Equipa feminina de sub-15 arrancou a época
08 Set, 2024
Jovens Leoas orientadas por Jorge Fernandes visitaram o Estádio José Alvalade e o Museu
A equipa sub-15 de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal já se apresentou ao trabalho para a temporada 2024/2025, com o primeiro contacto entre equipa técnica, jogadoras e os pais das atletas, no sempre apetecido palco do Estádio José Alvalade, com uma visita pelas instalações do recinto Leonino e ao Museu Sporting.
“Nunca tínhamos visto, ficámos maravilhadas. Ver pela primeira vez é sempre giro e acho que todas gostámos da experiência, que é diferente. Tive muita curiosidade de ver os troféus antigos, as camisolas autografadas, a taça da conquista da Liga e espero um dia levar um troféu para o Museu”, referiu a média Maria Cunha, de 14 anos - já fez uma pré-época nas sub-19 -, aos meios de comunicação do Clube.
O treinador desta equipa é Jorge Fernandes, que está entusiasmado por mais uma temporada a orientar as jovens atletas e muito grato pela oportunidade de orientar esta equipa de sub-15, na quarta temporada de Leão ao peito.
“Tem sido um percurso muito enriquecedor, o Sporting CP é uma instituição que claramente aposta na formação dos recursos humanos. Nós, como treinadores, temos crescido muito, quer pela ligação que temos ao futebol masculino através de formações partilhadas pelos dois lados, quer pela forte aposta em que os treinadores estudem e apostem na formação. Tem sido um caminho muito enriquecedor, tenho-me desenvolvido muito como treinador, e as oportunidades que o Sporting CP dá passam muito por nós arriscarmos, errarmos e aprendermos”.
Para 2024/2025, a ideia é, como sempre, bem clara, referiu o líder técnico das Leoas. “Vamos conseguir desenvolver todas individualmente dentro daquilo que é um colectivo e que é a equipa. O mais importante é desenvolver e fazer crescer a jogadora Sporting CP. O projecto tem crescido bastante, cada vez temos mais jogadoras de diferentes sítios do país e isso é muito interessante. Vê-se um grande interesse do Sporting CP em que exista uma continuidade por parte daquilo que são os recursos humanos, dos treinadores, e isso obviamente facilita o trabalho, o processo, e ajuda muito naquilo que é o crescimento do treinador e das jogadoras”, detalhou.
A equipa feminina de sub-15 vai competir numa prova masculina – o distrital de sub-14 -, cenário que o técnico vinca ser muito desafiante. “Jogamos praticamente sempre com equipas 100% masculinas, é um contexto que desafia muito a jogadora Sporting CP e faz parte crescer no desconforto para amanhã, quando vestir a camisola da equipa A, a jogadora estar mais do que confortável e com um sorriso na cara”, considerou.
Maria Cunha tem aprendido muito no Sporting CP e partilhou alguns conselhos que mais lhe ficaram transmitidos por jogadoras mais velhas. “Nunca duvidar de mim, ter confiança nas minhas acções e acreditar no meu potencial”, enumerou, manifestando confiança numa temporada muito positiva do plantel de que faz parte, com palavras de satisfação por ter como treinador Jorge Fernandes: “É um treinador muito bom, sempre nos transmitiu confiança e calma a jogar, tem ideias muito claras do jogo. A expectativa é muito alta, sinto que vai correr bem. Temos um plantel unido e muito forte”.
A mesma expectativa é a do treinador Leonino. “Para esta época a expectativa é de muito esforço, dedicação e devoção. A glória, no fim, é analisarmos o que foi o crescimento da jogadora Sporting CP, os passos que foi dando para se tornar uma excelente pessoa, uma excelente aluna e uma excelente jogadora, porque a escola deve andar sempre de braço dado com o futebol. Passa muito por fazer crescer a jogadora Sporting CP dentro daquilo que é o nosso modelo centrado na jogadora. O desenvolvimento e crescimento delas será sempre o mais importante”, concluiu.