Rui Silva: "História do jogo podia ter sido diferente"
12 Jan, 2025
Treinador analisou derrota com o SL Benfica
Terminado o dérbi na Luz, com desfecho infeliz para as Leoas do voleibol (3-1), Rui Silva, técnico do Sporting CP, fez o rescaldo da partida em declarações aos meios de comunicação do Clube verde e branco.
"Sabíamos que ia ser um jogo mais difícil do que no Pavilhão João Rocha [vitória Leonina por 3-0] entre as duas melhores equipas da competição actualmente", realçou inicialmente, antes de abordar a forma personalizada como a sua equipa entrou em cena.
"Depois de sofrermos bastante, conseguimos contornar as dificuldades no primeiro set e, com muita paciência, aproximamo-nos em bolas de transição e nos momentos decisivos assumimos o primeiro set. No terceiro, a história do jogo podia ser diferente e no seguinte caímos muito", resumiu o treinador, que se reconheceu também "limitado nas opções na posição de zona 4 devido a lesões".
No entanto, Rui Silva não escondeu que, fruto do desenrolar dos acontecimentos depois do terceiro set, "o SL Benfica foi um justo vencedor” e o Sporting CP “ofereceu muito jogo”. “Perdemos a paciência e o controlo, e foi isso que tentei falar com as atletas no desconto de tempo. As nossas forças começaram a cair, o SL Benfica ganhou muita confiança e, a partir daí, não conseguimos dar a volta", completou.
As Leoas saem da Luz sem a liderança na classificação, mas o técnico não tem dúvidas que a Liga ainda vai ser longa e muito imprevisível, dada a proximidade nos lugares cimeiros.
"É um campeonato principalmente difícil para os treinadores, mas ainda bem para o voleibol português. Não podemos descansar, porque neste momento entre as seis primeiras equipas umas perdem com as outras, sendo que a sétima e oitava também podem criar dissabores e, depois, ainda teremos os play-offs", reflectiu.
Face a tudo isso, o pensamento do grupo verde e branco foca-se "jogo a jogo", adiantou o técnico, que se mostrou também ciente do "ciclo muito difícil" já em curso. "Temos uma eliminatória da Taça de Portugal com o PV Colégio Efanor, depois vamos aos Açores para enfrentar uma equipa [Clube K] que está a fazer um excelente campeonato [no quinto lugar] e recebemos o SC Braga. São duas equipas com quem perdemos [na primeira volta]", lembrou.
Ainda assim, Rui Silva não tem dúvidas que “com o plantel todo” as Leoas vão “manter a qualidade já demonstrada”, finalizou.