Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto José Lorvão

Leão de gala na UEFA Champions League

Por Sporting CP
26 Nov, 2025

Vitória sobre o Club Brugge KV por 3-0

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, os belgas do Club Brugge KV por 3-0 na quinta jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

Com golos de Geovany Quenda e Luis Suárez, na primeira parte, e de Francisco Trincão, na segunda, os Leões foram superiores aos forasteiros e chegaram aos dez pontos na competição, ocupando a oitava posição com três rondas por disputar.

À procura de pontos muito importantes para conseguir o objectivo do apuramento para a fase seguinte, Rui Borges operou uma revolução nos titulares em comparação com o desafio com o AC Marinhense; dos 11, apenas Francisco Trincão continuou. A ele, juntaram-se Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Geovany Quenda e Luis Suárez.

Com o frio a já ser uma evidência que garante a aproximação do Inverno, o duelo começou no Estádio José Alvalade e o primeiro ataque perigoso foi do Sporting CP. Logo aos 3', Maxi Araújo tirou um adversário da frente com um grande gesto técnico e serviu Geovany Quenda, que, ainda fora da área, rematou ao lado.

A trocar bem a bola no meio-campo ofensivo, o conjunto verde e branco mostrava qualidade e confiança, mas tudo podia ter sido em vão aos 9', quando Morten Hjulmand viu o cartão vermelho directo por falta sobre Aleksandar Stanković. No entanto, e depois de recorrer ao VAR, o árbitro o árbitro Tobias Stieler mudou a decisão para apenas admoestar o capitão com o amarelo.

O Club Brugge KV quis, também, começar a disputar o jogo e, aos 14', Christos Tzolis apareceu para finalizar no coração na área, mas o remate foi bloqueado por Ousmane Diomande para canto. O grego voltou a tentar a sua sorte logo a seguir, mas o tiro saiu fraco e sem pontaria.

Do outro lado, Geny Catamo apareceu perto da meia-lua para falhar o alvo e, aos 23', o Sporting CP criou a melhor ocasião até então: após bailar sobre um adversário, Luis Suárez obrigou Nordin Jackers a realizar uma boa defesa.

O bom momento dos visitados traduziu-se em golo logo a seguir e numa grande jogada criada a partir de Rui Silva. A bola apareceu na direita e Geny Catamo fez o que quis do defesa antes de atirar para nova intervenção de Nordin Jackers. Desta vez, contudo, Geovany Quenda apareceu para a recarga à meia-volta, inaugurando o marcador e facturando nesta edição da UEFA Champions League pela primeira vez.

O jovem de 18 anos quis bisar aos 27', mas ficou longe de o conseguir. Ainda assim, e até ao intervalo, só dava Sporting CP contra um Club Brugge KV que desapareceu no restante da primeira parte. Os Leões, por outro lado, foram ficando cada vez mais confortáveis, o que se traduziu em oportunidades e no... 2-0.

Foi aos 31' que Geny Catamo, com fenomenal noção do tempo e do espaço, assistiu Luis Suárez à meia-volta com um grande passe que deixou o colombiano sozinho perante o guardião. Com grande classe, o ponta-de-lança finalizou com sucesso, fez Alvalade voltar a explodir e somou o décimo golo pelo Clube.

Até ao intervalo, a toada não mudou. Contra um adversário adormecido e claramente afectado pelos golos sofridos, o Sporting CP continuou a carregar. Aos 35', por exemplo, Maxi Araújo avançou pela esquerda e atirou cruzado, mas ao lado.

Francisco Trincão, aos 39', ficou perto de (mais) um golaço quando concluiu outra jogada colectiva de grande nível com um remate que passou bem perto do poste. Pouco depois, o internacional português cruzou para Luis Suárez cabecear ao lado.

No final da primeira parte, 2-0 para o Sporting CP.

Era de esperar, naturalmente, uma reacção do Club Brugge KV para o segundo tempo, como ficou provado logo no primeiro minuto, quando Romeo Vermant atirou com perigo contra a malha lateral.

Apesar dessa resposta, o Sporting CP teve, pouco depois, uma ocasião incrível quando Geovany Quenda isolou Luis Suárez e este consegue fintar Nordin Jackers, mas foi incomodado por Hugo Siquet e acabou por acertar no poste.

