em Janeiro de 2026, mais uma vez, Leiria e o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa farão parte do calendário verde e branco.

Curiosamente, o próximo jogo do Sporting CP volta a ser diante do FC Alverca, outra vez em Alvalade, mas a contar para a décima jornada da Liga. É já daqui a três dias, na sexta-feira (20h15), que os dois emblemas voltam a estar frente-a-frente.

Sporting CP: João Virgínia [GR], Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma (João Muniz, 84’), Matheus Reis [C], Ricardo Mangas, Hidemasa Morita (Rayan Lucas, 77’), Giorgi Kochorashvili, Salvador Blopa (Chris Grombahi, 77’), Alisson Santos (Rodrigo Ribeiro, 77’), Geovany Quenda (Flávio Gonçalves, 62’), Fotis Ioannidis

Foto José Lorvão

Venda de Bilhetes exclusivamente online para o jogo Juventus FC vs. Sporting CP

Por Sporting CP
27 Out, 2025

Ingressos a 50€ para o jogo em Turim

O Sporting Clube de Portugal informa que se inicia esta terça-feira, 28 de Outubro, às 16h00, a venda de bilhetes – no valor de 50€ - para a deslocação da equipa principal de futebol a Itália para defrontar a Juventus FC para a UEFA Champions League.

JUVENTUS STADIUM, TURIM, ITÁLIA
4.ª JORNADA DA FASE DE LIGA DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE
JUVENTUS FC VS. SPORTING CP
4 NOVEMBRO ÀS 21H00 (HORA LOCAL)

A pedido da Juventus FC, no momento da compra é obrigatório o preenchimento de determinadas informações pessoais*. O bilhete é nominal e não pode ser alterado após a emissão.

Após a aquisição, o Sócio recebe um voucher no email que é atribuído durante o processo de compra. Este voucher serve de comprovativo e não pode ser trocado por um bilhete, visto que o bilhete oficial nominal será enviado para o mesmo endereço de email até 24 horas antes do início do jogo. No dia de jogo, a acreditação/entrada no estádio é feita com o bilhete oficial nominal.

A venda (aqui) será exclusiva a Sócios do Sporting CP com os seguintes critérios de venda:

Lion Seat com Gamebox 22 anos
28 Outubro - terça-feira das 16h00 às 16h59

Lion Seat com Gamebox 16-21 anos
28 Outubro - terça-feira das 17h00 às 17h59

Lion Seat com Gamebox 8-15 anos
28 Outubro - terça-feira das 18h00 às 18h59

Lion Seat com Gamebox 1-7 anos
28 Outubro - terça-feira das 19h00 às 19h59

Lion Seat sem Gamebox
28 Outubro - terça-feira das 20h00 às 9h59

Sócios com Gamebox 22 anos
29 Outubro - quarta-feira das 10h00 às 11h59

Sócios com Gamebox 17-21 anos
29 Outubro - quarta-feira das 12h00 às 13h59

Sócios com Gamebox 13-16 anos
29 Outubro - quarta-feira das 14h00 às 17h29

Sócios com Gamebox 9-12 anos
29 Outubro - quarta-feira das 17h30 às 19h29

Sócios com Gamebox 4-8 anos
29 Outubro – quarta-feira das 19h30 às 9h59

Sócios com Gamebox 1-3 anos
30 Outubro – quinta-feira das 10h00 às 11h59

Sócios sem Gamebox 
30 Outubro – quinta-feira a partir das 12h00

A venda de bilhetes encerra no dia 30 de Outubro, quinta-feira, às 23h59, independentemente dos bilhetes ainda não terem esgotado.

Dados necessários durante o processo de compra*:
- Nome
- Apelido
- Género
- Data de nascimento
- Cidade de nascimento
- Cidade de residência
- Email
- Telemóvel
- Meio de transporte
- Dia de chegada a Turim
- Dia de regresso de Turim

Outras informações úteis:
- No mesmo processo de compra pode adicionar até quatro números de Sócio
- Cada cartão de Sócio permite a compra apenas de um voucher
- Quota mínima de Sócio: Setembro 2025

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Estar na final-four é o objectivo para lutarmos por mais um troféu"

Por Sporting CP
27 Out, 2025

Leões procuram passagem na Taça da Liga frente ao FC Alverca

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal não pára e volta a jogar já esta terça-feira (20h15) para entrar em cena na Taça da Liga. No Estádio José Alvalade, os Leões enfrentam o FC Alverca para discutir a passagem à final-four da prova.

