Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas vencem dérbi com garra e eficácia

Por Sporting CP
14 Abr, 2024

3-1 frente ao SL Benfica com golos de Brittany Raphino, Joana Martins e Olivia Smith

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, o SL Benfica por 3-1 em jogo da 19.ª jornada do Campeonato Nacional, encurtando para dois a distância pontual para o primeiro lugar.

Para este dérbi, Mariana Cabral apostou de início em Hannah Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Fátima Dutra, Alícia Correia, Brenda Pérez, Joana Martins, Olivia Smith, Jacynta Gala, Diana Silva e Brittany Raphino.

As Leoas entraram com sinal mais sobre o SL Benfica e focadas na baliza, com Diana Silva e Olivia Smith a combinarem bem na direita, com a última a entregar para Brittany Raphino levar perigo à baliza encarnada.

Um lance repetido um par de vezes com a formação encarnada a responder depois e Marie Alidou a levar a bola ao ferro da baliza verde e branca. O SL Benfica esteve assim mais perto de inaugurar o marcador e foi crescendo com o desenrolar do jogo.

Assim, foi-se assistindo desde o início a um jogo muito vivo e com várias situações de finalização, com Hannah Seabert a negar o golo ao SL Benfica em duas ocasiões quase seguidas, primeiro a Kika Nazareth e depois a Marie Alidou, e o Sporting CP a chegar ao golo, à entrada para os 30 minutos.

Olivia Smith desde a direita colocou a bola em zona central, Carole Costa tentou cortar, mas a bola chegou a Brittany Raphino que correu para a área, aguentou a pressão de Laís Araújo e finalizou na cara da guardiã encarnada. O lance ainda mereceu a análise do VAR, sendo validado a seguir.

As Leoas colocaram-se assim em vantagem, chegando ao 2-0 já no tempo-extra, depois de quinze minutos mais ‘mornos’. Insistência Leonina na área, com Brittany Raphino a atrasar para Joana Martins, sem qualquer marcação, finalizar de primeira e dar maior conforto no marcador ao Sporting CP, instantes antes do intervalo.

No regresso dos balneários esperava-se, obviamente, mexidas na formação encarnada para dar a volta ao resultado e foi o que aconteceu, com Filipa Patão a fazer duas alterações. Já Mariana Cabral deixou tudo na mesma.

As mexidas surtiram efeito com o SL Benfica a entrar mais agressivo e a ganhar logo um livre em cima da linha lateral da área, após falta de Fátima Dutra sobre Nycole Raysla. Laís Araújo ainda marcou ao segundo poste, após Lúcia Alves converter o livre, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.

Ainda assim, o 1-2 aconteceu quase logo de seguida. Ana Borges travou Nycole Raysla em falta na área e, no frente-a-frente com Hannah Seabert, Carole Costa levou a melhor. A guarda-redes Leonina ainda adivinhou o lado, mas não conseguiu impedir o tento encarnado.

O SL Benfica conseguiu assim reduzir e mostrou-se melhor nos minutos que se seguiram, voltando a marcar mais um, já depois de Ana Capeta ter entrado para o lugar de Jacynta Gala, mas o golo não foi validado. Jéssica Silva, que tinha entrado após o intervalo, viu o golo ser-lhe anulado por mau posicionamento de uma companheira de equipa, que impediu a visibilidade de Hannah Seabert.

O Sporting CP reagiu depois com um par de avisos até chegar ao 3-1 e até valeu a pena a espera porque foi um golaço de Olivia Smith. Andrea Norheim colocou longo desde a direita, a canadiense disparou nas costas de uma adversária, amorteceu de cabeça e encheu o pé para finalizar à entrada da área.

Um golo importante para as Leoas voltarem a ganhar conforto no marcador, aos 74 minutos, numa altura em que o SL Benfica ameaçava empatar e em que o jogo se tornava mais físico e faltoso, mas sem nunca perder a qualidade.

Minutos depois, Mariana Cabral voltou a mexer e apostou em Cláudia Neto, saindo Diana Silva, e a seguir ainda fez entrar Mariana Rosa e Carolina Santiago para os lugares Olívia Smith e Fátima Dutra.

Entre essas substituições houve mais duas oportunidades de golo, uma para cada lado - Kika Nazareth atirou ao ferro e do outro lado Olivia Smith fez a bola sair ao lado da baliza encarnada, após um remate em jeito – e depois disso ainda houve mais, com o dérbi a mostrar-se intenso até ao final, mas o marcador não voltou a mexer.

O Sporting CP e o SL Benfica voltam a ver-se já no próximo domingo, novamente em Alcochete, desta vez para disputar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. O encontro está marcado para as 17h15 e a equipa encarnada entrará em vantagem (1-0 na primeira mão).