Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Rumo aos play-offs da Liga no primeiro lugar

Por Sporting CP
26 Abr, 2024

Fim da fase regular selado com triunfo perante a AD Fundão (2-1)

No Pavilhão João Rocha, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu a AD Fundão por 2-1, esta sexta-feira à noite, no jogo da 22.ª e última jornada da fase regular da Liga.

Os Leões de Nuno Dias só dependiam de si e cumpriram a tarefa com sucesso: dominaram, sobretudo na primeira parte, onde marcaram na sequência de duas bolas paradas (Hugo Neves e Diogo Santos) e, assim, garantiram a liderança nesta primeira fase, totalizando 59 pontos – mais cinco que o SC Braga - e arrebatando também o melhor registo defensivo (35 sofridos) da prova.

Assim, os Tricampeões Nacionais encerraram esta primeira fase invictos no Pavilhão João Rocha e vão contar com a vantagem do factor casa também nos play-offs – fruto do primeiro lugar conquistado.

Para enfrentar uma AD Fundão já com a manutenção e o décimo lugar assegurados, Nuno Dias, treinador verde e branco, apostou num cinco inicial composto por Henrique Rafagnin, João Matos, Alex Merlim, Taynan e Anton Sokolov. Foi um Sporting CP de tracção à frente a apresentar-se desde início, como é habitual, mas depois de Sokolov ter falhado um desvio ao segundo poste na primeira oportunidade, a AD Fundão deixou um aviso num rápido contra-ataque.

Já ao quinto minuto, os Leões passaram mesmo para a frente do marcador. Numa reposição lateral que surpreendeu os visitantes, Wesley assistiu com precisão para a entrada e conclusão - de primeira e à boca da baliza - de Hugo Neves, que assinou o 1-0.

Com rotação constante nas suas ‘peças’, o Sporting CP continuou a mandar na quadra, controlando a AD Fundão e criando oportunidades com frequência – tudo se desenrolou essencialmente na metade defensiva do emblema beirão durante este primeiro tempo. Apesar das ameaças, faltou melhor definição e pontaria para demover a organização visitante e dilatar a vantagem.

Seria a pouco mais de dez segundos do intervalo que a turma de Alvalade finalmente concretizou as suas intenções – e novamente à boleia de uma bola parada. Taynan passou sobre a bola, Merlim colocou um passe em direcção à linha final, passando ao lado da barreira, onde encontrou isolado Diogo Santos, que empurrou de forma simples e eficaz para o fundo das redes.

A toada de superioridade verde e branca teve continuidade no reatamento do encontro, com o pivô Hugo Neves a ameaçar logo com uma bola no poste. Enquanto os Leões, com Henrique mais subido, iam procurando mais caminhos para a baliza de Obina, o apoio Sportinguista nas bancadas era incansável.

Já em cima da meia hora de jogo, Pedro Marques protagonizou uma arrancada perigosa rumo à baliza do Sporting CP, mas Wesley apareceu na hora certa e evitou o pior. Ainda assim, a AD Fundão reduziu para 2-1 pouco depois com um ‘chapéu’ de Pedro Marques, que roubou a bola perto do meio-campo e mostrou pontaria dali para superar o adiantamento de Henrique.

Na resposta verde e branca, Hugo Neves e Pauleta atiraram desenquadrado, mas foi mais veemente o aviso deixado pelos visitantes: lançado em profundidade, Meira acertou na trave.

Apesar destes instantes mais repartidos numa partida que se tornou mais errática de parte a parte na recta final, já nada mudou no resultado - Pany Varela ainda dispôs de um cara-a-cara com Juan Pinheiro, mas sem sucesso na finalização.

Nona jornada consecutiva a ganhar e primeiro lugar garantido nesta fase pela quarta temporada consecutiva – a última vez que os Leões não acabaram na liderança foi em 2018/2019. Nos play-offs, que se iniciam no próximo mês, o Sporting CP vai enfrentar - à melhor de três jogos - o oitavo classificado, um lugar ainda em aberto.

Antes disso, no entanto, alinha-se no horizonte Leonino outro objectivo: a final-four da UEFA Futsal Champions League, disputada em Yerevan, na Arménia. Os Leões de Nuno Dias entram em cena a 3 de Maio, frente ao FC Barcelona, no jogo das meias-finais.

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Diogo Santos, Hugo Neves, Wesley, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Rafa Félix, Pany Varela, Tiago Macedo, Guilherme Cintra [GR], Alex Merlim, Taynan, Henrique Rafagnin [GR]