Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Regresso a casa e às vitórias com solidez

Por Sporting CP
13 Abr, 2024

Exibição e vitória seguras frente ao CP Esgueira (88-73)

No Pavilhão João Rocha, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o CP Esgueira por 88-73, este sábado à tarde, no jogo da 20.ª e antepenúltima jornada da fase regular da Liga.

Foi de forma sólida que os Leões de Pedro Nuno Monteiro assumiram a frente do marcador e ao longo do jogo souberam controlar o actual décimo classificado. Além disso, na luta pelo topo da tabela, este regresso às vitórias do Sporting CP (34 pontos) serviu também para aproveitar as derrotas do líder FC Porto (36) e da UD Oliveirense (34) nesta jornada, onde o SL Benfica (34) ainda vai jogar.

Para enfrentar um conjunto aveirense a lutar pela manutenção, mas moralizado por uma vitória diante da AD Ovarense (85-82) na jornada anterior, Pedro Nuno Monteiro, do lado Leonino, apostou em Temidayo Yussuf, Mike Moore, Diogo Ventura, Marvin Clark Jr e André Cruz no cinco inicial – e com o poste Eddie Ekiyor a juntar-se ao restante contingente de lesionados, os jovens Denis Cherepenko e Salvador Gomes fizeram parte da ficha de jogo.

Com um ritmo alto costa-a-costa e cestos de parte a parte, Sporting CP e CP Esgueira digladiaram-se de forma muito aberta inicialmente, com os ataques a levarem sempre a melhor sobre as defesas (10-10).

Depois, o polivalente Clark começou a afirmar-se nos lançamentos e Yussuf fez o mesmo no jogo das tabelas, catapultando os Leões para a liderança (22-14) através de um parcial de 9-0. Os comandados de Pedro Nuno Monteiro impuseram a sua superioridade nesta parte final do primeiro período - boa entrada do base Litos Cardoso - e saíram a vencer por uma diferença de dez pontos (25-15).

A seguir, a equipa de Aveiro ainda se reaproximou no reatamento do jogo (28-22), mas Clark manteve-se muito eficaz nos triplos - mais dois - e voltaria a marcar as distâncias, aumentada de seguida graças a três lances livres de Litos Cardoso (37-24).

Neste segundo quarto, apesar de momentos mais erráticos e algumas paragens, o Sporting CP nunca cedeu na liderança, sempre pautada acima dos dez pontos de diferença. No entanto, essa regra rompeu-se no último lance antes do intervalo, quando Mike Fofana, ex-Leão, encestou um triplo e fixou o 48-39 após os primeiros 20 minutos.

Nesta altura, com 18 pontos marcados, Marvin Clark já era um claro destaque individual no encontro (acabou com 21), bem como André Cruz, com seis ressaltos (acabou com nove).

Já a abrir o terceiro período, mais um triplo de Clark - sairia, pouco depois, limitado fisicamente - e outro de Mike Moore deram o melhor tónico aos Leões, que voltaram a disparar no marcador como nunca até então (60-41).

O jogo voltaria a subir de ritmo apenas na recta final deste período – pouco produtivo (parcial de 16-15) e com claras melhorias do lado do CP Esgueira, que soube aproveitar a maior ineficácia Leonina e reduziu a desvantagem para metade (64-54), acalentando as esperanças visitantes para os derradeiros dez minutos.

Por sua vez, a turma de Alvalade deu a resposta que se impunha logo no arranque do último período (79-62) e manteve-se, de pedra e cal, na liderança. Aqui, emergiu novamente Yussuf em zonas interiores para ajudar a fazer a diferença – totalizou 14 pontos, dez ressaltos e cinco assistências -, bem como Litos Cardoso, sempre pronto a oferecer dinamismo ao jogo Leonino (88-70).

Já dentro do último minuto, com o regresso às vitórias perto de ser assegurado por 88-73, Pedro Nuno Monteiro ainda lançou o jovem Salvador Gomes para dentro de campo.

Assim, aproveitada a jornada em termos pontuais perante a concorrência no topo da tabela, o Sporting CP tem agora no horizonte um jogo importante nesta recta final da fase regular da Liga: uma visita ao Dragão Arena para enfrentar o FC Porto.

Sporting CP: Temidayo Yussuf (16), Mike Moore (10), Litos Cardoso (13), Marko Loncovic (3), Denis Cherepenko, Diogo Ventura [C] (10), Marvin Clark Jr (21), Salvador Gomes, Diogo Araújo (6), André Cruz (9).