Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Reviravolta leva à liderança isolada da Liga

Por Sporting CP
09 Fev, 2025

Em crescendo até ao triunfo diante do Vitória SC (3-1)

No Pavilhão João Rocha, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Vitória SC por 3-1 (23-25; 25-23; 25-13; 25-19), este domingo, no jogo que encerrou a 19.ª jornada da primeira fase da Liga.

Foi a quinta vitória consecutiva das Leoas de Rui Pedro Silva e, com ela, veio também uma recompensa maior: aproveitando a derrota do SL Benfica em casa do Clube Kairós (3-1) nesta jornada, o Sporting CP não desperdiçou a oportunidade de assumir o primeiro lugar.

Somados estes importantes três pontos, as Leoas lideram com 47, mais um que as encarnadas, quando faltam três jornadas para o fim desta primeira fase. Para isso, no entanto, teve de mostrar a sua melhor versão - em crescendo - perante um trabalhoso Vitória SC, que está seguro no sétimo posto da classificação e vinha de uma derrota na jornada anterior (2-3 PV Colégio Efanor) que colocara um ponto final numa série de cinco vitórias seguidas.

Logo a abrir, depois de ter virado com sucesso o 5-2 inicial para 5-6 e ter chegado a uma vantagem de três pontos (9-12), o emblema de Guimarães mostrou rapidamente ao que vinha no Pavilhão João Rocha. As visitantes, sempre muito voluntariosas no momento defensivo, dificultaram a vida às Leoas, que foram somando erros neste set inaugural e viram a desvantagem voltar a dilatar-se (12-18).

Impunha-se uma resposta do lado verde e branco e, com muito trabalho em cada ponto, a recuperação apareceu e culminou num 20-20, assinado por Leslie Tagle (acabou com 19), que levou tudo em pé de igualdade para a fase decisiva do parcial. Aqui, as duas equipas seguiram a par e passo, mas com as vantagens - mínimas - a caírem sucessivamente para o Vitória SC até ao 23-25 final.

Ainda assim, dispostas a superar imediatamente a entrada em falso, as Leoas de Rui Pedro Silva arrancaram de forma poderosa no segundo set (5-0), onde desta vez se foram mantendo no comando de forma muito sólida (17-11).

Seleccionando e executando cada vez melhores ataques, o domínio verde e branco foi inequívoco até ao 20-14, mas seguiu-se um ‘apagão’ repentino que o Vitória SC aproveitou para reentrar na discussão (21-20). Voltou a incerteza, mas não por muito tempo. O Sporting CP recompôs-se depois do empate a 22 e, com Saška Đurović e Irene Verásio em destaque, reestabeleceu-se o empate na partida com o 25-23, agora a favor das Leoas.

Este equilíbrio seguiu para o set seguinte (10-10) até que a capacidade junto à rede de Đurović, Verásio, Jéssica Miranda e Amanda Cavalcanti causou sérios estragos e desequilibrou a balança de forma estrondosa e definitiva (22-11). Assim, foi sem sobressaltos que o 2-1 na partida se tornou uma realidade, com as contas do terceiro set fechadas num claro 25-13, autoria de Irene Verásio.

A formação de Guimarães sentiu cada vez mais dificuldades para dar réplicas à altura no ataque e, também no quarto set, a equipa verde e branca impôs o seu jogo com eficiência. Prova disso foi a forma como as Leoas passaram de 14-8 para 19-10 e encaminharam de forma consistente a vitória final, apesar do último esforço visitante. O 25-19 e respectivo 3-1 foi carimbado por Jéssica Miranda.

Depois de duas jornadas consecutivas em casa que ajudaram a subir ao primeiro lugar do campeonato segue-se uma deslocação ao recinto do Castêlo da Maia GC.

Sporting CP: Maria Carlos Marques, Jéssica Miranda (12), Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti (17), Melany Detzel, Leslie Tagle (19), Maria Santos [L], Özge Kinasts, Sara Dias, Angie Hinestroza, Irene Verásio (12), Mimosa Faria, Daniela Loureiro [L], Saška Đurović (16)