Mesmo assim, os belgas começaram a subir no terreno e a chegar mais perto da baliza verde e branca. Após um canto, Brandon Mechele cabeceou ao lado e Nicolo Tresoldi, na cara de Rui Silva, só não reduziu por muito pouco. Pelo meio, João Simões deu lugar a Hidemasa Morita.

A noite, essa, era Leonina e foi mesmo o Sporting CP a voltar a marcar a 20 minutos dos 90': Maxi Araújo deu para Geovany Quenda e este procurou devolver ao uruguaio já na área, mas Francisco Trincão foi mais rápido e atirou na direcção do poste mais distante, com a bola acabar no fundo das redes. Foi o oitavo tento na época e o terceiro na UEFA Champions League.

Tal como havia acontecido no primeiro tempo, o golo sofrido voltou a deitar abaixo o Club Brugge KV, que nunca mais conseguiu ameaçar o Sporting CP, que, por outro lado, voltou a estar bastante confortável.

Aos 73', Geny Catamo atirou para defesa de Nordin Jackers e, pouco depois, saiu, assim como Geovany Quenda, e entrara Alisson Santos e Salvador Blopa - em estreia na UEFA Champions League.

O jogo seguiu até ao fim com naturalidade e com alguns momentos de destaque aqui e ali, como o tiro de Iván Fresneda para defesa para canto ou a tentativa de longe de Raphael Onyedika que terminou nas mãos de Rui Silva. Aos 85', Rodrigo Ribeiro e Matheus Reis substituíram Luis Suárez e Maxi Araújo.

O último lance acabou por ser de grande perigo, com Rodrigo Ribeiro a assistir para Salvador Blopa finalizar, mas Nordin Jackers, com coragem, defendeu e impediu o 4-0.

O 3-0 prevaleceu e o Sporting CP conseguiu, com justiça e de forma clara, a terceira vitória na actual edição da prova.

Os Leões voltam a jogar já este domingo, recebendo o CF Estrela da Amadora às 18h00 para a Liga Portugal. Para a UEFA Champions League o regresso acontece a 9 de Dezembro, com uma deslocação ao terreno dos alemães do FC Bayern München.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 85'), Morten Hjulmand [C], João Simões (Hidemasa Morita, 63'), Geny Catamo (Alisson Santos, 75'), Francisco Trincão, Geovany Quenda (Salvador Blopa, 75') e Luis Suárez (Rodrigo Ribeiro, 85').

Foto João Pedro Morais

Rui Borges: "Vitória é importante"

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Técnico deixou rasgados elogios ao Club Brugge KV, que os Leões recebem amanhã (20h00)

Na antevisão ao duelo com o Club Brugge KV, a contar para a 5.ª jornada da fase de liga da UEFA Champions League (esta quarta-feira, às 20h00), Rui Borges destacou o respeito pelo adversário, relativizou o caráter decisivo da partida e sublinhou que o Sporting CP está preparado para se superiorizar em casa e continuar a somar pontos na prova.

Pressão de vencer
"A pressão é diária. Estamos num grande Clube e são jogadores habituados a essa pressão. Todos eles têm uma ambição enorme, uma vontade de conquista muito grande independentemente do adversário.  Neste caso concreto, e nesta competição, qualquer jogo é difícil e o favoritismo é repartido, porque as dificuldades serão de parte a parte. Como disse o Iván [Fresneda], resta-nos focar no jogo de amanhã, porque tudo o resto será consequência do que fizermos com o Club Brugge KV, da nossa capacidade de nos superiorizarmos a uma grande equipa e conquistar os três pontos."

Contas para o apuramento e presença de Francisco Trincão na sala
"O [Francisco] Trincão sabe bem a confiança que tem da equipa técnica e do seu treinador. Tem crescido imenso, está a fazer uma grande época, se calhar a melhor, e fico feliz por isso. Acreditamos que temos algum mérito nesse sentido, mas sinto-o focado todos os dias, independentemente da renovação, que acredito que se chegará a bom porto. Nos próximos anos, continuará a espalhar magia nos campos portugueses e estrangeiros, felizmente.

