Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Os jogadores sabem da exigência do jogo de amanhã"

Por Sporting CP
07 Nov, 2025

Sporting CP joga em casa do CD Santa Clara para a Liga

De volta à Liga, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se aos Açores, este sábado, para enfrentar o CD Santa Clara no jogo da 11.ª jornada. O pontapé de saída está marcado para as 19h30 (hora local), ou seja, para as 20h30 em Portugal continental.

Na véspera do encontro e antes da partida para a ilha de São Miguel, Rui Borges esteve em conferência de imprensa, na Academia Cristiano Ronaldo, para fazer a antevisão ao duelo.

Análise ao CD Santa Clara
“É uma equipa madura, que se conhece muito bem, porque a maioria dos seus jogadores e o treinador já vêm das últimas duas épocas. É uma equipa muito bem organizada e orientada. O Vasco [Matos] está a fazer um grande trabalho. Por si só, em casa é uma equipa muito competitiva e que complica a vida a qualquer adversário, e nós, na época passada, tivemos bastantes dificuldades em todos os confrontos. Têm mudado algumas dinâmicas no seu sistema inicial de jogo e, comparativamente à época passada, embora pareça não estar tão bem classificada [oitavo lugar com 11 pontos], até tem menos um golo sofrido. Vamos ter muitas dificuldades, sabemos disso e temos de estar preparados para essa exigência. Depois, temos de ser o Sporting CP que temos sido, continuando a crescer em todos os momentos de jogo. Espera-nos um jogo difícil.”

Reacção à convocatória de Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão por Portugal
“Acho que é natural, até pelo momento de forma de todos eles. O ‘Pote’ e o Trincão estão muito bem, o Rui ainda agora acabou de fazer um grande jogo na Champions e o Inácio tem sido muito consistente. Tem crescido imenso e acho que está mais maduro e mais líder. Era expectável que estes quatro estivessem na convocatória do míster. Não olho para a questão de descansarem ou não. Olho mais para o facto de que o Quenda também podia estar e o Simões, que está numa fase muito boa, tem demonstrado maturidade e qualidade. Acredito que estejam a ‘bater à porta’ da selecção e há-de chegar o dia deles.”

Lesão de Iván Fresneda
“Está num processo de reabilitação e ainda vamos ver qual será o tempo [de ausência] esperado.”

Futuro de Morita em final de contrato e o crescimento de João Simões
“Sabíamos disso, mas quisemos contar com ele, porque acreditamos que será um jogador muito importante ao longo da época, seja pelo que dá à equipa como atleta e como pessoa. É um jogador importante para o grupo. O Simões contou sempre como solução, independentemente do Morita. Agora, está num bom momento individual num bom momento colectivo e essa ascensão é natural. Mas no ano passado já fez bastantes jogos na equipa principal. Tem que ver com a sua capacidade.”

Momento actual da equipa e especificidade da próxima partida, a última antes da pausa de selecções
“A equipa tem dado uma resposta muito boa na qualidade de jogo, mas fisicamente também. Temos crescido nesse sentido também. Todos os jogadores têm de estar preparados e estão muito motivados, porque sabem da exigência do jogo de amanhã, nos Açores. Temos de estar focados apenas e só nisso. Sabemos que no fim da época há Mundial e os jogadores podem perder o foco para as selecções, mas para isso têm de dar o seu melhor aqui. Acredito que a equipa vai dar uma boa resposta, como tem dado nos últimos jogos.”

Ponto de situação da recuperação de Nuno Santos e potenciais implicações para a composição do plantel
“O Nuno faz de lateral e de extremo, tomara eu que seja opção a cem por cento em Janeiro, e não sairia ninguém. Por toda a resiliência que tem tido perante uma lesão difícil, tem tido essa capacidade, porque é um autêntico guerreiro. É um exemplo para todos nós e tem melhorado imenso. Está cada vez mais perto, mas há parâmetros a cumprir e está nesse caminho. Oxalá que em Janeiro possa contar com ele para me dar essa ‘dor de cabeça’, mas ficaria feliz, acima de tudo, por tê-lo.”

