Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Eficácia Leonina reforça liderança isolada

Por Sporting CP
05 Mar, 2024

Sub-23 superiorizam-se em casa do FC Famalicão (1-3)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do FC Famalicão vencer por 1-3, esta terça-feira, na jornada nove do apuramento de campeão da Liga Revelação. Com este resultado, os Leões reforçam a liderança isolada da tabela e aumentam para quatro pontos a vantagem em relação ao segundo lugar (ainda que tenham mais um jogo).

O duelo entre os dois primeiros classificados (e também as duas defesas menos batidas desta fase) ficou marcado pelo equilíbrio e pelas poucas oportunidades de golo criadas de parte a parte. Mais eficaz, o Sporting CP chegou ao 0-2 e, apesar de o rival ter reduzido ainda na primeira parte e ter ficado perto do empate na segunda, o golo do 1-3 desfez todas as dúvidas e selou o triunfo.

A turma de Alvalade subiu ao relvado com quatro alterações no onze - destaque para a estreia absoluta do guardião de 17 anos Diogo Clara -, num jogo em que não podia ter pedido melhor entrada. Logo aos três minutos, após excelente jogada construída desde trás, Ewandro Santos recebeu na esquerda e cruzou atrasado para o capitão Rafael Besugo, que abriu a contagem.

Num primeiro tempo muito disputado, mas com poucas situações flagrantes de golo para ambos os lados, o Sporting CP revelou-se mais objectivo a atacar e eficaz a finalizar, chegando ao 0-2 à passagem dos 22 minutos. Rodrigo Marquês aproveitou um mau atraso da defesa contrária, recuperou a bola e ficou na cara do golo, atirando para o fundo da baliza com toda a frieza.

Apesar disso, os minhotos, que também atravessavam uma excelente fase e não perdiam há seis partidas, não se foram abaixo, subiram no terreno e conseguiram responder. Já perto do intervalo, aos 40 minutos, João Neto reduziu a desvantagem para os homens da casa com um remate de fora da áreasem hipótese para Diogo Clara, deixando tudo em aberto para o que restava.

No regresso dos balneários, apesar de a primeira equipa a rematar ter sido o Sporting CP, por Henrique Arreiol, o FC Famalicão entrou determinado em restabelecer a igualdade e podia tê-lo feito em duas ocasiões. Na primeira, o central Lucas Taibo foi decisivo ao cortar a bola praticamente em cima da linha, e na segunda o remate passou ligeiramente ao lado do poste.

Ainda assim, mais uma vez, a eficácia na finalização voltou a fazer toda a diferença aos 76 minutos, com os Leões a chegarem ao 1-3. Após uma má saída de bola dos famalicenses, Rodrigo Marquês fintou três adversários e, com toda a classe do Mundo, bisou na partida. Foi o sétimo golo em seis duelos nos sub-23 do avançado, que subiu assim à liderança dos artilheiros desta fase.

Logo a seguir, o recém-entrado Luís Gomes teve uma grande oportunidade e podia ter ‘matado’ desde logo o encontro, mas permitiu a defesa do guarda-redes. Do outro lado, o FC Famalicão também ameaçou numa bola que atravessou toda a pequena área mas não sofreu o desvio final, pelo que o resultado já não voltou a sofrer alterações, confirmando-se o triunfo Leonino.

Com este resultado, os Leões dão continuidade ao melhor momento da época e elevam para oito o número de partidas consecutivas sem perder (seis vitórias). O desafio que se segue está agendado para a próxima terça-feira, dia 12, frente ao CF Estrela da Amadora.

Onze do Sporting CP: Diogo Clara [GR], Gonçalo Braga, Pedro Silva, Lucas Taibo, José Silva, Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C], Tiago Parente, Adam Arvelo, Ewandro Santos e Rodrigo Marquês.