Quanto ao jogo, a vitória é importante, fazemos dez pontos, mas não sei se chegará ou não: a época passada alcançámos o play-off com 11. É subjectivo. Vamos focar naquilo que controlamos e depois logo vemos: temos mais três jogos para disputar, nos quais a equipa estará motivada para defrontar grandes equipas. Faremos belíssimos jogos, não tenho dúvidas disso, e vamos arrecadar mais pontos ainda. No fim da fase de liga, veremos do que fomos capazes de fazer para ir atrás de um objectivo nosso."

Jogo-chave para o percurso europeu
"Não é um jogo-chave. Faltam quatro jornadas e faremos pontos. É um jogo importante porque é em nossa casa, mas o Club Brugge KV é uma grande equipa, não menos do que o Paris Saint-Germain ou o FC Bayern München, e o ano passado o Sporting CP não os conseguiu vencer. 

Tem uma imagem desportiva semelhante à do Sporting CP, sempre à procura de jovens para valorizar, por isso é uma equipa com muito valor individual e colectivo. Tem jogadores muito bons ofensivamente, e que podem criar estragos a qualquer momento, num rasgo individual, como o Christos Tzolis, o [Carlos] Forbs, o [Hans] Vanaken. Por isso, é uma equipa muito boa, muito dinâmica no processo ofensivo. Podemos ter tendência a identificá-la como uma equipa de ataque rápido, mas tem, no seu campeonato, mais de 60% de percentagem de posse de bola, e isso diz bem da qualidade da equipa."

Confronto entre o FC Barcelona e o Club Brugge KV (3-3)
"Ter defrontado o FC Barcelona jogando em contra-ataque demonstra, ainda mais, a capacidade do seu colectivo de estar ligado a todos os momentos de jogo. Não são bons apenas na posse, no jogo mais organizado, mas também em transição. É uma equipa com qualidade para os dois momentos e isso só engrandece o adversário que vamos defrontar.

Já falei dos avançados, mas os médios também são muito bons tecnicamente, e no seu processo é uma equipa muito dinâmica, tem muita variabilidade e dificulta a vida ao adversário na procura de anular os seus pontos fortes. É uma grande equipa, campeã por seis vezes nos últimos dez anos, e está na UEFA Champions League com todo o mérito."

Sporting CP marca e sofre sempre na UEFA Champions League
"É algo que temos de analisar enquanto equipa técnica. De que forma sofremos os golos, de que forma os fazemos, e tentar ser o Sporting CP que somos sempre: dominantes, equilibrados, com bola e qualidade de jogo. Temos demonstrado isso na UEFA Champions League, mesmo fora de portas, mas estamos numa competição onde temos de falhar menos, onde temos de estar mais concentrados durante mais tempo, e a equipa tem tido esse crescimento e noção. Esses pequenos erros fazem parte do crescimento e da adaptação à exigência Champions. Sobretudo, devemos valorizar o que a equipa tem sido capaz de demonstrar nesses quatro jogos de Liga dos Campeões."

Deslocação aos Açores para a Taça de Portugal
"É sorteio. Jogo difícil, como qualquer outro, e temos de estar preparados para dar essa resposta."

Momento de forma de Hidemasa Morita
"Naquilo que transparece para nós, está feliz no seu dia a dia, tem crescido imenso, percebeu aquilo em que tinha de melhorar no aspecto físico e está cada vez mais preparado para dar resposta. É um jogador que admiro imenso, foi o jogador que mais me surpreendeu quando joguei contra, e sempre o disse. desde que aqui cheguei. É alguém que admiro muito como jogador e pessoa, tem uma cultura muito própria, grande personalidade e carácter. Não tenho dúvidas de que será muito importante no decorrer da época."

Fase intensa da temporada, maior propensão a lesões
"Estou tranquilo, porque há coisas que não controlamos e as lesões fazem parte do desporto. Temos de estar preparados para dar resposta, temos de olhar para o plantel e planear a época desde o início dela. Internamente, temos de fazer análises, porque há jogadores mais propícios a ter lesões, mas as lesões traumáticas não as controlamos, mesmo fazendo gestão. Essa temo-la feito muito bem. Não temos tido muitas lesões musculares, que são aquelas que podem ditar o desenrolar da época. Nunca me queixei das lesões, nem o ano passado quando fomos campeões e joguei com mais de metade da equipa B, e não me vou queixar agora. Faz parte e temos é de arranjar soluções."