Ousmane Diomande não tem sido convocado para a Costa do Marfim e há CAN no arranque de 2026
“Se ficar aqui, melhor para nós, mas essas competições mexem com os jogadores. Acredito que também quer representar a sua selecção, mas não falei com ele sobre isso. Se não for, poderá ficar triste, mas se ficar, para nós, melhor, porque é um jogador importante. Mas, acima de tudo, quero vê-los felizes.”

Foto Isabel Silva

Quatro Leões convocados para fechar a qualificação rumo ao Mundial

Por Sporting CP
07 Nov, 2025

Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão na lista de Portugal

Aproxima-se mais uma pausa de selecções e Portugal vai voltar a contar com quatro futebolistas do Sporting CP. Novamente, Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão estão entre os 26 convocados de Roberto Martínez, anunciados no final desta manhã de sexta-feira, para ir em busca da qualificação para o Mundial 2026.

No dia 13 de Novembro (19h45), a selecção nacional defronta a República da Irlanda em Dublin e três dias depois, no 16 de Novembro (14h00), vai receber a Arménia no Estádio do Dragão.

Com estes últimos dois jogos pela frente, referentes à quinta e sexta jornadas, respectivamente, Portugal é líder isolado do grupo F (dez pontos) e está a apenas dois pontos de garantir uma vaga no próximo Campeonato do Mundo, acolhido entre Estados Unidos da América, Canadá e México.

Foto João Pedro Morais

Leões a pensar no CD Santa Clara

Por Sporting CP
06 Nov, 2025

Titulares na partida frente à Juventus FC fizeram recuperação

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou esta quinta-feira aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, com os olhos postos já na próxima jornada da Liga.

O conjunto orientado por Rui Borges visita os Açores no sábado para defrontar o CD Santa Clara, numa partida agendada para as 19h30 (hora local), no Estádio de São Miguel.

No regresso ao relvado após o jogo frente à Juventus FC, os titulares na partida europeia realizaram o habitual trabalho de recuperação, enquanto os restantes elementos do plantel treinaram normalmente sob as ordens da equipa técnica.

Amanhã, sexta-feira, os Bicampeões Nacionais cumprem nova sessão de trabalho, de manhã e à porta fechada, também em Alcochete. Já a conferência de imprensa de antevisão ao encontro está marcada para as 12h15, na sala de imprensa do mesmo local.

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Equipa deu uma grande resposta"

Por Sporting CP
04 Nov, 2025

Declarações depois do empate em Turim

No final do empate (1-1) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa dos italianos da Juventus FC, para a UEFA Champions League, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa em Turim e respondeu às perguntas dos jornalistas.

Análise ao jogo
"Acho que na primeira parte tivemos as duas coisas. Tivemos a capacidade, inspiração e qualidade em termos de jogo posicional no processo ofensivo. No defensivo, conseguimos anular, às vezes com maior dificuldade, mas jogámos contra uma grande equipa. Na segunda parte, faltou um pouco mais de inspiração para controlar melhor o jogo com bola, mas tivemos o compromisso e a atitude competitiva. O jogo foi difícil, contra um adversário com muita qualidade, num campo difícil. Jogo muito competitivo e intenso, foi um grande jogo de UEFA Champions League. Teve de tudo um pouco. A equipa deu uma grande resposta e se queremos andar entre os melhores temos de ter esta capacidade, humildade e coragem com e sem bola."

Substituições de Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda
"Na primeira parte estavam a ter alguma dificuldade. Estávamos a deixar rodar e encarar a nossa linha defensiva, o que nos obrigava a correr muito mais. Na segunda parte até melhoraram um bocadinho, mas faltava alguma frescura. Para ser honesto, fiquei tentado a mexer mais cedo pela dificuldade que estávamos a ter nesse espaço, que até era o lado mais forte da Juventus FC. Tivemos alguma dificuldade, mas estávamos a fazer um belíssimo jogo independentemente disso."

João Simões
"Esteve em dúvida até ao início do jogo. Teve um pequeno percalço no treino, mas sentia-se muito bem hoje e fez um belíssimo jogo. Quando saiu, estava no limite do esforço e saiu pelo cansaço."

Luis Suárez
"[Começar no banco] foi opção. Teve, também, um ligeiro desconforto no joelho no jogo passado, mas não era impeditivo."

