Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto João Pedro Morais

Regresso ao trabalho em Alcochete

Por Sporting CP
10 Fev, 2026

Recuperação para os titulares no clássico

Após o empate em casa do FC Porto (1-1), a equipa principal de futebol do Sporting CP voltou aos treinos, esta terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Os titulares no clássico realizaram trabalho de recuperação, como é habitual, enquanto os restantes jogadores do plantel treinaram normalmente às ordens de Rui Borges. As atenções estão viradas para a recepção ao FC Famalicão no próximo fim-de-semana.

Depois de um dia de folga, os Leões regressam ao trabalho na quinta-feira de manhã, à porta fechada, na Academia.

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Não saio satisfeito, queria ganhar"

Por Sporting CP
09 Fev, 2026

Técnico analisou empate no reduto portista

No final do empate (1-1) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal na visita ao FC Porto, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Estádio do Dragão e respondeu às perguntas dos jornalistas.

Análise ao jogo
"Nos 90 minutos, fomos uma equipa muito mais equilibrada e senhora do jogo. Faltou-nos ser mais agressivos na procura da baliza do FC Porto, mas sempre com o jogo controlado. Foi um jogo de expectativa, é natural, mas connosco por cima. Entrámos muito bem, com personalidade, a ter bola e a empurrar o FC Porto. A partir dos 15 minutos, o FC Porto equilibrou o jogo. Melhorámos outra vez na parte final da primeira parte e entrámos melhores na segunda, mas voltou a faltar agressividade no último terço. O FC Porto marca no único lance na nossa baliza na segunda parte. Depois corremos atrás do prejuízo e merecíamos e o empate. Acaba por ser pouco, apesar de não criarmos grandes oportunidades, porque estivemos mais perto da baliza do FC Porto do que o FC Porto da nossa baliza. Muito orgulhoso do que a equipa fez."

"São duas grandes equipas, um bom jogo. Sabíamos que, em pequenos pormenores, qualquer uma das equipas pode resolver o jogo. A equipa esteve muito bem nos processos defensivo e ofensivo para anular o adversário. O Luis [Suárez] não estava a 100%, jogou a segunda parte com problemas físicos, mas quis continuar e ainda bem porque fez o golo."

Liga Portugal
"É um ponto na nossa caminhada. Os jogos que faltam vão ser difíceis para toda a gente. Vamos procurar fazer uma segunda volta extraordinária. A primeira foi boa, mas não chegou para estarmos em primeiro e temos de fazer melhor."

Golos tardios
"Estrelinha? Só o meu avô. Somos a equipa com mais ataques, golos marcados e acções na área adversária. É natural que façamos golos no primeiro ou no último minuto. Criamos mais do que os outros e estamos mais perto de o fazer."

Resultado
"Não saio satisfeito, queria ganhar. Fomos melhores em tudo. O empate, para mim, já é pouco."

Francisco Trincão e Pedro Gonçalves
"Os grandes jogadores jogam em qualquer lado e deram uma resposta fantástica. Vamos mudando, percebendo algumas coisas e falando com os jogadores. São jogadores diferenciados que dão resposta em qualquer parte do campo."

Luis Suárez
"Teve um desconforto muscular,"

Lesões
"O Geovany Quenda está de fora há algum tempo e a equipa fez boas exibições. Não tem a ver com as ausências. Claro que [os lesionados] são importantes e nos dão mais soluções, mas as exibições da equipa têm sido muito boas. Aqui ou ali não tão intensas, mas a qualidade, ideia e comportamento de cada um estão lá sempre. Estou muito feliz pelo que a equipa tem produzido."

Adeptos
"Uma palavra de agradecimento aos nossos adeptos. Muito obrigado por nos terem apoiado como sempre. Que acreditem tanto como nós nas nossas vitórias."

Foto José Lorvão

Empate no clássico

Por Sporting CP
09 Fev, 2026

Sporting CP divide pontos em casa do FC Porto (1-1)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta segunda-feira, a um golo em casa do FC Porto para a 21.ª jornada da Liga Portugal.

Os dois golos surgiram já na metade final, com o tento dos Bicampeões Nacionais a surgir já bem depois dos 90' e por intermédio de Luis Suárez. Assim, o Sporting CP continua a quatro pontos dos dragões na perseguição à liderança do campeonato.