Na véspera do encontro, o treinador Rui Borges falou aos meios de comunicação do Sporting CP para fazer a antevisão da estreia Leonina na Taça da Liga, garantindo ambição, “algumas ou bastantes alterações” nas opções para o jogo e destacou, também, que o apoio dos adeptos em Alvalade “será muito importante para a confiança da equipa”.

Boas sensações deixadas frente ao CD Tondela
“Assustava-me só se não conseguíssemos criar [oportunidades de golo]. Críamos e é sinal de que estamos dinâmicos, ‘ligados’, concentrados e com prazer a jogar. A equipa deu essa demonstração. Falhar faz parte, mas com o passar do tempo vamos melhorar a finalização. Às vezes é inspiração nossa ou do adversário, como foi o caso ontem por parte do guarda-redes. Faz parte do processo e do crescimento, mas muito feliz com aquilo que a equipa tem demonstrado em termos de capacidade ofensiva.”

Estreia à vista na Taça da Liga
“É um troféu que queremos ganhar. Mesmo estando nem a 48 horas do jogo, acredito que a equipa de amanhã entrará muito competente, com ambição de querer mostrar e ganhar, acima de tudo, para estar na final-four. É o objectivo para lutarmos por mais um troféu.”

Análise ao FC Alverca
“É uma equipa com muito jogadores novos, uns 26 ou 27, por isso está no seu crescimento natural. Tem sido irregular nos resultados, mas tem muita qualidade individual e está no seu crescimento com um treinador novo e com uma boa ideia de jogo. É uma equipa à procura do seu melhor momento e rendimento, por isso, apesar de tudo vão querer demonstrar aquilo que são e continuar o seu crescimento. Acredito que será um bom jogo e [o FC Alverca] certamente quererá mostrar-se contra os Campeões Nacionais.”

A considerável diferença de tempo entre as duas equipas para preparar o embate
“Não vou queixar-me da vantagem ou desvantagem. É lógico que nós estamos aqui só com um dia de descanso e teremos de fazer algumas ou bastantes alterações, mas estou tranquilo porque sei como a equipa trabalha diariamente. Sei que a malta que tem menos minutos está à espera de uma oportunidade e esta é uma oportunidade clara para se mostrarem, dizerem ao treinador que merecem mais tempo, que estão aqui para ajudar e que querem dar o seu contributo da melhor forma para as vitórias do Sporting CP.”

Diferenças entre este embate para a Taça da Liga e o seguinte com o mesmo adversário, mas a contar para a Liga
“Aqui ou ali pode mudar algo, mas não acredite que da nossa parte, nem do FC Alverca, mude muito, porque nós olhamos muito para aquilo de que somos capazes, as nossas dinâmicas e a ideia de jogo. Em relação ao adversário, ao longo do tempo tem insistido no seu crescimento com a entrada de tantos jogadores novos, nunca mudou a sua ideia e acredito que se vai manter fiel também nestes dois jogos. Em termos estratégicos, pode existir uma diferença de um jogo para o outro, mas são jogos também totalmente diferentes.”

O papel dos adeptos
“Em casa também, mas o apoio dos adeptos nos jogos fora tem sido fantástico, porque têm-nos feito sentir em casa, e ontem, em Tondela, foi mais uma demonstração. [Ontem] Fiz também um apelo, porque amanhã é importante que compareçam e continuem a apoiar, porque alguns jogadores não têm tantos minutos e precisam de sentir esse carinho para ganhar confiança. Sei que é um dia de semana e é um jogo para uma competição diferente, mas sei que a ambição deles é como a nossa e o apoio será muito importante para a confiança da equipa.”

Foto José Lorvão

Recuperação para os titulares

Por Sporting CP
27 Out, 2025

Leões treinaram com vista ao jogo desta terça-feira

Depois da vitória em Tondela, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, esta segunda-feira, um treino na Academia Cristiano Ronaldo.

Os titulares do encontro para a Liga Portugal realizaram trabalho de recuperação, enquanto os restantes treinaram normalmente no relvado tendo em vista a recepção ao FC Alverca - marcada para as 20h15 desta terça-feira no Estádio José Alvalade e referente aos quartos-de-final da Taça da Liga.

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Grande exibição da nossa equipa"

Por Sporting CP
26 Out, 2025

Declarações no final do triunfo sobre o CD Tondela

No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa do CD Tondela por 0-3, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Estádio João Cardoso e analisou a partida.

Análise ao jogo
"Grande jogo da nossa parte do início ao fim. Entrámos muito bem no jogo, criámos várias oportunidades de golo e o 0-1 era pouco para o que tínhamos criado, para a energia da equipa. Equipa totalmente ligada, todos ligados e isso foi claro. O CD Tondela ainda podia acreditar com o 0-1 ao intervalo e a dificuldade era manter a energia para a segunda parte. A equipa demonstrou isso até ao fim. Temos vários jogadoes com capacidade técnica para tomar boas decisões e chegámos ao 0-3. Podíamos ter feito mais golos. Grande exibição da nossa equipa."

Ponto final no discurso de "má fase"?
"A equipa deu a resposta. Para mim, nem é tema. A resposta era a nós próprios, mais ninguém, pelo que não fomos capazes de fazer com o SC Braga."

Sportinguistas em Tondela
"Deixo ainda um agradecimento especial aos nossos adeptos, que mais uma vez nos fizeram sentir em casa. Essa ligação que continuamos a ter é importante, há um acreditar mútuo para conseguirmos ter mais boas exibições como esta."

Rendimento da equipa
"O jogo do Olympique de Marseille foi importante para a confiança dos jogadores. Temos uma equipa com vários jogadores que já ganharam tudo no Sporting CP e, por vezes, pode haver um comodismo aqui ou ali que nos leva a não ser tão dinâmicos. Eles querem ser melhores e isso viu-se com o Olympique de Marseille e se não fosse assim não tinhm dado esta resposta hoje. Não parámos a bola, estivemos sempre muito dinâmicos. O desafio é estarmos sempre assim e a imagem que demos hoje foi a imagem que demos nos primeiros jogos do campeonato. Tirando o jogo com o SC Braga, a equipa tem dado uma resposta fantástica."

Gestão física para o jogo com o FC Alverca
"Vieram [para Tondela] 20 convocados. Faltou apenas o Hidemasa Morita porque teve um problema e acredito que esteja disponível para terça-feira. É impossível não gerir na terça-feira. A equipa que jogou de início está completamente desgastada, mas tenho a certeza de que vamos ser competitivos na terça-feira. É importante, e faço um apelo aos Sportinguistas, que estejam presenes na máxima força. Quem jogar tem de sentir o carinho da bancada para podermos estar na final four da Taça da Liga."

Novo relvado
"Estava minimamente bom. Aqui ou ali, estava mais fofo, mas esteve ao nível do jogo. Está bom e vai ficar melhor com certeza nas próximas semanas. Que fossem todos como este porque beneficia o espectáculo."

Marcar cedo
"Queríamos demonstrar que estávamos aqui para ganhar e que queremos ser Campeões novamente. A equipa fez isso do primeiro ao último minuto de jogo."

Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Morten Hjulmand
O Pedro Gonçalves está com números acima da época passada com menos jogos. O Trincão está na melhor fase da carreira dele, o Morten deu hoje uma resposta fantástica. São jogadores importantes, não fujo a isso. Eles sentem essa responsabilidade e assumem-na, que é a diferença dos grandes jogadores. Estou feliz por tê-los na minha equipa."

Foto José Lorvão

Só deu Sporting CP

Por Sporting CP
26 Out, 2025

Leões vencem em Tondela por 0-3

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o CD Tondela por 0-3 na nona jornada da Liga Portugal.

Luis Suárez, Pedro Gonçalves e Geovany Quenda apontaram os tentos num desafio que até merecia números mais expressivos tendo em conta a grande superioridade e as chances de golo do conjunto de Rui Borges.

Uma tremenda onda verde encheu o Estádio João Cardoso e fez-se ouvir de forma clara desde bem cedo para presenciar duas alterações em relação aos titulares com o Olympique de Marseille: Zeno Debast, lesionado, e Geovany Quenda, no banco, deram lugar a Ousmane Diomande e Geny Catamo.

O início de partida foi animado, com a primeira ocasião de golo a surgir logo no segundo minuto, quando uma boa jogada terminou com Pedro Gonçalves a atirar para defesa de Bernardo Fontes. Seria um sinal do que aconteceria no resto da metade inicial, sendo o guarda-redes do CD Tondela o melhor elemento dos visitados.

Já depois de um cabeceamento de Ousmane Diomande e, do outro lado, de outro de Cícero Alves para defesa fácil de Rui Silva, foi a vez de Bernardo Fontes travar o forte tiro de Geny Catamo com uma intervenção vistosa. Pouco depois, foi Francisco Trincão a tentar a sua sorte, mas faltou a pontaria.

