Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Vai ser um jogo com uma dificuldade maior"

Por Sporting CP
30 Out, 2025

Sporting CP recebe FC Alverca às 20h15 desta sexta-feira

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h15 desta sexta-feira, o FC Alverca para a décima jornada da Liga Portugal e Rui Borges fez a antevisão ao encontro.

O treinador Leonino respondeu, esta quinta-feira, às perguntas dos jornalistas na Academia Cristiano Ronaldo.

Antevisão ao jogo
"Vai ser um jogo diferente [do de terça-feira]. Com mudanças de parte a parte, jogadores e características diferentes, outras dinâmicas. A história vai ser outra, assim como a motivação e o foco. Acredito que será um jogo com uma dificuldade maior, não tenho dúvidas disso, mas a equipa que entrar amanhã vai estar com a mesma energia de quem jogou na terça-feira. Estou super confiante na resposta que a equipa dará."

Equipa titular
"Todos já foram titulares, por isso não sei o que é o onze base. Tivemos de gerir o jogo da Taça da Liga de outra forma, mas para amanhã vamos perceber quem está mais preparado para entrar de início. Quem tem entrado no decorrer dos jogos tem dado uma resposta fantástica. Dentro das escolhas, estou tranquilo com quem jogar. Claro que vão haver mudanças. Estou confiante com qualquer jogador que entre amanhã."

Pontas-de-lança
"O Fotis [Ioannidis] chegou mais tarde e entrou numa fase em que já estávamos no início das competições. Tem-se adaptado à equipa e aos colegas, tem crescido imenso e o grupo reconhece muito a qualidade dele, assim como a do Luis [Suárez]. O Luis tem dado resposta, assim como o Fotis, que está super ligado. Está feliz, sabe que está em crescimento e que vai ter as suas oportunidades. O Luis sabe que tem ali alguém que também pode jogar. Os dois têm dado resposta. São diferentes num ou noutro comportamento. O Fotis dá-nos mais profundidade, o Luis dá-nos mais jogo de apoio. São dois grandes jogadores e felizmente temos os dois do nosso lado."

Salvador Blopa
"Hoje treinou com a equipa B. É um jogador com um potencial enorme e que terá um futuro risonho. Está a crescer, tem conseguido evoluir no patamar da equipa B. Se calhar não esperava, mas de repente é titular da equipa B e jogou na equipa principal. Aconteceu tudo muito depressa. Olho para ele e parece-me muito equilibrado, muito focado. Tem de continuar a dar resposta no seu escalão para ter mais oportunidades na equipa principal. Agarrou esta última e correspondeu quando nem achava que ia jogar e tinha apenas o sonho de entrar."

Mercado de Janeiro
"Não me passa pela cabeça. A melhor resposta foi o jogo de terça-feira. Os miúdos estão aí para ajudar e dar resposta. Não é por acaso que o Sporting CP é um dos melhores do mundo na formação."

Integração dos jovens na equipa principal
"O contexto [de terça-feira] foi favorável. É importante que os miúdos sejam sustentados por jogadores maduros e que já estão aqui há algum tempo. Apesar de tudo, tínhamos uma equipa com jogadores internacionais. Mesmo o Geovany Quenda, que é um miúdo, é maduro e tem muitos jogos com a equipa principal. Os miúdos estavam rodeados de maturidade e estatuto a nível nacional e internacional, o que foi importante. A formação já vem desde trás, não é só comigo, e tem dado frutos. Não quer dizer que saiam daqui dez Cristianos Ronaldos, mas vamos detectar os jogadores com maior capacidade para os desenvolvermos e prepararmos para a exigência da equipa principal. É bom ter a equipa B num contexto de maior dificuldade e ter ainda os sub-23. Antigamente, passava-se dos juniores para os seniores e a diferença era abismal. Se calhar, morreram, no sentido desportivo, centenas de grandes jogadores. Hoje, não. De repente, temos miúdos de 17 anos a jogar sub-23, o que os faz dar um passo à frente. Depois, os clubes e os treinadores têm de ter a coragem de dar oportunidades. No nosso caso, corresponderam e temos de continuar assim. Tiveram a oportunidade porque a merecem, assim como no ano passado."

Gestão da equipa e de expectativas
"Azia [de quem não joga] vai haver sempre e faz parte. É normal, mas têm de a transportar para, quando jogarem, deixem o treinador a pensar em coisas diferentes. Tenho a sorte de ter um grupo que reconhece muita qualidade nos outros. Não há o ego que existe em muitos clubes e que dificulta o trabalho dos treinadores. No Sporting CP, respeitam-se todos uns aos outros e isso é importante. Ajuda-me muito a controlar as azias. Eles percebem que é importante darem resposta e eu também tenho de perceber a rotação de um ou outro jogador. Ninguém está à espera de ser titularíssimo. Acredito que a equipa de amanhã vai estar ligada porque quem jogou na terça deu uma grande resposta e não querem ficar abaixo disso."

Rayan Lucas
"Tem dado uma resposta fantástica. É jogador da equipa B, mas treina connosco todos os dias. É internacional sub-20 brasileiro, o que diz muito da qualidade dele. Tem condições muito boas para ser um grande jogador. Ainda se está a adaptar e tem vícios de futebol de formação brasileiro, mas aos poucos tem melhorado. Quando se conseguir adaptar totalmente à exigência e à forma de jogar da Europa e de Portugal, tem um potencial enorme. Tem capacidade técnica, física e atlética. Pode ter um futuro muito bom que pode passar pelo Sporting CP. É um bom menino, muito humilde, tranquilo, gosta de ouvir, aceita, respeita muito os colegas. Percebe que, aos poucos, vai melhorar."