Noite de festa no Bessa
27 Abr, 2025
Sporting CP goleia Boavista FC por 0-5
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e goleou, este domingo, o Boavista FC por 0-5 na 31.ª jornada da Liga Portugal. Viktor Gyökeres, com um póquer, e Maxi Araújo fizeram os golos.
Com uma enorme onda verde na cidade do Porto, com muitos milhares de Sportinguistas presentes para apoiar os Leões desde a recepção apoteótica ao autocarro até à presença bem audível e em massa no aquecimento e ao longo do desafio, o conjunto de Rui Borges sentiu-se em casa e conseguiu mais um importante triunfo.
O técnico operou três alterações no onze inicial, com as entradas de Eduardo Quaresma, Geny Catamo e Maxi Araújo para os lugares de Jeremiah St. Juste, Iván Fresneda e Matheus Reis. No banco de suplentes, Hidemasa Morita estava de regresso depois de mais de um mês ausente por lesão.
Cumprido um minuto de silêncio pela morte do Papa Francisco, o Sporting CP sentiu-se embalado pelo espectáculo sem igual nas bancadas e criou a primeira jogada de perigo logo aos dois minutos, quando Francisco Trincão rematou para boa defesa de Tomáš Vaclík.
Não foi preciso esperar muito até ao 0-1: logo aos seis minutos, Maxi Araújo recuperou a posse e trabalhou muito bem na esquerda antes de assistir Viktor Gyökeres, que não desperdiçou na pequena área. Grande explosão de alegria num Bessa verde e branco.
O Boavista FC respondeu através de Reisinho, que cabeceou com a bola ainda a tocar na barra de Rui Silva, mas era o Sporting CP quem estava por cima e a continuar a ameaçar. De bicicleta, Viktor Gyökeres obrigou Tomáš Vaclík a trabalhar. O guarda-redes somou mais uma intervenção aos 16', agora perante Francisco Trincão.
Viktor Gyökeres voltou à carga, desta vez de livre directo, e Pedro Gonçalves também tentou facturar, mas ambos falharam o alvo. Aos 33', uma ocasião mais flagrante quando Francisco Trincão cruzou e o ponta-de-lança sueco cabeceou ligeiramente ao lado.
O ímpeto do Sporting CP baixou ligeiramente para os minutos finais da primeira parte, ainda que sempre com o controlo do jogo, mas isso não impediu o 0-2, concretizado já em tempo de compensação.
Foi Morten Hjulmand a recuperar a bola e a dar para Francisco Trincão, que lançou Viktor Gyökeres na velocidade e profundidade. O avançado, bem ao seu estilo, fez o que quis de Abascal e rematou forte para o fundo das redes. Novo momento de festa no Bessa e 50 golos para o nórdico de Leão ao peito em 2024/2025.
Para a segunda parte, Geovany Quenda substituiu Pedro Gonçalves e chegou aos 50 jogos pela equipa principal, sendo o mais jovem de sempre a consegui-lo. O jovem de 17 anos entrou bem e rematou logo aos 48', mas Tomáš Vaclík defendeu.
Dois minutos depois, o 0-3, novamente por Viktor Gyökeres: nova bela jogada colectiva e mais uma assistência de Francisco Trincão, com o avançado a aparecer pela direita e a rematar por entre as pernas do guardião para o hat-trick.
O Sporting CP estava imparável e fez o 0-4 apenas sete minutos depois, quando Viktor Gyökeres foi lançado na velocidade, atirou para defesa de Tomáš Vaclík e Maxi Araújo, na recarga, finalizou com sucesso. O Bessa, mais uma vez, ao rubro.
O Boavista FC pouco mais conseguiu fazer do que um cabeceamento de Róbert Boženík para fora e o jogo prosseguiu com naturalidade e bem menos ritmo, ainda que o Sporting CP tenha continuado a ser, sempre, a equipa mais próxima de voltar a marcar.
Ousmane Diomande atirou ao lado, Geny Catamo deu mais trabalho a Tomáš Vaclík e, aos 68', Rui Borges colocou Hidemasa Morita e Matheus Reis nos lugares de Morten Hjulmand e Maxi Araújo. O médio japonês entrou logo com um grande passe nos pés para Viktor Gyökeres ficar isolado, mas desta vez foi o guardião a levar a melhor.
Pouco aconteceu até ao final para além das entradas de Conrad Harder, aos 77', e de Jeremiah St. Juste, aos 90' (saíram Geny Catamo e Ousmane Diomande, respectivamente), e, quando já ninguém esperava, o Sporting CP marcou novamente para fechar as contas em 0-5.
A última de um sem-número de boas jogadas terminou com Conrad Harder a oferecer o póquer a Viktor Gyökeres, que não recusou e fez o 52.º (!) golo na temporada e 38.º na Liga Portugal, estando agora na primeira posição da luta pela Bota de Ouro.
Terminado o encontro em que o Sporting CP realizou um dos melhores exibições da temporada dentro e fora de campo, adeptos e jogadores voltaram a fazer a festa no Bessa.
Na próxima jornada, os Leões recebem o Gil Vicente FC às 20h30 de domingo, 4 de Maio, no Estádio José Alvalade.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande (Jeremiah St. Juste, 90'), Gonçalo Inácio, Geny Catamo (Conrad Harder, 77'), Morten Hjulmand [C] (Hidemasa Morita, 68'), Zeno Debast, Maxi Araújo (Matheus Reis, 68'), Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Geovany Quenda, 45') e Viktor Gyökeres.