Foto João Pedro Morais

Iván Fresneda: "Temos de pensar jogo a jogo"

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Espanhol na antevisão ao encontro com o Club Brugge KV, desta quarta-feira (20h00)

Antes do duelo frente ao Club Brugge KV, Iván Fresneda destacou a importância de encarar cada encontro na da UEFA Champions League com máxima concentração, elogiou o papel de Rui Borges na sua evolução e mostrou confiança na capacidade do Sporting Clube de Portugal de ultrapassar o desafio belga. 

Recorde-se que esta quarta-feira, às 20h00, a equipa principal de futebol dos Leões recebe o Club Brugge KV em jogo da 5.ª jornada da fase de Liga da prova europeia.

A importância de vencer o Club Brugge KV
"Este jogo é muito importante, como já foram os anteriores na UEFA Champions League. Temos de ir jogo a jogo e pensar primeiro no de amanhã."

Pressão ou responsabilidade adicional
"Os jogos de UEFA Champions League são sempre muito complicados, com equipas de alto nível, e o jogo de amanhã tem o mesmo grau de dificuldade que terão os seguintes e que tiveram aqueles que já fizemos. O importante é ganhar amanhã e, depois, pensar no resto."

A continuidade no Sporting CP e a influência de Rui Borges
"Tanto o mister como o seu staff técnico foram fundamentais para continuar no Sporting CP. Deram-me a oportunidade de me mostrar como jogador, consegui evoluir muito na época passada e nesta também, e acho que ainda tenho muito mais para oferecer ao Clube. Quero agradecer ao mister Rui Borges e à sua equipa."

Valia do Club Brugge dos seus jogadores
"O Club Brugge KV tem uma táctica muito parecida à nossa, mas isso não é um problema para nós. É algo que conhecemos.

Em relação ao [Christos] Tzolis, quer jogue eu ou o [Georgios] Vagiannidis, temos de estar muito concentrados porque eles têm muitos bons jogadores. Vai ser um jogo muito complicado para nós e temos de estar muito fortes."

Diferenças entre jogar em linha de quatro ou de três e a adaptação ao sistema defensivo
"Jogando com quatro, actuo como lateral-direito e, jogando a três, tenho de jogar mais como central também. O mais importante é conseguirmos adaptarmo-nos, dependendo do jogo, e eu como lateral já me adaptei a esse esquema táctico [linha de três]. É uma questão de adaptação apenas."

Foto José Lorvão

Venda de bilhetes exclusivamente online para o dérbi

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Ingressos a 31€ para o jogo da Liga Portugal

O Sporting Clube de Portugal informa que se iniciará às 16h00 de quinta-feira, 27 de Novembro, a venda de bilhetes para a deslocação da equipa principal de futebol ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

13.ª JORNADA DA LIGA PORTUGAL
SL BENFICA vs. SPORTING CP
5 DE DEZEMBRO (SEXTA-FEIRA) ÀS 20H15

Uma vez mais, os Sócios espalhados por Portugal e pelo Mundo podem garantir os seus bilhetes de uma forma rápida, cómoda e eficaz, sem terem de se deslocar às bilheteiras do Estádio José Alvalade, num processo de clara melhoria do serviço prestado aos Associados, especialmente àqueles que não residem em Lisboa.

A venda (aqui) será exclusiva a Sócios do Sporting CP com o seguinte critério de venda:

Lion Seat com Gamebox 22 anos
27 de Novembro - quinta-feira das 16h00 às 16h59

Lion Seat com Gamebox 16 - 21 anos
27 de Novembro - quinta-feira das 17h00 às 17h59

Lion Seat com Gamebox 8 - 15 anos
27 de Novembro - quinta-feira das 18h00 às 18h59

Lion Seat com Gamebox 1 - 7 anos
27 de Novembro - quinta-feira das 19h00 às 19h59

Lion Seat sem Gamebox
27 de Novembro - quinta-feira das 20h00 às 09h59

Sócios com Gamebox 22 anos
28 de Novembro - sexta-feira das 10h00 às 11h59

Sócios com Gamebox 17 - 21 anos
28 de Novembro - sexta-feira das 12h00 às 13h59

Sócios com Gamebox 13 - 16 anos
28 de Novembro - sexta-feira das 14h00 às 17h29

Sócios com Gamebox 9 - 12 anos
28 de Novembro - sexta-feira das 17h30 às 19h29

Sócios com Gamebox 4 - 8 anos
28 de Novembro – sexta-feira das 19h30 às 9h59

Sócios com Gamebox 1 - 3 anos
29 de Novembro – sábado das 10h00 às 11h59

Sócios sem Gamebox
29 de Novembro – sábado a partir das 12h00

Cada cartão de Sócio válido com a quota mínima de Outubro de 2025 permite a compra de um bilhete ao preço unitário de 31€ para a zona indicada a verde (ver imagem abaixo), sendo que a plataforma aceita no mesmo processo de compra até quatro números de Sócio.