Rendimento da equipa
"Não jogámos contra uma equipa qualquer. É uma grande equipa, em sua casa, perante os seus adeptos, onde ainda ninguém ganhou esta época. Tivemos muita qualidade na primeira parte. Fizemos o 0-1, o Francisco Trincão acertou depois na barra. Não tivemos tantos remates como costumamos ter no nosso campeonato, mas a exigência é muito maior. Eles tiveram dois remates para duas defesas do Rui Silva na primeira parte. Na segunda, eles tiveram alguma superioridade e nós tivemos alguma posse, mas pouco objectiva. Fomos perdendo alguma frescura e notava-se nas tomadas de decisões. Andámos mais vezes em transições e não queríamos andar nesse jogo. Houve mais frescura da Juventus FC, mas só conseguiram perigo nos últimos minutos. Até aí, estávamos competitivos e a linha defensiva estava muito bem. Jogamos contra grandes equipas e o desafio é sermos constantes na qualidade de jogo durante mais tempo. No nosso campeonato, temos tido essa capacidade, mas aqui a exigência é muito maior."

Foto José Lorvão

Leões voltam de Turim com um ponto

Por Sporting CP
04 Nov, 2025

Sporting CP empata (1-1) na visita ao terreno da Juventus FC

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta terça-feira, a um golo na deslocação a Itália para defrontar a Juventus FC na quarta jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

Com este resultado, o emblema de Alvalade chegou aos sete pontos na competição.

Num Juventus Stadium cheio e com forte e audível apoio Sportinguista, Rui Borges operou três alterações nos titulares, tendo Iván Fresneda, Geny Catamo e Luis Suárez dado lugar a Georgios Vagiannidis, Geovany Quenda e Fotis Ioannidis.

A entrada dos Bicampeões Nacionais foi a todo o gás. Depois de uns primeiros minutos divididos e da investida de Dušan Vlahović para defesa de Rui Silva, o marcador foi inaugurado aos 12' e na baliza visitada: grande jogada colectiva a terminar com Francisco Trincão a assistir para Maxi Araújo rematar forte e cruzado para o fundo das redes. A bola ainda bateu no poste antes de entrar.

Só um não chegava para o Sporting CP, que foi logo a seguir à procura do segundo. Dois minutos depois do golo, Francisco Trincão acertou na trave, deixando os portugueses muito perto de dobrar a vantagem e os transalpinos em pânico.

Naturalmente, a Juventus FC reagiu e com um grande protagonista: Dušan Vlahović. O potente ponta-de-lança começou a travar vários duelos com Rui Silva, com o guarda-redes a estar a um grande nível, principalmente aos 17', minuto em que respondeu a um cabeceamento do sérvio com uma fantástica defesa.

Logo a seguir, nova tentativa de Dušan Vlahović, agora num remate de fora da área, para mais uma grande intervenção de Rui Silva. À passagem da meia-hora de jogo, foi Manuel Locatelli a tentar a sua sorte, mas a falhar o alvo.

Aos 34', contudo, Dušan Vlahović - em quem a Juventus FC baseava grande parte do seu jogo -apareceu em zona perigosa e, desta vez, não desperdiçou, fazendo o 1-1. Até ao intervalo, o conjunto de Luciano Spalletti podia ter passado para a frente por Francisco Conceição, mas Gonçalo Inácio conseguiu desviar para canto.

No final da primeira parte, 1-1 fruto de um grande início verde e branco e de uma resposta à altura da Juventus FC.

O ritmo do desafio, que esteve bem alto ao longo da metade inicial, baixou no regresso dos balneários. Dušan Vlahović e Khephren Thuram, de longe e nos minutos iniciais, remataram de longe para defesas tranquilas de Rui Silva, sem perigo.

O Sporting CP não estava a conseguir aproximar-se das zonas de golo e, dessa forma, cruzava com qualidade. Aos 56' e 59', respectivamente, Geovany Quenda e Francisco Trincão enviaram boas bolas para a área e o guarda-redes Michele Di Gregorio teve de intervir.

A Juventus FC não estava a dar tanto trabalho a Rui Silva e era de longe que tentava passar para a frente, como se viu nos dois tiros de Khephren Thuram que acabaram na bancada. Aos 66', Rui Borges mexeu pela primeira vez, tirando Georgios Vagiannidis e Geovany Quenda para colocar Eduardo Quaresma e Geny Catamo. Assim, o lado direito do Sporting CP foi renovado.