Para o encontro entre os dois primeiros classificados da prova, Rui Borges fez várias alterações em relação as titulares com o AFS pra a Taça de Portugal: João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Giorgi Kochorashvili, Luís Guilherme e Daniel Bragança deram lugar a Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Hidemasa Morita, Geny Catamo e Pedro Gonçalves.

Num dia de muita chuva e nevoeiro, os muitos e ruidosos Sportinguistas presentes no Estádio do Dragão viram o emblema de Alvalade entrar por cima, mais dominador e a trocar bem a bola. O primeiro ataque com algum perigo surgiu aos 9', quando o FC Porto conseguiu o primeiro corte, mas sucumbiu à reacção verde e branca e Pedro Gonçalves só não ficou em posição perigosa para finalizar porque surgiu o corte para canto.

Cautelosos, os dois conjuntos não estavam a permitir ocasiões claras nas áreas. Aos 16', tal ficou perto de acontecer quando Luis Suárez procurou lançar Pedro Gonçalves, mas o último defesa cortou no momento certo - impedindo, assim, o internacional português de ficar isolado. Na resposta, Alan Varela apareceu na meia-lua para rematar ao lado da baliza de Rui Silva.

Aos 24', foi a vez de Geny Catamo concluir novo contra-ataque com um remate em que faltou bastante pontaria. Pouco depois, Pedro Gonçalves lançou Iván Fresneda com magia e este, também da direita, procurou assistir um colega, mas sem sucesso. Do outro lado, e de muito longe, Alberto Costa falhou o alvo de forma clara mais perto do minuto 40.

Algo desinteressante no que a oportunidades diz respeito, o clássico não deixava de estar intenso e os minutos finais do primeiro tempo voltaram a contar com um pequeno ascendente Leonino que se traduziu numa excelente jogada aos 45+3': Maxi Araújo tabelou com Francisco Trincão antes de cruzar para a área, onde nem Luis Suárez nem Geny Catamo conseguiram finalizar, mas ficaram perto.

Assim, o nulo prevalecia ao intervalo.

Tal como no início do desafio, o Sporting CP entrou melhor na segunda parte. Mais pressionante e com vontade de ter bola, conquistou vários pontapés de canto nos primeiros minutos, ainda que sem causar grande perigo. Mais recuado, o FC Porto preocupava-se mais em defender de forma sólida para sair no contra-ataque.

Aos 57', Iván Fresneda apareceu em zona de finalização depois de um bom lance e conseguiu o remate, mas a bola amorteceu num adversário e Diogo Costa conseguiu uma intervenção fácil. O clássico, entretanto, perdeu intensidade e velocidade, tendo a bola saído poucas vezes do meio-campo. Ocasiões evidentes, essas, nenhumas.

Inesperadamente, o FC Porto chegou à vantagem aos 77' e por intermédio de Seko Fofana depois de uma jogada de insistência. Imediatamente a seguir, Rui Borges tirou Hidemasa Morita para lançar Luís Guilherme.

O Sporting CP começou a procurar o empate e esteve muito perto de o conseguir aos 82', minuto em que Francisco Trincão atirou em arco e só não marcou por centímetros. Pouco depois, Geny Catamo e Pedro Gonçalves deram lugar a Daniel Bragança e Souleymane Faye.

Luís Guilherme também tentou a sua sorte, mas não acertou na baliza, e os Leões contaram com mais uma grande chance já aos 90+7', momento em que Morten Hjulmand só não marcou porque Alan Varela serviu de guarda-redes.

No entanto, e seguindo a tradição dos golos Sportinguistas em tempo de compensação, o Sporting CP conquistou um pontapé de penálti por mão na bola aos 90+8'. Chamado a converter, Luis Suárez permitiu a defesa de Diogo Costa, mas não desperdiçou a recarga e fez o 1-1. Foi o 26.º tento do colombiano em 2025/2026.

Não se jogou mais e 1-1 foi o resultado final, deixando tudo em aberto na luta pelo título.

Os Bicampeões Nacionais voltam a jogar no próximo domingo, recebendo o FC Famalicão em Alvalade para a Liga Portugal.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand [C], Hidemasa Morita (Luís Guilherme, 79'), Geny Catamo (Daniel Bragança, 84'), Pedro Gonçalves (Souleymane Faye, 84'), Francisco Trincão e Luis Suárez.

