Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dérbi sorri aos da casa

Por Sporting CP
06 Abr, 2024

Sporting CP derrotado na Luz

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste sábado, frente ao SL Benfica por 94-70 em jogo da 19.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Frente-a-frente o segundo e o terceiro classificados na Luz para o último dérbi nesta fase da prova. Na primeira volta o Sporting CP tinha vencido no João Rocha, num jogo que teve prolongamento e resultado em aberto até ao final (91-88), desta vez venceu o SL Benfica.

O Sporting CP ainda se está a habituar a jogar sem Ron Curry – um dos jogadores mais influentes da equipa Leonina até à lesão sofrida há semanas – e sabia que ia encontrar várias dificuldades na Luz, desde logo porque o SL Benfica tem mais opções para rodar e estes jogos são sempre muito desgastantes.

Isso viu-se com o desenrolar do jogo.

A jogar em casa, a equipa encarnada abriu logo as hostes com um afundanço e começou assim na frente, mas a resposta Leonina não tardou e, fruto do equilíbrio, o marcador esteve sempre muito equilibrado no primeiro período.

A equipa encarnada valeu-se de dois triplos nos minutos iniciais, vendo depois Diogo Ventura também marcar de lançamento exterior e empatar (12-12) - depois de um empate anterior a nove - e passar a seguir para a frente, com mais dois pontos.

O Sporting CP colocou-se assim, pela primeira vez, em vantagem, mas o marcador foi sempre balançando. A distância foi estando sempre entre dois e três pontos, com o SL Benfica a liderar mais vezes e a fechar em 21-20.

Já o segundo período foi bem diferente, com o Sporting CP a desperdiçar muito e o SL Benfica a conseguir distanciar-se. Para isso valeu logo um parcial de 6-0 a abrir (27-20), ainda que o os Leões tenham consigo encurtar a desvantagem e entrar nos segundos cinco minutos a três pontos (29-26).

Ainda assim, os encarnados voltaram a fazer um parcial de 6-0 (35-26) e a abrir uma diferença de nove pontos. O Sporting CP reagiu com um triplo de Marcus LoVett Jr, mas o SL Benfica esteve mais eficaz e foi para o intervalo com 10 pontos de vantagem: 46-36 (25-16).

A tarefa adivinhava-se assim mais complicada para os comandados de Pedro Nuno Monteiro na segunda metade do jogo e foi complicando-se ainda mais, uma vez que as dinâmicas de ambas as equipas se mantiveram e o SL Benfica foi estando melhor. A meio do terceiro período, a formação da casa vencia por 57-43 e ainda conseguiu aumentar a vantagem para 17 pontos.

O resultado já era penalizador para os Leões e, nos últimos quatro minutos, ainda perderam Eddy Ekyor por lesão. O camisola 3 Leonina, além do que dá ao jogo, era o segundo melhor marcador verde e branco nessa altura – oito pontos. Uma baixa importante para o que faltava jogar.

Ainda assim, nessa altura, o Sporting CP já esboçava a recuperação no marcador e chegou a estar a nove pontos de distância, mas, à entrada para o último minuto, o SL Benfica voltou a converter mais um triplo.

Nos últimos segundos, mais um contratempo para os Leões, com a expulsão de Mike Moore e o período a fechar com 25-20 (71-56).

O quarto período começou, por isso, com o vencedor quase decidido, e o Sporting CP ficou com mais uma baixa: Temidayo Yussuf também foi expulso e, numa altura de grande desgaste, Pedro Nuno Monteiro viu-se a não poder rodar muito mais a equipa.

Fruto disso, a margem do SL Benfica foi aumentando, mas o Sporting CP tentou sempre responder apesar das muitas dificuldades. O período fechou com 23-14.

Resultado demasiado pesado para os Leões, que podem assim perder o terceiro lugar da tabela no decorrer desta jornada. Na próxima ronda, a antepenúltima desta fase, o Sporting CP recebe o CP Esgueira.