Aos poucos, os visitantes foram ganhando algum domínio e começaram a trocar melhor a bola no meio-campo ofensivo, ainda que continuasse a faltar melhores tomadas de decisão no último terço. Para procurar isso mesmo, foi refrescado o posto de ponta-de-lança aos 71': saiu Fotis Ioannidis, entrou Luis Suárez.

O Sporting CP estava melhor nesta fase e Rui Borges esgotou as substituições ao lançar Hidemasa Morita e Alisson Santos (saíram João Simões e Pedro Gonçalves) para os dez minutos finais. Aos 85', foi a vez de Geny Catamo - servido com muita qualidade por Luis Suárez - atirar sem ficar muito longe do poste. Do outro lado, Filip Kostić não fez mais do que oferecer mais uma defesa fácil a Rui Silva.

Nos instantes finais, contudo, foi a Juventus FC quem mais pressionou e ameaçou. O pico desse ímpeto aconteceu já aos 90+2', quando Jonathan David cabeceou para (mais) uma grande defesa de Rui Silva, um dos melhores em campo.

O 1-1 não sofreu alterações e os Leões regressam a Portugal com um ponto na mala.

O Sporting CP vai agora aos Açores para defrontar o CD Santa Clara para a Liga Portugal. O encontro está marcado para as 19h30 (hora local) de sábado, 8 de Novembro, no Estádio de São Miguel.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Georgios Vagiannidis (Eduardo Quaresma, 66'), Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand [C], João Simões (Hidemasa Morita, 82'), Geovany Quenda (Geny Catamo, 66'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Alisson Santos, 82') e Fotis Ioannidis (Luis Suárez, 71').

Foto José Lorvão

Bilhetes esgotados para a deslocação aos Açores

Por Sporting CP
04 Nov, 2025

Partida marcada para sábado, 8 de Novembro

O Sporting Clube de Portugal informa que já não existem bilhetes disponíveis para o jogo da equipa principal de futebol em casa do CD Santa Clara.

Os ingressos voltaram a esgotar, numa clara demonstração do apoio dos Sportinguistas na deslocação.

A partida está agendada para sábado, 8 de Novembro, às 19h30 (hora local) no Estádio de São Miguel, nos Açores.

Foto Sporting CP

Rui Borges: "Não vamos fugir ao que temos sido"

Por Sporting CP
03 Nov, 2025

Sporting CP enfrenta Juventus FC na UEFA Champions League

A quarta jornada da fase de liga da UEFA Champions League reservou à equipa principal de futebol do Sporting CP uma visita a Turim, esta terça-feira (20h00 hora de Portugal continental), para enfrentar a Juventus FC.

Para lançar o duelo, o treinador Rui Borges esteve em conferência de imprensa, já em solo italiano, depois de o avançado Fotis Ioannidis também ter respondido às perguntas dos jornalistas presentes no Juventus Stadium.

Recente mudança de treinador da Juventus FC (Luciano Spalletti)
“É algo que mexe sempre com a equipa, o seu consciente, a atitude e o compromisso. Vão estar muito motivados, é um jogo de Champions e ele é um grande treinador, com peso e história. Em relação ao jogo [triunfo por 1-2 vs. US Cremonese], a equipa manteve o sistema com três centrais, embora com um médio como central pela esquerda, e adaptou um ou outro jogador com características diferentes. Sabemos que este não é o sistema mais usado no passado [por Spalletti], mas vamos estar preparados para o jogo de amanhã. Se mexer no sistema, acredito que também estaremos preparados. Focamo-nos mais naquilo que podemos preparar.”

Abordagem ao jogo
“[Juventus FC] Ainda não perdeu em casa esta época e isso demonstra bem a dificuldade que vamos encontrar. Nós somos o Sporting CP e independentemente da grandeza do adversário, nós também temos a nossa e acredito que nos respeitem. Nós vamos respeitar quem vai estar do outro lado, mas não vamos fugir ao que temos sido. Queremos disputar o jogo, continuar o nosso crescimento e marcar a nossa história na competição.”

