Leões terminam Série B em primeiro
17 Dez, 2024
Sporting CP venceu o Portimonense SC no derradeiro encontro (2-1)
A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, nesta terça-feira, o Portimonense SC por 2-1 no derradeiro encontro da Série B da Liga Revelação.
Com este triunfo, os Leões, que já tinham carimbado a passagem à fase de Apuramento de Campeão na última ronda, garantiram o primeiro lugar da prova com mais dois pontos do que o segundo classificado, o GD Estoril Praia.
Sete triunfos, cinco empates e duas derrotas no percurso da equipa verde e branco, que fechou a Série B como melhor defesa – apenas sete golos sofridos –, tendo apontado 14 golos.
Primeiro Pedro Coelho e depois Filipe Neto, utilizaram ao todo 26 jogadores nesta primeira fase da Liga Revelação, 14 dos quais com idade júnior, o que fez com que o Sporting CP fosse sempre uma das equipas mais novas em prova.
Para este último jogo, o técnico Leonino apostou de início em Diogo Clara, Daniel Costa, Afonso Lee, Rafael Mota, Rodrigo Dias, Guilherme Silva, Rayhan Momade, João Assunção, Gabriel Melo, Amadu Baldé e Diogo Cardoso.
Guilherme Santos, que regressou após longa lesão no último jogo, entrou no decorrer da segunda parte e Paulo Iago, que entrou aos 90+4 minutos para o lugar de Rayhan Momade, estreou-se de Leão ao peito. O médio espanhol chegou esta época ao Clube, proveniente do Real Madrid CF, mas, entretanto, lesionou-se e só agora consomou a tão desejada estreia.
Quanto ao jogo, acabaram por ser duas partes um pouco distintas. Na primeira foi melhor a equipa verde e branca, na segunda foi o Portimonense SC, mas o resultado acabou por sorrir aos Leões.
O Sporting CP entrou bem na partida e começou a construir o triunfo logo aos 19 minutos numa bola parada: livre descaído para a direita com Rodrigo Dias e bater para o segundo poste e Daniel Costa a cabecear certeiro para o 1-0.
O segundo golo Leonino surgiu 20 minutos depois, com Rodrigo Dias de novo na assistência. O lateral-esquerdo tentou o golo num remate do meio da rua, mas Pedro Bez defendeu para a frente e na recarga foi Gabriel Melo a marcar.
O Portimonense SC ainda tentou reduzir antes do intervalo, na primeira grande oportunidade que teve, mas a bola acabou por sair por cima da baliza defendida por Diogo Clara, que teve uma primeira parte muito tranquila.
O Sporting CP foi assim para o intervalo a vencer por 2-0, entrando na segunda parte com a intenção de aumentar a vantagem, e com Salvador Blopa no lugar de Guilherme Silva, mas não conseguiu chegar com grande qualidade e perigo ao último terço.
Perto da hora de jogo, Filipe Neto fez então mais uma substituição na equipa verde e branca, fazendo sair Gabriel Melo e entrar Francisco Canário. Pouco depois, mais duas mexidas com Guilherme Santos e Sandro Nascimento a entrarem para os lugares de Diogo Cardoso e João Assunção.
Nessa altura, estava melhor o Portimonense SC e, já depois de um lance de insistência em que Rafael Mota tirou o 2-1 em cima da linha da baliza, a formação algarvia marcou mesmo por Ezequiel.
Quinze minutos ainda ara jogar, com o resultado a ficar em aberto e com o Portimonense SC a precisar de vencer para tentar seguir em frente na prova, mas o resultado já não voltou a mexer e o triunfo não escapou aos Leões.
Na próxima fase, o Sporting CP vai medir forças diante do GD Estoril Praia, SL Benfica e CF Estrela da Amadora, emblemas da mesma Série B, e aguarda ainda por saber quem são os quatro emblemas da Série A que se qualificarão.