Esgrima Lusitana
O Jogo do Pau português, também designado por Esgrima Lusitana, é uma arte marcial de combate com paus, genuinamente portuguesa. É também uma herança cultural nacional cuja origem remonta ao manejo de armas medievais.
Preservado na tradição popular, nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, eram frequentes por todo o país, mas com destaque para a região minhota, os combates de paus nas feiras e romarias que por vezes envolviam aldeias inteiras.
Em Lisboa, com condicionalismos bem diferentes dos das províncias, o Jogo do Pau desenvolveu-se principalmente em Ginásios e Colégios, assumindo características mais desportivas.
Atualmente, esta modalidade para além da sua característica marcial e de defesa pessoal, apresenta-se também sob a forma de desporto de competição, onde aqui é realizada com materiais de proteção do corpo.
O Jogo do Pau é uma prática que incute nos jovens para além de uma excelente coordenação psicomotora, valores como a responsabilidade, integridade, o respeito pelo próximo e o apreço pela consciência nacional. Inaugurada no Sporting CP no final de 2024, a modalidade tem como responsável o Mestre Nuno Russo.