Contamos com o teu apoio, em todos os momentos e em todo o lado!

Foto José Lorvão

Deslocação aos Açores para a Taça de Portugal

Por Sporting CP
25 Nov, 2025

Sporting CP visita CD Santa Clara nos 'oitavos'

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai visitar o CD Santa Clara, nos Açores, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Em caso de triunfo, os actuais detentores da Taça de Portugal vão defrontar o emblema que ganhar no confronto Vitória SC vs. AFS, ditou o sorteio realizado esta terça-feira na Cidade do Futebol.

O CD Santa Clara vs. Sporting CP e os restantes jogos dos oitavos-de-final vão acontecer entre 16 e 18 de Dezembro, sendo os 'quartos' entre 11 e 15 de Janeiro de 2026.

Foto Isabel Silva

Olhos postos na UEFA Champions League

Por Sporting CP
24 Nov, 2025

Preparação iniciada para receber o Club Brugge KV

De volta ao trabalho, a equipa principal de futebol do Sporting CP arrancou, esta segunda-feira, o trabalho de preparação para o embate com os belgas do Club Brugge KV, referente à quinta jornada da fase de liga da UEFA Champions League.

A grande novidade no treino orientado por Rui Borges foi a inclusão de João Simões, que está de volta após lesão.

Amanhã, terça-feira, o plantel verde e branco volta a treinar na Academia Cristiano Ronaldo pelas 10h30, sendo que os primeiros 15 minutos serão abertos à imprensa. Mais tarde, às 19h00, a conferência de imprensa de antevisão ao jogo europeu terá lugar no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.

Sporting CP e Club Brugge KV têm encontro marcado para as 20h00 desta quarta-feira.

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Dou uma nota muito positiva à equipa"

Por Sporting CP
22 Nov, 2025

Técnico analisou a vitória frente ao AC Marinhense (3-0)

Após carimbar a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, Rui Borges esteve presente no Auditório Artur Agostinho e fez, perante os jornalistas, uma análise à vitória por 3-0 diante do AC Marinhense. 

Análise à partida
"Dou uma nota muito positiva pela seriedade, humildade, entrega e calma que tivemos. Uma primeira parte mais intensa, com bola, e uma segunda parte mais lenta, mas onde fomos sérios nas transições. Estes jogos acabam por ser perigosos, porque podemos deixar a equipa adversária atacar em contra-ataque, mas mantivemo-nos sempre sérios, e exigentes uns com os outros, até ao fim.

Muito honestamente, fiquei contente com a prestação de todos. Há detalhes, individuais, onde os jogadores, que estão em processo de melhorias, têm noção dessas valias que precisam de trabalhar. Fiquei muito feliz com toda a equipa, mantiveram-se todos ligados e sérios. Triste só porque o Rodrigo [Ribeiro] não fez golo. Fez um belíssimo jogo e tive pena que não tenha tido a sorte de marcar, porque merecia estrear-se também nesse capítulo."

Crescimento de Rodrigo Ribeiro
"É um miúdo que tem tido um crescimento enorme e acho que pode jogar como avançado e atrás do avançado. É refinado, um predestinado em termos técnicos, toma boas e diferentes decisões.

É muito focado e, por isso, jogou na frente, quando na equipa B tem jogado noutra posição - aquela onde treina na equipa A. Esta foi a conversa que tivemos com ele no início da época: às vezes, os miúdos querem dar um passo à frente em relação ao seu momento. O Rodrigo apareceu muito cedo. A Segunda Liga vai dar-lhe mais competências, exige-lhe outras coisas.