A felicidade por orientar o Sporting CP
“Estou muito feliz no Sporting CP. O meu futuro passará por aqui e que seja por muitos anos, seria bom sinal. O que nos trouxe aqui, como equipa técnica, nunca foi a parte financeira. O meu sonho era ser Campeão Nacional. Represento o Sporting CP, sou Campeão Nacional e, por isso, se ficar aqui dez anos serei o treinador mais feliz do mundo. Jamais será o dinheiro a mover-me, independentemente de querer dar uma vida melhor aos meus. O meu sonho foi chegar aqui e ser Campeão Nacional. Felizmente consegui, estou a viver o meu sonho e que assim continue.”

Titularidade para Fotis Ioannidis?
“Às vezes, brinco, porque quem vem à conferência, por vezes, nunca joga. Não sou eu que escolho, é a parte da comunicação. Feliz por poder contar com os dois [avançados]. O Luis estava apenas com uma protecção [durante o treino] apenas e só para prevenção. Não tem qualquer problema, felizmente. Independentemente de quem jogar, qualquer um dará uma boa resposta e até podem jogar os dois. Nunca se sabe.”

Sporting CP nunca venceu em Itália (em 19 jogos)
“Eu acredito sempre. Esta equipa técnica acredita muito independentemente do desafio. Estou muito motivado e feliz por poder defrontar uma grande equipa na melhor competição da Europa. Vai ser um grande jogo. Estamos cada vez melhor na nossa qualidade de jogo, num bom momento, por isso acredito que a equipa vai estar motivada para dar uma boa resposta. Acima de tudo, é desfrutar do jogo e [esse dado] que sirva de mais motivação.”

Elogios de Spalletti a Hjulmand
“É um grande jogador, por isso não me admira nada que o míster diga que é um grande jogador, e que já passou pelo campeonato italiano. Mas não só o Morten, há vários jogadores no Sporting CP com muita qualidade.”

Dúvidas sobre o ‘onze’?
“Por norma, tenho sempre dúvidas até à hora do lanche. Pra já, eles só sabem quem joga uma hora e meia antes do jogo, porque todos têm de estar preparados para jogar.”

Margem de evolução na consistência defensiva?
“Podemos melhorar em todos os aspectos. No aspecto ofensivo podemos fazer ainda mais golos e podemos sofrer que ganhamos na mesma. Nos últimos jogos temos mostrado que temos crescido no nível defensivo. Os golos que sofremos foram de transição, especialmente aqui na Champions, e é algo que temos de melhorar.”

Foto Tiago Matos

Fotis Ioannidis: "Mal podemos esperar por subir ao relvado"

Por Sporting CP
03 Nov, 2025

Avançado grego lançou visita ao reduto da Juventus FC

A equipa principal de futebol já está em Turim, onde defronta às 20h00 (hora de Portugal continental e Madeira) desta terça-feira os italianos da Juventus FC para a quarta jornada da fase de liga da UEFA Champions League, e Fotis Ioannidis fez a antevisão ao duelo.

Em conferência de imprensa esta segunda-feira no Juventus Stadium, palco do encontro, o avançado grego respondeu às perguntas dos jornalistas e lançou o embate com os bianconeri.

Momento da equipa
"Estamos num bom momento de forma. Estamos a melhorar o nosso jogo constantemente. Amanhã vamos ter um jogo grande contra um adversário muito bom. Mal podemos esperar por subir ao relvado, para ser sincero."

Primeiros meses em Portugal
"É tudo muito bom, o Clube está muito bem organizado e todos me receberam muito bem, que é o mais importante. Os treinadores estão comigo em todos os momentos. Estou muito feliz aqui."

Se espera ser titular
"Estou aqui para ajudar a equipa de qualquer maneira. Dou o meu melhor ao longo da semana, treino o máximo que consigo. O treinador decide. Seja como titular ou como suplente utilizado, quero sempre ajudar a equipa."

Registo do Sporting CP em Itália
"Soube ontem que nunca tínhamos ganho em Itália. Porque não amanhã? O nosso objectivo é vencer cada jogo, independentemente do adversário."

Início de época
"Sei até onde posso ir enquanto jogador e o que posso dar ainda mais ao Clube. Não sinto qualquer pressão devido ao que custei. Estou aqui para jogar futebol e ajudar a minha equipa."

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal