Turma UEFA Pro da Federação Finlandesa visitou a Academia Cristiano Ronaldo
21 Fev, 2025
Sporting CP deu a conhecer a sua metodologia na formação
Ao longo de três dias, a Academia Cristiano Ronaldo esteve de ‘portas abertas’ para receber 12 treinadores que integram a turma UEFA Pro (Nível 4) da Federação Finlandesa de Futebol, os quais puderam conhecer a fundo o trabalho que faz do Sporting Clube de Portugal uma referência no futebol de formação.
O grupo de técnicos estrangeiros assistiu ao treino dos sub-19 e conversou com as equipas técnicas desse escalão e de sub-23 para entender o modelo de formação e seus contextos competitivos e, sob um programa muito completo de formações, o staff da Academia apresentou com detalhe o seu Modelo Centrado no Jogador e os valores e métodos multidisciplinares que o sustentam, desde o trabalho do Gabinete de Observação e Análise (GOA) até ao da Unidade de Performance e do Departamento de Psicologia.
Mas mais do que “dar a conhecer o que fazemos na nossa casa”, este momento fez-se sobretudo de “troca de conhecimento”, explicou Marco Santos, coordenador técnico do futebol de formação em sub-16 a sub-17, aos meios de comunicação Leoninos.
“Enriquece o nosso processo e fico muito feliz por continuarmos a ser uma referência na formação de jogadores, mas também de treinadores e também por sermos cada vez mais solicitados para este tipo de experiências”, frisou.
Um dos membros desta comitiva foi Kari Ukkonen, formador especialista em Alta Performance na Federação Finlandesa de Futebol. O curso da UEFA permite e encoraja “visitar as Academias mais interessantes”, referiu, e a escolha do grupo recaiu sobre a Academia Cristiano Ronaldo e o Sporting CP, o único clube nacional visitado.
“É certo que o Sporting CP tem um nome reconhecido a nível mundial e é muito interessante poder visitar in loco Academias onde podemos debater com treinadores e membros do staff e perceber os princípios da forma de jogar e de desenvolvimento de jogadores”, justificou, destacando: “É muito enriquecedor”.
Foram três dias com “formações em várias áreas”, adiantou ainda Marco Santos, sendo que a base de tudo são “os valores do Sporting CP e a paixão que os nossos jogadores devem ter pelo treino e pelo jogo”. Depois, a turma UEFA Pro (Nível 4) da Finlândia pôde entender como “o processo é desenvolvido desde o Pólo EUL e as Academias de Formação Sporting até ao patamar da Academia [Cristiano Ronaldo] com o objectivo principal de colocar jogadores o mais rápido possível e bem preparados na nossa equipa A”, realçou o coordenador técnico verde e branco.
E o balanço dos três dias não podia ter sido melhor, garantiu Kari Ukkonen. “Agradecemos muito esta oportunidade e todos foram muito amigáveis e disponíveis. No futuro seria óptimo voltar e, quem sabe, possamos ter também jogadores finlandeses aqui”, apontou, por fim.