Capoeira
Património Cultural Imaterial da Humanidade desde novembro de 2014, a Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que mistura artes marciais, dança e música. Caracteriza-se por um sistema de defesa e ataque, que pode ser utilizado como Arte, Dança, Ginástica, Luta ou Jogo, individualmente, duplas ou conjuntos através de movimentos ritmados e constantes de qualquer parte do corpo, em especial pernas, braços e cabeça. Tendo como movimento básico a ginga, é praticada com acompanhamento de instrumentos musicais, sendo indispensável o uso do berimbau.
A modalidade foi introduzida no Sporting Clube de Portugal em fevereiro de 1997. Depois de um interregno, foi retomada em novembro de 2004 e desde então é dirigida pelo Mestre Nelson Barros. Adopta metodologias que premeiam a aproximação ao cidadão e às entidades, através de parcerias em projectos que promovam a actividade desportiva como ferramenta no desenvolvimento saudável para a formação cívica dos cidadãos e a preocupação constante da prestação de um serviço de qualidade.
Em Abril de 2014 foi realizada uma exposição sobre a modalidade no Museu Mundo Sporting e em Setembro de 2017, no primeiro jogo oficial disputado no Pavilhão João Rocha foi feita uma demonstração da modalidade na antecâmara do encontro.