Kempo
A arte do Kempo, ou Kenpo, é única no que diz respeito à sua história. É considerada por muitos a primeira arte marcial eclética, além de ter suas raízes fundadoras remontando a 520 a.C. O caminho de Kempo tem como referenciado fundador o príncipe e guerreiro do sul da Índia, Bodhidharma.
Estima-se que, em 520 a.C., durante as dinastias do Sul, Bodhidharma entrou na China, viajou para a província de Honan, onde entramos no templo de Shaolin e começamos a história marcial. Ao longo de várias décadas, as artes de combate do templo Shaolin cresceram e, segundo se diz, prosperam em mais de 400 artes ao longo dos séculos seguintes.
O kempo dos nossos dias, embora ainda ligado à tradição e a muitas centenas de estilos, leva os seus praticantes a uma nova etapa, o modelo unificador e federado que já muitas modalidades encontraram e o reconhecimento que deste modelo advém. A Federação Portuguesa de Lohan Tao Kempo conta com mais de 16.000 atletas e 15 programas de Kempo Adaptado e Inclusão.
O projeto do Kempo do Sporting CP pretende ser uma escola de referência, fazendo a diferença ao nível da formação, incutindo maior confiança, foco e concentração nos objetivos, através da disciplina e integração do desporto federado. Embora tenha iniciado no ano de 2021, conta já com alguns títulos Nacionais, destacando-se a atleta Bárbara Silva, Campeã Nacional / Regional e vencedora da Taça de Portugal no escalão (-62 kg Feminino), integrada na seleção Nacional e Maria Albuquerque, vencedora da taça de Portugal (-43Kg Feminino).
A secção do Kempo é liderada pelo Mestre Nuno Silva, sendo um dos principais impulsionadores da modalidade no clube. A escola de Kempo do Sporting, está aberta a todos os que queiram experimentar, a partir dos 6 anos de idade poderás juntar-te a esta equipa de campeões, às terças e quintas-feiras, no ginásio 0.5 do Multidesportivo do Estádio José Alvalade.