Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Tudo em aberto nas ‘meias’ da Taça de Portugal

Por Sporting CP
31 Mar, 2024

Leoas perdem com o SL Benfica mas seguem vivas para a segunda mão (1-0)

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SL Benfica no Seixal por 1-0, este domingo, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Apesar deste resultado, a turma de Alvalade deixa tudo em aberto para a segunda mão da eliminatória, que será disputada a 21 de Abril no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

No primeiro de três dérbis consecutivos entre as duas equipas, em pleno domingo de Páscoa, as Leoas até criaram as melhores ocasiões da primeira parte, mas chegaram ao intervalo a perder. No segundo tempo, que teve pouca história e muitas paragens, o Sporting CP lutou para anular a desvantagem, mas não viu o esforço ser recompensado.

Sem poder contar com as lesionadas Fátima Dutra, Fátima Pinto e Maiara Niehues, além de Gabriela Vinhas e Catarina Potra, que estão ao serviço da selecção sub-19, a treinadora Mariana Cabral repetiu o onze utilizado na última partida, diante FC Famalicão, para a Liga. 

As jogadoras das duas equipas entraram em campo juntas para assinalar a campanha ‘Futebol para Todos’ contra a discriminação, por ocasião do 110.º aniversário da Federação Portuguesa de Futebol, numa partida que arrancou com ascendente encarnado. A turma da casa teve mais bola no período inicial, mas a defesa Leonina mostrou-se sempre sólida.

Concluídos os primeiros 15 minutos, em que o SL Benfica exerceu uma pressão muito alta, o Sporting CP conseguiu libertar-se aos poucos e equilibrou o tabuleiro, criando a primeira grande oportunidade do duelo. Brittany Raphino recuperou o esférico no ‘miolo’, lançou Olivia Smith e esta atirou ligeiramente por cima da barra, ficando muito perto de um golaço.

A partir daí, viram-se duas equipas muito encaixadas e sem conseguirem criar grandes desequilíbrios, num ritmo algo morno. Os lances mais perigosos nesta fase foram um par de remates das benfiquistas facilmente resolvidos por Hannah Sebaert, bem como um cabeceamento da Sportinguista Ana Capeta, que acabou por sair à figura de Lena Pauels.

Aos 33 minutos, o SL Benfica acabou por chegar à vantagem. Na sequência de um canto, Hannah Seabert ainda travou o primeiro cabeceamento, mas não impediu a recarga de Carole Costa. Ainda assim, a reacção Leonina foi imediata, com Olivia Smith a aparecer isolada na cara da guardiã das águias, que impediu o empate com uma defesa para o poste.

Até ao intervalo, o Sporting CP procurou o golo, ensaiando um par de cruzamentos que por muito pouco não encontraram o desvio certeiro, mas não conseguiu anular a desvantagem.

No regresso para a segunda parte, que começou animada com bons desenhos ofensivos das duas equipas – e o Sporting CP a aproveitar a velocidade de Brittany Raphino e Olivia Smith -, Mariana Cabral foi obrigada a mexer. Andreia Bravo lesionou-se sozinha e deixou o relvado em ombros, com visíveis dificuldades, sendo então substituída por Mariana Rosa.

Apesar de mais aberto, o jogo acabou por não trazer grandes ocasiões para qualquer um dos lados. O ritmo era algo baixo, em boa parte graças às constantes paragens por faltas ou substituições, o que fez com que a segunda parte tivesse pouca história durante largos minutos. Pelo meio, Mariana Rosa também foi obrigada a sair após um violento choque.

Depois de já ter lançado Maísa Correia, Mariana Cabral fez entrar também Jacynta Gala e Rita Fontemanha para a recta final, mas a verdade é que os últimos minutos revelaram um SL Benfica por cima. As encarnadas criaram três boas oportunidades para marcar, mas Hannah Seabert respondeu sempre à altura e segurou a desvantagem mínima no placard.

A segunda mão será jogada no dia 21 de Abril, em Alcochete, com o Sporting CP a precisar de vencer por mais do que um golo para carimbar o passaporte para o Jamor. Antes disso, segue-se uma paragem de duas semanas para os compromissos internacionais, com o regresso à acção marcado para 14 de Abril, também frente ao SL Benfica, mas para a Liga.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Ana Borges [C], Andrea Norheim, Alícia Correia, Andreia Bravo (Mariana Rosa, 55’, Rita Fontemanha, 83’), Brenda Pérez, Joana Martins, Diana Silva (Jacynta Gala, 83’), Olivia Smith (Maísa Correia, 70’), Ana Capeta e Brittany Raphino.