Chuva de golos na despedida de Alcochete
11 Jun, 2023
Sub-17 goleiam SCU Torreense no último jogo da temporada em casa (11-2)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal goleou o SCU Torreense por 11-2, este domingo, na 17.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Os Leões mantêm-se assim no segundo lugar agora com 40 pontos, apenas menos três do que o SL Benfica, que lidera com 43 quando falta disputar só mais uma ronda da competição.
Vinda de três triunfos consecutivos, a formação de José João apresentou-se em Alcochete para defrontar o oitavo classificado, que já tinha batido na primeira volta por 0-4, com o treinador José João a promover uma autêntica revolução no onze com sete alterações nas escolhas iniciais.
Os Leões não podiam ter pedido melhor entrada na partida, pois aos 15 minutos já venciam por 3-0. Aos 4’, João Infante inaugurou o marcador na primeira ocasião criada, bisando depois aos 7’ com um belo disparo em arco (passou a somar 16 golos esta época). Por fim, Rafael Camacho aumentou ainda mais a vantagem com um remate rasteiro do meio da rua, que deu alguma tranquilidade ao conjunto verde e branco.
Apesar de nunca ter tirado o pé do acelerador, e de ter criado oportunidades para dilatar a margem por intermédio de Mamadu Queta, que obrigou o guarda-redes a aplicar-se, e de João Infante, que ficou aos centímetros do hat-trick, os visitantes conseguiram responder e, em apenas quatro minutos, entre os 34’ e os 37’, facturaram em duas ocasiões, reduzindo para 3-2.
Logo de seguida, José João mexeu pela primeira vez ao lançar Konstantin Nikitenko por troca com Mamadu Queta, sendo que apesar de novamente reaberto, devido à proximidade no resultado, o encontro já não trouxe mais lances dignos de registo até ser atingido o intervalo.
No regresso dos balneários, a história repetiu-se. Isto porque em escassos três minutos, entre os 47’ e 49’, o Sporting CP marcou mais duas vezes. Primeiro por Gabriel Silva, que apareceu isolado após um passe a rasgar de Rafael Camacho, e depois num auto-golo de Guilherme Luz, que falhou o corte ao cruzamento de João Infante e marcou na própria baliza, estabelecendo o 5-2.
Novamente confortável no marcador, à meia hora de jogo José João voltou a trocar algumas peças, apostando nas entradas de Rayhan Momade, Manuel Kissanga e Geovany Quenda. Logo a seguir, o Sporting CP fez mais dois golos, por Gabriel Silva, que bisou aos 69 minutos após receber no peito, e por João Simões, aos 72’, após passe de calcanhar de Rafael Camacho (7-2).
Na recta final, ainda se viram mais quatro golos. Aos 79’, Gabriel Silva completou o hat-trick, chegando aos 15 remates certeiros na temporada, aos 83’ foi a vez de Rafael Camacho também fazer o bis, na recarga a um primeiro remate ao poste de Manuel Kissanga, aos 87’ o recém-entrado Afonso Vitorino estreou-se a marcar, e Ivanildo Mendes fixou depois o resultado aos 88’.
Os Leões, que são agora detentores do melhor ataque da fase de apuramento de Campeão Nacional, com um total de 59 golos marcados, despedem-se de 2022/2023 no próximo domingo, dia 18 de Junho, em casa do SC Braga, naquela que será a derradeira jornada da competição.
Sporting CP: David Ivanov [GR], Mamadu Queta (Konstantin Nikitenko, 39’), Francisco Machado, Afonso Lee, Denilson Santos (Rayhan Momade, 60’), Ivanildo Mendes, João Infante (Manuel Kissanga, 60’), João Simões [C] (Afonso Vitorino, 76’), Gabriel Silva, Rafael Camacho e Telmo Coimbra (Geovany Quenda, 60’).