Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

João Lopes: "Os jogadores são bastante disciplinados"

Por Sporting CP
06 Abr, 2020

Nutricionista da equipa de futebol revela as indicações dadas ao plantel

João Lopes, nutricionista que acompanha diariamente a equipa principal do Sporting Clube de Portugal, revelou algumas das indicações alimentares dadas ao plantel orientado por Rúben Amorim que, à semelhança dos restantes habitantes em território nacional, encontra-se em isolamento social.

“Adoptámos algumas estratégias que passam pela pesagem regular, o estabelecimento de planos nutricionais adequados e apoio no que diz respeito às compras. Fornecemos também receitas aos atletas para tentar dinamizar um pouco a sua alimentação. Além disso, tentamos perceber, em conjunto com os preparadores físicos, se existem necessidades que têm de ser cumpridas conforme o treino que devem realizar em casa. Para esse efeito, recorremos aos nossos parceiros de nutrição com refeições produzidas de acordo com as necessidades de cada jogador ou mesmo com alguma suplementação que possa ser necessária”, começou por dizer.

Apesar de admitir que “grandes restrições podem funcionar inversamente, comprometendo o sistema o sistema imunitário e os objectivos dos atletas”, João Lopes lembra que, ainda assim, é necessário resistir à tentação.  

“A vontade de petiscar pode surgir meia hora após uma refeição completa. Tendo isso em conta, fornecemos aos jogadores estratégias no sentido de combater estas situações, seja através de snacks saudáveis ou de suplementação. Um iogurte ou lacticínios, produtos com alto teor de proteína, ou uma gelatina sem açúcar, não perturbam o balanço total de calorias diárias”, contou.

Com o regresso aos treinos e à competição a ser, para já, uma incógnita, o nutricionista assegura que não é necessário “adoptar estratégias drásticas, até porque, por norma, os jogadores do Sporting Clube de Portugal são bastante disciplinados no aspecto alimentar”. “Nessa altura (do regresso), faremos todas as avaliações necessárias para perceber o estado actual dos atletas e trabalhar a partir daí”, referiu.