Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Desaire caseiro trava boa série das Leoas

Por Sporting CP
08 Fev, 2025

Sporting CP perdeu com o SCU Torreense em jogo da 16.ª jornada da Liga BPI

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu o SCU Torreense em jogo da jornada 16 do Campeonato Nacional e saiu derrotada por 2-1.

Para este encontro, o técnico Micael Sequeira viu-se forçado a fazer uma alteração na baliza, com Catriona Sheppard a ocupar o lugar da lesionada Hannah Seabert. Também Andrea Norheim, Brenda Pérez e Joana Martins saltaram para a titularidade, por troca directa com Ana Borges, Andreia Bravo e Diana Silva.

O SCU Torreense entrou atrevido na partida e aos quatro minutos, num lance confuso na área verde e branca, viu mesmo a equipa de arbitragem assinalar penálti a seu favor. No entanto, com a pronta intervenção do VAR, a juíza Tânia Patrão acabou por reverter a decisão.

Após um arranque atribulado e com muitas paragens no jogo, as Leoas conseguiram assumir algum controlo a partir dos dez minutos. Aos 14’, Jacynta Gala apareceu solta pela esquerda, após uma boa combinação entre Beatriz Fonseca e Joana Martins, mas o remate da australiana passou a centímetros da baliza defendida por Janny Belem.

Três minutos depois, Catriona Sheppard, com uma excelente intervenção que desviou para a barra o remate de Samara Lino, negou o golo ao SCU Torreense. O jogo continuou dividido e, aos 20’, foi novamente Jacynta Gala, uma das jogadoras mais inconformadas, a tentar o golo de meia distância, mas sem sucesso.

Aos 23 minutos, após uma boa recuperação de bola e um cruzamento telecomandado pela esquerda, houve sensação de golo no Estádio Aurélio Pereira, com os Sportinguistas presentes a celebrar momentaneamente; no entanto, o alívio da defesa do emblema de Torres Vedras embateu no próprio poste e, na sequência, a guarda-redes visitante conseguiu segurar o esférico.

Na jogada seguinte, foi a vez de Catriona Sheppard brilhar. Com uma chapada, a guardiã americana do Sporting CP desviou para canto um remate colocado e com selo de golo.

Numa partida nem sempre bem jogada, mas muito bem disputada de parte a parte, ambas as equipas tiveram mais dificuldade em criar perigo a partir da meia hora de jogo. Ainda assim, as Leoas até podiam ter ido para o intervalo a vencer: aos 45+5’, Joana Martins colocou a bola no coração da área na sequência de um livre, mas Telma Encarnação falhou o golo por muito pouco.  

O nulo aceitava-se e a percentagem de posse de bola ao final dos primeiros 45 minutos, com o Sporting CP a dominar apenas ligeiramente (51%), é reflexo do equilíbrio sentido durante toda a primeira parte.

A equipa de Micael Sequeira ressurgiu mais acutilante dos balneários. Já com Ana Borges e Brittany Raphino em campo, as Leoas assumiram o controlo do jogo e foram acumulando aproximações à baliza do SCU Torreense, que se fechou muito bem e conseguiu ir adiando o golo Leonino.  

No entanto, o Sporting CP adiantou-se mesmo no marcador aos 67’, numa jogada de insistência de Brittany Raphino, que pressionou a guardiã, provocou o erro da adversária e conseguiu colocar a bola no fundo das redes.

A vencer por 1-0, as Leoas não se acomodaram e, aos 70’, foi Cláudia Neto a rematar com perigo à baliza do SCU Torreense. Cinco minutos depois, Micael Sequeira refrescou o ataque e lançou Diana Silva, mas foi a equipa visitante, num esforço para repor o empate, quem se foi aproximando com maior perigo da baliza de Catriona Sheppard.

Tanto que aos 87’, Daniuska, num gesto técnico irrepreensível, dominou a bola no peito e rematou forte para o 1-1. O Sporting CP ainda fez entrar Miri O’Donnell no rectângulo de jogo, mas uma sequência de decisões precipitadas na defensiva Leonina levaram mesmo a que o SCU Torreense consumasse a reviravolta no marcador, já para lá dos cinco minutos de descontos.

O Sporting CP, que não perdia desde Setembro para o campeonato, sofre, assim, a segunda derrota caseira esta temporada, e está, agora, a seis pontos da liderança.

Sporting CP: Catriona Sheppard [GR], Andrea Norheim (Ana Borges, 45’), Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Brenda Pérez [C], Fátima Pinto, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto, Telma Encarnação (Diana Silva, 75’), Maiara Niehues (Brittany Raphino, 45’) e Jacynta Gala (Miri O’Donnell, 90’). Treinador: Micael Sequeira. Disciplina: Maiara Niehues (45’).