Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Raça de Leão leva decisão para a ‘negra’

Por Sporting CP
09 Jun, 2024

​Leões batem FC Porto e forçam quinto jogo nas meias-finais (4-2)

Decisões adiadas! A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o FC Porto por 4-1, no quarto jogo das meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional, empatando a eliminatória à melhor de cinco (2-2) e forçando assim a ‘negra’ – que será disputada já esta quarta-feira no Dragão Arena.

No regresso ao Pavilhão João Rocha, que esteve bem composto, os Leões estavam obrigados a ganhar para impedirem a passagem dos dragões à final, objectivo que cumpriram com uma exibição de qualidade. Depois de chegarem ao intervalo na frente por 3-1, aguentaram com todo o mérito a reacção portista no segundo tempo e venceram com justiça.

A partida arrancou intensa, com os ataques a sucederem-se a toda a velocidade para os dois lados, ainda que o Sporting CP se tenha mostrado mais perigoso. A turma de Alvalade - sem Facundo Bridge – somou vários remates prometedores nos minutos inaugurais, apesar de Ângelo Girão também ter sido obrigado a aplicar-se.

No entanto, depois das ameaças, chegou mesmo o golo do 1-0. Aos seis minutos, Gonzalo Romero não perdoou e bateu Xavi Malián de grande penalidade, com uma forte stickada, abrindo o marcador. Pouco depois, Alessandro Verona ficou muito perto de fazer o segundo do meio da rua, e Romero do bis, mas não tiveram sucesso.

Seguiu-se um período quase sem balizas, com as equipas a travarem vários duelos, mas a criarem poucas ocasiões – à excepção de uma muito perigosa de Matías Platero. No entanto, o Sporting CP foi novamente mais eficaz e, aos 16 minutos, Rafa Bessa fez o 2-0 num grande remate ao ângulo que deixou Malián sem reacção.

Numa primeira parte com claro ascendente verde e branco – ainda que com Girão a ser importante na baliza -, os Leões voltaram a marcar aos 23 minutos por João Souto, que assinou o 3-0 após recuperar a bola e tabelar com Gonzalo Romero. Apesar disso, a apenas sete segundos do intervalo, Gonçalo Alves reduziu para 3-1.

No regresso para a segunda metade, o equilíbrio foi palavra de ordem, com as duas equipas em busca do golo através de sucessivas transições rápidas. Desta feita, o Sporting CP, que já tinha sete faltas cometidas contra apenas três do adversário, viu o FC Porto conseguir voltar a aproximar-se aos 33 minutos, por intermédio de Rafa.

Ora, apesar da reacção visitante, os Leões não se ressentiram e foi precisamente num contra-ataque que chegaram ao 4-2. Aos 37 minutos, Ferran Font percorreu toda a pista em velocidade, fintou dois adversários e concluiu com sucesso uma jogada de levantar as bancadas, devolvendo a vantagem de dois ao Sporting CP para delírio dos adeptos.

A partir daí, as defesas e os guarda-redes das duas equipas assumiram-se como os principais destaques da partida, ao fecharem os caminhos para as balizas. Nos minutos finais, o Sporting CP preferiu segurar o resultado, como é natural, e foi conseguindo resistir à décima falta, estratégia que surtiu efeito e confirmou o merecido triunfo por 4-2.

Com este resultado, os Leões empatam a eliminatória 2-2 e vão agora discutir o acesso à final no quinto e decisivo jogo esta quarta-feira, dia 12, no Dragão Arena.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Henrique Magalhães, Gonzalo Romero, Rafael Bessa e Alessandro Verona; Zé Diogo [GR], Ferran Font, Matías Platero, João Souto e Toni Pérez.