Costumo dizer que só controlo 20% do rendimento da equipa, porque o restante são tomadas de decisão individuais e colectivas. E mais do que ele ir para a Primeira Liga, ter 200 minutos, precisou de perceber que sendo jogador do Sporting CP, é melhor jogar 2000 minutos na equipa B, ter golos e crescer. E esse crescimento natural, contínuo, vai proporcionar-lhe coisas que o treino não dá. 

Os miúdos têm de perceber isso, ele percebeu, e para o ano possivelmente é olhado de outra forma, interna e externamente. Por isso é que disse que fiquei triste por ele não ter feito golo: tem tido uma capacidade enorme de aprender, de ler o jogo, e isso deixa-me feliz."

Recuperação dos jogadores lesionados
"O Zeno [Debast] está dentro do período esperado para a sua recuperação. Ainda poderá demorar algum tempo e não acredito que vá estar nos próximos jogos. O João [Simões] acredito e espero que esteja pronto para o jogo com o Club Brugge KV. Ficou de fora sobretudo por prevenção."

Palavra ao técnico do AC Marinhense
"A única coisa que disse ao Renato Sousa é que aproveite. Às vezes, é nestes momentos que fazemos as nossas oportunidades. Corra atrás do seu sonho, como o Rui Borges lá atrás correu. Há muitos técnicos à procura dessa brecha de oportunidade e ele teve-a. A sua equipa esteve bastante comprometida, bastante organizada, por mérito seu. Espero que tenha muita sorte. A sorte dá trabalho e é esse que ditará o seu futuro."

Francisco Trincão
"Foi poupado na Selecção, por isso não fazia sentido não ser opção. Estava bem, fresco, queria jogar, esteve sério - às vezes os jogadores mais virtuosos podem entrar em excessos  - mas foi uma solução e ainda bem que ainda bem que a tivemos. Fez dois golos que muito mereceu, tem feito grandes jogos e tem-lhe faltado apenas essa sequência.

Obviamente, respeito a opção do Seleccionador, é o meu Seleccionador e vou apoiá-lo a 100% sempre, porque sou português. Não vou meter-me nas suas decisões, porque a justiça é muito relativa. A Selecção tem grandes jogadores, jogam todos eles em grandes clubes, é difícil escolher 11 e deixar outros 11 de fora, todos titulares nos seus clubes e com qualidade acima da média. Fico feliz por vê-lo na selecção, como ao Pedro Gonçalves, ao Rui Silva, opções mais regulares, ou ao Geovany Quenda e ao João Simões, que também poderão estar... até o [Ricardo] Mangas, que acredito que pode lá chegar e ser solução. Trabalhamos para meter cada vez mais jogadores na nossa Selecção." 

Recurso aos jogadores mais jovens
"Se não acreditasse que são capazes de dar resposta a qualquer momento, nem sequer nestes jogos os colocaria a jogar. Revejo muita qualidade em todos eles, têm dado uma resposta muito boa na equipa B e têm-nos passado essa confiança a nível individual . O Salvador Blopa hoje fez mais uma assistência, na Taça da Liga já todos tinham dado uma boa resposta também. O Blopa deu-nos mis uma demonstração muito boa da sua capacidade perante uma equipa de bloco baixo, tirou muitos cruzamentos com muita qualidade, por isso correspondeu às expectativas, como todos. O Flávio [Gonçalves] é diferenciado e vamos socorrer-nos deles, com o tempo, não apenas nas Taças mas noutras competições também.

Dentro daquele que é o plano imediato, vão provavelmente continuar a trabalhar connosco, podem ser importantes tendo em conta as baixas que temos. São jogadores para os quais olhamos com uma boa perspectiva futura e nos quais acreditamos muito. Quando tiverem de dar resposta na equipa A vão dar, e quando assim não for estarão no seu habitat natural, que é a equipa B. Eles sabem que não podem descurar o seu trabalho e talvez por isso é que têm sido chamados mais vezes."

Objectivos pessoais
"Estou a viver o meu sonho, estou onde quero. Se ficasse aqui dez anos, era o treinador mais feliz do mundo e vou continuar a lutar por ganhar troféus. É isso que este grande Clube exige. O sonho somos nós quem o fazemos e vamos correr atrás deles. Continuo a querer ganhar a Taça da Liga e a Supertaça, que ainda não ganhei. São troféus que vou procurar conquistar, para termos um crescimento enquanto equipa técnica. Eu sou o líder e dou a cara, mas quem está por detrás de mim trabalha imenso e é muito importante. Se estou aqui, é a eles que o devo e ainda temos muito por conquistar."

