Sporting CP ‘rodou’, impressionou e goleou o FC Alverca (5-1)
Sem tempo a perder, está dado o passo em frente também na Taça da Liga. A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu o FC Alverca por 5-1, esta terça-feira, em jogo dos quartos-de-final e garantiu a presença na final-four que vai ser disputada, em Leiria, entre os dias 6 e 10 de Janeiro. Fica apenas por conhecer o adversário nas ‘meias’, saído do jogo – marcado para Dezembro - entre FC Porto e Vitória SC.
Depois de uma tarde muito chuvosa em Lisboa, em Alvalade só houve chuva de golos. Os Leões entraram em campo apenas 48 horas depois de terem vencido em casa do CD Tondela (0-3) e, por isso, Rui Borges apostou numa versão totalmente renovada dos Leões – acolheu, no total, cinco estreias na equipa principal – que não só correspondeu como acabou a golear. Geovany Quenda e Salvador Blopa (em estreia absoluta de sonho), ambos de 18 anos, ‘bisaram’ e Fotis Ioannidis fez o quinto com um belíssimo remate de fora da área.
O Sporting CP continua a sorrir - e a rugir - de prova em prova, somando nos últimos encontros quatro vitórias consecutivas para quatro competições distintas.
E por força das exigências do calendário, o treinador verde e branco levou a cabo uma verdadeira revolução no ‘onze’, composto por jogadores até então menos utilizados e muita juventude - o mesmo cenário no banco de suplentes – deixando fora da convocatória todos os habituais titulares. Desta vez, João Virgínia, Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma, Matheus Reis (capitão), Ricardo Mangas, Hidemasa Morita, Giorgi Kochorashvili, Salvador Blopa - tem sido um dos destaques da excelente época da equipa B na Liga 2 -, Alisson Santos, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis foram as opções iniciais escolhidas.
Mudaram os intérpretes, mas não os princípios e o Sporting CP entrou a mandar com bola, embora com uma circulação muito paciente e inicialmente sem ‘rasgo’ no ataque, onde só a partir de desequilíbrios nas alas se tentou agitar – e sem grande sucesso.
No entanto, os Leões não precisaram de mais do que criar uma oportunidade, à passagem dos 21 minutos, para marcar e mudar a partida de figura. Um passe longo de Matheus Reis fez ligação directa com Vagiannidis e o lateral grego, à entrada da área, amorteceu logo de cabeça para a desmarcação de Quenda, que só com o guarda-redes pela frente não perdoou e fez o 1-0.

E eficácia continuou a ser uma característica deste remodelado Leão para chegar pouco depois ao 2-0, assinado nada mais do que pelo jovem Salvador Blopa, que com um golo tornou ainda mais memorável a sua estreia na equipa principal. De novo, o caminho abriu-se pela via grega, mas agora graças a um excelente trabalho de Ioannidis, qual pivô a rodar e a desembaraçar-se do seu marcador directo, para lançar o ala de 18 anos a campo aberto e, já na área, Blopa não tremeu e ainda tirou um defesa do caminho antes de finalizar e lançar-se a festejar euforicamente e ouvir o estádio entoar o seu nome. Grande momento em Alvalade, e inesquecível para o camisola 70, que, no entanto, não se ficou por aqui.
O 2-0 prevaleceu até ao intervalo, porém o Sporting CP podia ter chegado ainda ao terceiro. Um novo lance de total envolvimento ofensivo isolou mais um jogador Leonino, então Ricardo Mangas, mas desta vez Matheus Mendes, o guardião visitante, conseguiu levar a melhor com uma ‘mancha’.


Ao som do apito que deu por terminada a primeira parte, os aplausos vindos das bancadas – contaram com 23085 espectadores - deram conta da boa resposta que os comandados de Rui Borges estavam a dar perante um FC Alverca – também com várias mudanças na equipa - orientado por Custódio (antigo jogador do Sporting CP) e que apesar do 12.º lugar no Campeonato chegara a Alvalade após dois duros golpes: a eliminação na Taça de Portugal, às mãos da UD Leiria, nos penáltis e a goleada sofrida na Liga perante o Gil Vicente FC (0-4). E ainda havia mais por vir.
No segundo tempo, a postura das duas equipas não mudou: a formação verde e branca a assumir sempre a iniciativa e os ribatejanos, além de retraídos na sua defesa, continuaram sem conseguir aproximar-se da área Leonina.
Parecia mais próximo o 3-0 do que o 2-1 e assim foi, novamente graças à irreverência da juventude – a chave do triunfo. Aos 58 minutos, um ataque rápido bem desenhado acabou nos pés de Quenda e o camisola 7, quando parecia perdido o timing para chegar ao golo, puxou para dentro e rematou rasteiro e certeiro para o fundo das redes.
De imediato, Rui Borges tirou o autor do ‘bis’ e lançou mais um estreante, o criativo Flávio Gonçalves, que tem brilhado na equipa B e na UEFA Youth League e é mais um ‘produto’ da geração de 2007.
E mesmo sob um ritmo mais baixo, mas sempre pautado pelos Leões, só uma equipa continuou a criar perigo. Prova disso foi uma cabeçada de Ioannidis para defesa de Matheus Mendes e, a seguir, o 4-0 chegou mesmo: com um passe de Flávio Gonçalves, Salvador Blopa ganhou espaço para desferir um pontapé cruzado e ‘bisar’ numa estreia perfeita.
Mas havia mais para contar. Já com Rodrigo Ribeiro, Rayan Lucas e Chris Grombahi em campo – os dois últimos em estreia oficial na equipa principal – a ‘mão cheia’ de golos completou-se por força de quem fez, também, por merecê-lo. Desde fora da área, Ioannidis não hesitou em arriscar de pé esquerdo e, em arco, marcou um ‘golaço’ para levantar Alvalade mais uma vez.

Antes do apito final, contudo, além de mais uma estreia do lado verde e branco, a do central João Muniz, o FC Alverca chegou ao golo de honra numa rápido contra-ataque de Sandro Lima. E mesmo após o golo sofrido, os aplausos dos Sportinguistas fizeram ouvir-se de imediato.
Desde 2017/2018, ou seja pela nona edição consecutiva, que o Sporting CP marca presença nas ‘meias’ da Taça da Liga, troféu que levantou por quatro vezes, todas daí em diante (2017/2018, 2018/2019, 2020/2021 e 2021/2022). Em Janeiro de 2026, mais uma vez, Leiria e o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa farão parte do calendário verde e branco.
Curiosamente, o próximo jogo do Sporting CP volta a ser diante do FC Alverca, outra vez em Alvalade, mas a contar para a décima jornada da Liga. É já daqui a três dias, na sexta-feira (20h15), que os dois emblemas voltam a estar frente-a-frente.
Sporting CP: João Virgínia [GR], Georgios Vagiannidis, Eduardo Quaresma (João Muniz, 84’), Matheus Reis [C], Ricardo Mangas, Hidemasa Morita (Rayan Lucas, 77’), Giorgi Kochorashvili, Salvador Blopa (Chris Grombahi, 77’), Alisson Santos (Rodrigo Ribeiro, 77’), Geovany Quenda (Flávio Gonçalves, 62’), Fotis Ioannidis