Aos 18', o espectacular 0-1: servido por Pedro Gonçalves, Luis Suárez fez magia e fintou dois adversários antes de rematar cruzado, com a bola a bater no poste antes de entrar. Grande momento do avançado colombiano, que chegou ao sétimo golo na Liga Portugal.

O domínio Leonino só se acentuou em Tondela, com as oportunidades a aparecerem m cada vez maior número. Aos 25', Luis Suárez ficou perto do bis em resposta a um bom passe de Geny Catamo, mas Bernardo Fontes defendeu. No canto que se seguiu, o ponta-de-lança cabeceou, ao segundo poste, para fora quando estava em excelente posição.

Seguiu-se uma bola muito perigosa de Geny Catamo cortada por Christian Marques perto da linha de golo (Luis Suárez estava pronto para voltar a facturar) e um tiro de longe de Ousmane Diomande a falhar o alvo.

Aos 33', o Sporting CP recuperou a bola, Francisco Trincão deu para Luis Suárez e este assistiu para Pedro Gonçalves finalizar com um grande gesto técnico, mas Bernardo Fontes, agora com alguma sorte, somou mais uma defesa para as estatísticas.

O guardião adicionou mais três (!) intervenções em apenas um lance, quando Geny Catamo rematou e Luis Suárez fê-lo de seguida por duas vezes. Bernardo Fontes impediu todas, tal como fez perante o internacional pela Colômbia aos 38' em mais um grande momento. Por esta altura, só a tremenda exibição do brasileiro impedia a goleada do Sporting CP.

Até ao intervalo, destaque para uma aproximação do CD Tondela à área dos Bicampeões Nacionais, tendo Pedro Maranhão atirado para defesa de Rui Silva. No final da primeira parte, 0-1.

O segundo tempo começou como tinha acabado o primeiro: com o Sporting CP a jogar bem, a dominar por completo e a criar muitas oportunidades e com o CD Tondela a depositar todas as esperanças em Bernardo Fontes.

O guarda-redes não parava de brilhar e logo nos primeiros instantes defendeu remates de Maxi Araújo e Geny Catamo, com boas intervenções, e depois de Pedro Gonçalves, aqui numa investida mais tímida. Aos 58', Luis Suárez voltou a demonstrar ser fã de Harry Houdini e, com mais um truque de magia, tirou um adversário da frente, mas não conseguiu superar Bernardo Fontes.

Logo a seguir, no entanto, o guardião nada conseguiu fazer para evitar o merecido 0-2. Agora foi Pedro Gonçalves a receber na esquerda e a encarar a defesa individualmente, bailando sobre dois defesas e atirando para o fundo das redes. Mais um grande golo - o sexto neste campeonato - de um grande jogador.

Naturalmente, o segundo golo trouxe mais tranquilidade ao jogo. O CD Tondela subiu as linhas, mas era quase sempre o Sporting CP a estar mais perigoso, como se viu no remate de Geny Catamo ao lado aos 62'. Do outro lado, destaque para um tiro disparatado de Pedro Maranhão muito para fora e para um lance perigoso aos 71' que a defesa visitante afastou.

A pouco menos de 20 minutos do fim, Rui Borges mexeu pela primeira vez, trocando Geny Catamo e Luis Suárez por Geovany Quenda e Fotis Ioannidis. Mais tarde, e já depois de uma jogada perigosa em que ninguém finalizou com qualidade, foi a vez de Matheus Reis e Alisson Santos substituírem Maxi Araújo e Pedro Gonçalves.

O encontro seguiu até final com naturalidade, mas as contas ainda não estavam fechadas. Foi já para lá dos 90', e depois de Bernardo Fontes negar o golo a Francisco Trincão e de João Simões dar lugar a Giorgi Kochorashvili, que Matheus Reis cruzou largo para Geovany Quenda, ao segundo poste, cabecear para fazer o 0-3 que deixou o Estádio João Cardoso ao rubro.

Após o apito do árbitro José Bessa, equipa e adeptos festejaram em Tondela. Com estes três pontos, o emblema de Alvalade iguala o FC Porto (que tem menos um jogo) no topo da tabela classificativa.

O Sporting CP volta a jogar já na terça-feira, recebendo o FC Alverca às 20h15 para os quartos-de-final da Taça da Liga.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 84'), Morten Hjulmand [C], João Simões (Giorgi Kochorashvili, 90'), Geny Catamo (Geovany Quenda, 73'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Alisson Santos, 84') e Luis Suárez (Fotis Ioannidis, 73').

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal