Resultado fechado em jogo muito aberto
12 Jan, 2025
Equipa B e SU 1.º Dezembro não desbloquearam o nulo
De volta à Liga 3, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e empatou 0-0 com o SU 1.º Dezembro, este domingo de manhã, no jogo que inaugurou a 16.ª e antepenúltima jornada desta competitiva Série B.
Foi muito o equilíbrio e ocasiões claras também não faltaram para ambos os lados, mas não houve capacidade para desfazer o nulo entre duas formações em plena luta pelos quatro lugares de acesso à fase de subida – e, assim, continuam separadas por três pontos, com o SU 1.º Dezembro, no segundo posto, por cima. Por sua vez, os jovens Leões subiram, à condição, ao quinto lugar, agora com 22 pontos somados.
Para enfrentar este conjunto de Sintra, que vinha de uma derrota na jornada anterior depois de sete jogos seguidos sem perder, João Pereira – no seu regresso ao comando da equipa B – fez quatro alterações ao ‘onze’ que bateu o Caldas SC (4-1): na baliza, Francisco Silva – em excelente plano - ficou com o lugar que tinha sido de Diogo Pinto e Bruno Ramos (primeira vez no ‘onze’), Alexandre Brito e Mauro Couto também foram titulares em detrimento de Marlon Júnior, Rodrigo Dias e Henrique Arreiol. Por outro lado, os lesionados Miguel Alves, Manuel Kissanga, Leonardo Barroso e Kauã Oliveira foram ausências do lado verde e branco.
No terreno do Real SC, onde se realizou a partida, o relvado esteve longe das melhores condições e o primeiro sinal de perigo pertenceu ao SU 1.º Dezembro, que entrou melhor, mas Francisco Silva levou a melhor no frente-a-frente - a primeira defesa de várias - e evitou uma entrada Leonina em falso em Massamá.
Já a resposta verde e branca fez-se sentir a partir dos 20 minutos e só por falta de eficácia não se materializou em golos. Tudo começou com um lance rápido de Nel, que entrou na área e, na passada, rematou cruzado para uma defesa difícil de Guilherme Oliveira. Pouco depois, Afonso Moreira protagonizou uma arrancada imparável bem antes da linha de meio-campo, tirou um defesa do caminho e, já na cara do golo, tentou picar e a bola saiu ao lado da baliza – o extremo sairia por lesão aos 32 minutos, sendo substituído por Nilton Cardoso.
Apesar das várias e boas oportunidades, nada desfez o nulo no primeiro tempo, onde Francisco Silva ainda foi posto à prova mais uma vez e, à ‘queima-roupa’, voltou a responder à altura.
O reatamento trouxe uma toada mais morna ao encontro, apesar da intensa luta em cada duelo. Já depois da hora de jogo voltaram as oportunidades ao encontro: Nilton Cardoso atirou para as mãos de Guilherme Oliveira e, praticamente a seguir, o SU 1.º Dezembro ameaçou com um remate que passou pouco ao lado do poste e, mais tarde, obrigou Francisco Silva a mais uma defesa apertada.
Com o avançar dos minutos, aumentaram as paragens e o ritmo da partida baixou consideravelmente. João Pereira ainda procurou refrescar a formação verde e branca com as entradas de Henrique Arreiol, Marlon Júnior Flávio Gonçalves, porém nada mudaria o rumo dos acontecimentos em Massamá. O nulo manteve-se intocável, embora houvesse situações de golo até final.
Já dentro dos últimos dez minutos, os jovens Leões até tentaram um último esforço que valesse mais do que um ponto, mas o melhor que conseguiram foi um remate em arco de Mauro Couto que saiu ligeiramente por cima da barra. Do outro lado, no entanto, Francisco Silva ainda teve de se voltar a aplicar a fundo para, em período de descontos, negar um golo de cabeça ao cair do pano e confirmar a partilha de pontos.
Na próxima jornada, a equipa B do Sporting CP tem mais um importante confronto nesta recta final da primeira fase com tudo em aberto: recepção em perspectiva ao CF “Os Belenenses”, que também está na luta por um lugar entre os quatro primeiros.
Sporting CP: Francisco Silva [GR], Mauro Couto, Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Bruno Ramos (Marlon Júnior, 74’), David Moreira, Manuel Mendonça [C] (Henrique Arreiol, 66’), Samuel Justo, Luís Gomes (Flávio Gonçalves, 74’), Afonso Moreira (Nilton Cardoso, 32’), Rafael Nel