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Leões nos oitavos à boleia de Francisco Trincão

Por Sporting CP
22 Nov, 2025

Sporting CP venceu o AC Marinhense por 3-0, com um bis do português e golo de Luis Suárez

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu ao final da tarde deste sábado o AC Marinhense por 3-0, carimbando assim o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Num jogo onde o técnico Rui Borges deu naturalmente espaço à juventude, foi o Leão - maduro, sério e eficaz - a rugir mais alto, perante a resposta possível da formação que milita no Campeonato de Portugal.

Ainda antes do apito inicial, e com o Estádio José Alvalade bem composto, os 35.002 Sportinguistas presentes prestaram uma sentida homenagem a Júlio Rendeiro, com um forte aplauso a anteceder e a fechar o minuto de silêncio em memória do antigo hoquista e dirigente Leonino.

Celebrado o legado, em campo abriu-se espaço ao sangue novo: Rodrigo Ribeiro e Salvador Blopa assumiram a titularidade, e João Virgínia, Matheus Reis, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas, Georgios Vagiannidis, Giorgi Kochorashvili, Hidemasa Morita e Alisson Santos também foram chamados ao onze inicial verde e branco. Relativamente ao encontro frente ao CD Santa Clara, o último disputado pela equipa, só Francisco Trincão ‘sobreviveu’ à gestão promovida pelo técnico, que apostou assim numa equipa quase nova para esta quarta ronda da prova rainha.

E o jogo começou morno, em contraste com as baixas temperaturas que se começaram a fazer sentir nas bancadas. Com a bola trocada maioritariamente a meio-campo, o Sporting CP aproximou-se pela primeira vez com algum perigo da baliza de Ohoulo Framelin à passagem dos seis minutos, após uma veloz incursão de Alisson Santos pela esquerda. O camisola 27 cruzou, mas Rodrigo Ribeiro não conseguiu dar o melhor seguimento à jogada. Instantes depois, Francisco Trincão, a meter da direita para dentro, tentou também alvejar a baliza, mas o remate, em força, passou por cima da trave alvinegra.

Aos 12 minutos, o internacional português repetiu o movimento, obrigando desta feita o guardião visitante a uma apertada defesa para a frente. Não apareceu ninguém para a segunda bola e, na resposta, João Vieira aproveitou o espaço para rematar de muito longe, sem qualquer perigo, à baliza de João Virgínia.

O Sporting CP começou a ‘apertar’ e as oportunidades foram-se sucedendo: primeiro, aos 16 minutos, Rodrigo Ribeiro apareceu solto na área, após boa desmarcação de Hidemasa Morita, e rematou para uma boa mancha de Ohoulo Framelin, que desviou o esférico pela linha de fundo. Na sequência do canto, Georgios Vagiannidis saltou mais alto do que tudo e todos e cabeceou, por cima da trave. Aos 19’, Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili também tentaram a sua sorte, mas a bola foi-se perdendo no emaranhado de pernas da defensiva do AC Marinhense. Um minuto depois, foi novamente Rodrigo Ribeiro, com uma finta de corpo a deixar para trás dois adversários, a rematar à figura do guardião adversário.

Sem conseguir ultrapassar o bloco defensivo baixo do conjunto da Marinha Grande, o Sporting CP foi insistindo, circulando o esférico com paciência, e aos 29 minutos foi recompensado. Giorgi Kochorashvili descobriu Salvador Blopa na direita e serviu o jovem extremo, que galgou até à linha final e cruzou com precisão para Francisco Trincão. O médio, com uma entrada de rompante na área, cabeceou para o fundo das redes e desbloqueou a igualdade.   

Um golpe da experiência, que oito minutos depois Francisco Trincão repetiu, desta feita com um golo de pura inspiração e talento. De frente para a baliza, recebeu um passe vertical de Eduardo Quaresma, encheu o pé e fez o 2-0 com uma bomba a aninhar-se no canto superior direito da baliza do AC Marinhense.

