Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões cumprem bem a missão com geração de talento a despontar

Por Sporting CP
16 Dez, 2025

Triunfo da equipa de andebol do Sporting CP frente ao Arsenal Clube da Devesa por 43-22

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu esta terça-feira o Arsenal Clube da Devesa, por 43-22, em partida da jornada 17 do Campeonato.

Um jogo que, além de ter ficado marcado pela enorme superioridade do Sporting CP, deu a possibilidade a vários jovens talentosos da formação Leonina somarem minutos pela equipa principal, com todos a apresentarem muito boas indicações e a deixarem perceber que há matéria-prima de qualidade para o futuro da modalidade no Clube.

Com Dário Ursu no sistema defensivo ao lado de Christian Moga, o Sporting CP cedo começou a criar um ‘fosso’ no marcador, numa fase em que o sete Leonino foi formado por jogadores do plantel principal, com excepção de Santiago Póvoas, o titular nas redes Leoninas.

A supersónica velocidade de execução sobretudo de Natán Suárez e Jan Gurri na primeira linha, aliada ao mesmo estilo de jogo dos pontas Carlos Álvarez e Orri Þorkelsson ‘’desmantelaram’ o sistema ofensivo do Arsenal Clube da Devesa, que não conseguiu travar a rápida circulação de bola dos Bicampeões Nacionais.

Os golos aconteciam em catadupa, sobretudo pelos referidos quatro jogadores e por isso o Sporting CP conseguiu uma vantagem de 22-9, que à entrada para os últimos dez minutos do primeiro tempo levou o técnico Leonino Ricardo Costa a lançar ainda mais jovens na equipa, casos do pivô Francisco Fonseca, que assinou dois golos consecutivos, dos canhotos Tiago Dias (muito atlético) e de Vicente Almeida (ponta com boa execução no remate).    

Na entrada para os últimos, já só estavam praticamente jogadores da equipa B Leonina em campo e a cinco minutos para o intervalo e em curto espaço de tempo, o pivô Francisco Fonseca marcou dois golos consecutivos, a mostrar frieza perto da zona mais restritiva.

A primeira linha tinha Leonardo Anastácio como lateral esquerdo e Tiago Dias a lateral direito. Nas pontas, estavam Pedro Velasco (ponta esquerdo muito ágil, rápido no contra-ataque e eficaz nos livres de sete metros) e Vicente Almeida, ponta direito. Ao intervalo, o Sporting CP vencia por 26-10 o Arsenal Clube da Devesa.

No segundo tempo, já quase sem os jogadores do plantel principal Leonino – Filipe Monteiro ainda jogou alguns minutos -, o Sporting CP continuou a controlar totalmente as operações. Francisco Loureiro jogou a central (boa velocidade de execução), os pontas Pedro Velasco e Vicente Almeida conseguiram bons golos, sobretudo de contra-ataque, Leonardo Anastácio mostrou destreza a armar o remate e o jogo estava a 38-15 a 10 minutos para o final.

Nota para a boa entrada na segunda parte do guarda-redes Leonino, Francisco Silva, que defendeu alguns remates aos seis metros e o jogo caminhou para o final sempre com óbvio ascendente Leonino, fixado nos 43-22 finais, com dois últimos bons golos, um de Dário Ursu e outro do lateral esquerdo Tiago Dias, numa boa entrada aos seis metros.

Vitória indiscutível do Sporting CP por 43-22 frente ao Arsenal Clube da Devesa, com bons momentos da equipa tanto na primeira parte, em que jogaram os atletas do plantel principal, como no segundo tempo, com uma ‘fornada’ de jovens da formação da equipa B que apresentaram vários bons momentos de qualidade individual e colectiva.

Sporting CP: Emil Berlin, Carlos Álvarez, Natán Suárez [C], Jan Gurri, Francisco Loureiro, Pedro Velasco, Orri Þorkelsson, Dário Ursu, Filipe Monteiro, Vicente Almeida, Francisco Silva [GR], Christian Moga, Francisco Fonseca, Leonardo Anastácio, Tiago Dias, Santiago Póvoas