Foto José Lorvão

Informação para os Sportinguistas que vão ao Dragão

Por Sporting CP
08 Fev, 2026

Concentração no Parque STCP Bonjóia

O Sporting Clube de Portugal informa os Sócios e adeptos que vão deslocar-se, na próxima segunda-feira, ao Estádio do Dragão, para o jogo entre a equipa principal de futebol e o FC Porto – marcado para as 20h45, com abertura de portas às 18h45 – que a concentração deve ser feita no Parque STCP Bonjóia. As viaturas particulares devem também estacionar nesta zona, seguindo as indicações das forças de segurança no local.

Às 18h00, dá-se a saída para o Estádio do Dragão no habitual cortejo devidamente supervisionado pelas forças de segurança. Este horário deve ser cumprido para que todos os Sportinguistas assistam ao início do jogo na bancada. Solicitamos a habitual cooperação com as equipas de segurança, tanto na deslocação como nos procedimentos de acesso ao estádio, nomeadamente na validação de bilhética e revistas.

Aconselhamos os detentores de bilhetes para a Porta 10, sector 46, a não usarem indumentária do Sporting CP, de forma a permitir o acesso directo a esta porta.

Informamos, ainda, que aos Sócios e adeptos do Sporting CP que não tenham bilhete, ou que possuam bilhetes para zonas não destinadas aos Sportinguistas, não lhes será permitido o acesso ao estádio, de forma a garantir a segurança de todos os intervenientes neste jogo.

Apelamos a todos os Sportinguistas uma conduta de total fair-play, elevando o bom nome do Sporting CP. Apelamos, também, a que não existam estragos ou pirotecnia, uma vez que o Sporting CP é o maior prejudicado nessas situações.

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Neste clube só se pensa em ganhar"

Por Sporting CP
08 Fev, 2026

Clássico em casa do FC Porto é já esta segunda-feira

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visita, às 20h45 desta segunda-feira, o FC Porto para a 21.ª da Liga Portugal e Rui Borges fez a antevisão ao clássico.

Em conferência de imprensa na Academia Cristiano Ronaldo, este domingo, o treinador verde e branco respondeu às perguntas dos jornalistas.

Antevisão ao jogo
"São momentos diferentes de parte a parte [em comparação com o clássico da primeira volta]. Tínhamos algumas ausências, mas nem foi muito por aí. Foi um jogo competitivo e dividido que podia ter caído para qualquer lado e infelizmente foi para o do FC Porto. Agora estamos em fases diferentes e as equipas estão mais identificadas com as ideias de cada treinar. Tal como o primeiro jogo, vai ser muito competitivo e intenso. Que seja um bom jogo num ambiente que vai ser fervoroso. Acima de tudo, que sejamos capazes de fazer um bom jogo."

Importância do jogo
"É um jogo importante independentemente da diferença pontual. Estamos num momento da época já avançado, mas é, para mim, um jogo importante e não decisivo. Claro que temos noção da diferença pontual, mas não acho que seja um jogo que vai ditar o Campeão, até porque ainda faltam muitos jogos."

Favorito
"Vou ser coerente com o que digo sempre: quem está melhor é quem vai na frente. O FC Porto está na frente do campeonato e tem diferença pontual para o segundo. Dada a nossa classificação actual, são as duas melhores equipas do momento, com o FC Porto a estar melhor porque o tem conseguido e demonstrado. Serão duas equipas motivadas e confiantes. Da nossa parte, acreditamos no que seremos capazes de fazer perante um bom adversário sem fugir ao que somos."

Luis Suárez e lesão de Antoine Baroan
"É um momento difícil para o atleta em causa. É um colega de profissão. Mexe com toda a gente, é um momento triste. Infelizmente, é o nosso trabalho e estamos todos sujeitos a algo menos bom a qualquer momento. [Luis Suárez] não tem de se sentir culpado. Demos uma palavra de conforto, assim como os responsáveis do AFS no final do jogo. Senti-o motivado e preparado para a exigência do jogo de amanhã."

Desgaste
"Não pode servir de desculpa. É o que é. Os jogadores não quereriam descansar se lhes perguntasse. Vão estar preparados para um jogo diferente, não há como fugir a isso. É um jogo grande entre o primeiro e segundo classificados. Em termos mentais, deixa-nos mais focados, comprometidos e rigorosos, espero eu, assim como motivados. Termos jogado 120 minutos [com o AFS] foi culpa nossa e temos de saber lidar com isso. Já passou e estamos focados no FC Porto."

Bolas paradas
"Treinámos como treinamos para qualquer adversário. É um ponto forte do FC Porto devido à parte atlética, que é muito forte. São fortes em duelos, altos, intensos, competitivos. Torna-os mais fortes nos esquemas tácticos ofensivos, mas treinámos como treinamos normalmente. Sabemos que são fortes e atléticos, que têm qualidade, mas temos de estar preparados como temos estado sempre. Temos tido uma época boa nesse momento de jogo."

FC Porto
"O FC Porto é, claramente, uma equipa fortíssima em termos defensivos. É a equipa que menos concede aos adversários, o que dita bem a capacidade defensiva do seu colectivo e não apenas da linha defensiva. São muito comprometidos, intensos e fortes na transição defensiva. (…) Em termos ofensivos, também criam as suas oportunidades. É uma equipa muito vertical e agressiva na procura da baliza adversária. Também temos a nossa parte ofensiva, onde somos os melhores a nível nacional, e vai ser um bom jogo nesse sentido. A equipa que menos concede contra a que mais cria."

Zeno Debast e Fotis Ioannidis
"Estão fora dos convocados."

Estratégia
"Não vou falar da nossa estratégia de jogo. Tem muito a ver com o momento do jogo e da equipa. Gostamos de ser bastante pressionantes, mas vamos ter momentos com bloco mais baixo e outros mais baixo até pela qualidade do adversário. Tal como vai acontecer ao contrário. A equipa vai respondendo a percebendo o seu momento e o do adversário. Temos de saber estar equilibrados, coesos e competitivos."

"O nosso pensamento é apenas e só ganhar. Somos Bicampeões e uma grande equipa, como temos demonstrado. Vamos defrontar outra grande equipa e queremos ser competitivos. Neste clube só se pensa em ganhar e vai ser sempre assim, independentemente do adversário."

Foto José Lorvão

Bilhetes para a recepção ao FC Famalicão

Por Sporting CP
08 Fev, 2026

Ingressos a partir de 10€

O Sporting Clube de Portugal informa que abre às 10h00 de terça-feira, 10 de Fevereiro, a venda de bilhetes para o jogo entre a equipa principal de futebol e o Famalicão FC, marcado para as 20h30 de domingo, 15 de Fevereiro, no Estádio José Alvalade, e referente à 22.ª jornada da Liga Portugal.

O preço dos ingressos começa nos 10€ para Sócios e nos 22€ para adeptos. A venda decorre aqui e nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, abertas todos os dias das 10h00 às 20h00.

Informações importantes:
Proibida a entrada a menores de 3 anos
Maiores de 3 anos (inclusive) necessitam de comprar bilhete
Jogo incluído na Gamebox Full e National 2025/2026
Lion Seats não renovados serão comercializados a partir de 12 de Fevereiro
Quota mínima de Sócio: Janeiro 2026
Quota mínima para acesso ao Estádio: Janeiro 2026
As portas do Estádio abrem 1h30 antes do jogo

Foto Sporting CP

Preparação para o clássico

Por Sporting CP
07 Fev, 2026

Novo treino na Academia Cristiano Ronaldo

A equipa principal de futebol treinou, na manhã deste sábado, e continua a preparar a deslocação ao reduto do FC Porto, marcada para as 20h45 de segunda-feira, 9 de Fevereiro, e referente à 21.ª jornada da Liga Portugal.

Os Leões de Rui Borges voltam ao trabalho este domingo, com a conferência de imprensa de antevisão ao clássico a acontecer às 12h30 na Academia Cristiano Ronaldo.

Foto Sporting CP

Regresso ao trabalho com foco no clássico

Por Sporting CP
06 Fev, 2026

Recuperação para os titulares frente ao AFS

Após o apuramento garantido para as meias-finais da Taça de Portugal graças à vitória sobre o AFS (3-2 a.p.), a equipa principal de futebol do Sporting CP voltou aos treinos, esta sexta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo.

Como é habitual, os titulares na última partida realizaram trabalho de recuperação, enquanto os restantes jogadores treinaram normalmente sob a orientação de Rui Borges. No horizonte está a deslocação a casa do FC Porto, agendada para segunda-feira (20h45).

Para continuar a preparar o clássico, os Leões voltam a treinar amanhã, sábado, durante a manhã, à porta fechada, em Alcochete.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal