Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Mariana Cabral: "Cabe-nos a responsabilidade de assumir e vencer o jogo"

Por Sporting CP
08 Dez, 2023

Leoas estreiam-se na Taça de Portugal frente ao Amora FC

Após a paragem para os compromissos internacionais, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa à acção, este sábado (15h00), com a estreia na Taça de Portugal desta temporada. O adversário nesta 3.ª eliminatória é o Amora FC, da II Divisão.

Antes de lançar o embate, Mariana Cabral, treinadora das Leoas, salientou que o trabalho diário durante a pausa de selecções "não é fácil", mas ao mesmo tempo destacou o "orgulho" por ver tantas jogadoras Leoninas nas selecções dos mais variados "escalões e países" - foram dez as Leoas ao serviço das selecções de Portugal, Brasil e Canadá.

"São semanas com algumas dificuldade associada também para a equipa técnica, que tem de pensar em formas de treinar com um número mais reduzido de jogadoras. Temos também algumas jogadoras da nossa formação que treinam connosco, mas o número também não é grande, porque muitas delas também vão para as respectivas selecções dos seus escalões", explicou. Por isso, o foco passa a ser mais individualizado: "Não tanto de forma mais colectiva, temos de tentar, individualmente, tentar tirar o melhor de cada uma delas para que continuem a evoluir".

"Já temos a equipa toda de volta novamente, com uma ou outra baixa, o que também faz parte, mas agora temos de reagrupar e ter todas com a máxima disponibilidade para o jogo", referiu Mariana Cabral, antes de traçar a ambição verde e branca na prova-rainha.

"O objectivo é, obviamente, ir até ao Jamor [palco da final] e ganhar. Agora, temos de ir jogo a jogo, com calma e paciência, porque ainda falta muito para chegar a esse patamar. Já lá estivemos e ganhámos e é, de facto, um troféu e uma tarde especiais num sítio especial", lembrou, reforçando: "O importante, agora, é pensar neste jogo, porque seguramente não será fácil".

Do outro lado estará, nas palavras da técnica do Sporting CP, um Amora FC que é "a melhor equipa da II Divisão", com um "registo cem por cento vitorioso esta época" e que "seguramente irá subir de divisão novamente", apontou. "Têm jogadores de grande qualidade, que já jogaram inclusivamente aqui no Sporting CP e que, por isso, têm capacidade para fazer um bom jogo, principalmente porque não têm responsabilidade. Temos de estar alerta", avisou Mariana Cabral, sublinhando: "Cabe-nos a responsabilidade de assumir e vencer o jogo".

"Temos de pensar em nós para continuar a evoluir. Estamos num bom momento, a crescer defensiva e ofensivamente. É nessa sequência que queremos continuar, sabendo que temos de ter aqui a melhor equipa disponível para o jogo, apesar de todas as condicionantes de todas as jogadoras que estiveram nas selecções, que chegaram tocadas... Algumas estão em melhores condições, mas faz parte dos períodos da época", concluiu.
Por sua vez, Inês Gonçalves, jovem avançada Leonina, lembrou que "a vitória com o SL Benfica foi muito importante", seguindo-se agora a estreia numa "competição muito especial".
"Eu já subi as escadas do Jamor e quero voltar a fazê-lo, é um momento muito importante para nós, jogadoras", atirou, antes de perspectivar o duelo com o Amora FC. 
"Não podemos mudar a nossa forma de ser. Elas estão em boa forma, mas nós também. Temos de olhar para nós e para aquilo que queremos atingir", realçou, por fim, Inês Gonçalves.