Os visitantes ainda tentaram reagir, aos 39’, com Filipe Oliveira a subir pelo meio e a rematar sem perigo para João Virgínia, mas o Sporting CP impôs com naturalidade o seu estatuto e esteve perto do 3-0 por várias ocasiões: Rodrigo Ribeiro tentou o desvio de calcanhar, Alisson Santos acertou na barra aos 42’ e na sobra Salvador Blopa também rematou, mas ao lado. Já perto do intervalo, Rodrigo Ribeiro marcaria mesmo, mas o tento do avançado foi anulado por posição irregular.

No primeiro minuto da compensação, tempo e espaço para João Virgínia dar um ar da sua graça: Ricardo Matias rematou do meio da rua e o guardião do Sporting CP desviou com a luva para canto. Do outro lado, Ohoulo Framelin também brilhou, esticando-se para negar novamente o golo a Rodrigo Ribeiro, e ainda viu Giorgi Kochorashvili rematar em jeito, a centímetros da trave da sua baliza.

Ao intervalo, o Sporting CP vencia justa e merecidamente por 2-0, com controlo total do jogo e a fazer o suficiente no aspecto ofensivo para almejar a números mais expressivos no decorrer do segundo tempo. E regressou dos balneários disposto a aumentar rapidamente a diferença, não fosse mais uma excelente intervenção de Ohoulo Framelin, que fechou a sua baliza e negou um belo golo a Alisson Santos, logo aos 48 minutos. O brasileiro apareceu no coração da área e disparou com o pé esquerdo, mas não conseguiu superar o guardião alvinegro.

A imprimir uma toada menos intensa nesta fase da partida, os Leões geriram a posse sem tirar da cartola nenhum lance com selo de golo. Já o AC Marinhense foi expedito a aproveitar um erro defensivo do Sporting CP para testar os reflexos de João Virgínia: Rayan Santos recuperou a bola e rematou ao canto inferior esquerdo da baliza, mas não bateu o português, que se esticou e defendeu sem dificuldades.

Aos 59 minutos, um lance caricato podia ter dado o 3-0: após um alívio curto para Ohoulo Framelin, o camaronês saiu da área e tentou afastar a bola, mas Rodrigo Ribeiro esticou o pé e o ressalto passou a milímetros do poste visitante.

Com 25 minutos por disputar, Rui Borges fez as primeiras mudanças no tabuleiro de jogo: retirou Alisson Santos, Francisco Trincão e Rodrigo Ribeiro e lançou Geovany Quenda, Flávio Gonçalves – em estreia absoluta na competição - e Luis Suárez. E o Sporting CP continuou dominante, mas sem construir grandes situações para aumentar a vantagem: aos 74’, Matheus Reis e Hidemasa Morita dispuseram de boas oportunidades, mas os remates de um e outro terminaram na bancada.

Quem não desperdiçou foi Luis Suárez, que marcou o seu nono golo na temporada e o primeiro na prova rainha: aos 81 minutos, o colombiano apareceu no sítio certo, à boca da baliza, e só precisou de encostar para o 3-0. após um passe cirúrgico de Geovany Quenda no corredor esquerdo. Um tento vindo do banco para sentenciar definitivamente a partida.

Logo depois, Rui Borges substituiu Georgios Vagiannidis e Salvador Blopa e deu minutos a Iván Fresneda e Geny Catamo. Foi já em superioridade numérica que o Sporting CP encarou os instantes finais da partida: o AC Marinhense, com as substituições esgotadas, defendeu-se com dez homens e muita honra, após Brahima Diallo sair em claras dificuldades físicas.

Já em modo gestão, os Leões ainda podiam ter feito o 4-0 no último lance da partida: Geny Catamo meteu da direita para dentro e rematou em arco, com jeito e igual força, mas a bola passou a rasar o ferro e o árbitro apitou para o final da partida. O Sporting CP segue assim em frente na Taça de Portugal e conhecerá o adversário da próxima ronda na terça-feira, 25 de Novembro, às 14:30.

Sporting CP: João Virgínia [GR], Matheus Reis [C], Hidemasa Morita, Georgios Vagiannidis (Iván Fresneda, 83’), Giorgi Kochorashvili, Francisco Trincão (Flávio Gonçalves, 67’), Alisson Santos (Geovany Quenda, 66’), Rodrigo Ribeiro (Luis Suárez, 67’), Salvador Blopa (Geny Catamo, 83’), Eduardo Quaresma e Ricardo Mangas. Treinador: Rui Borges.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal