Tiago Barth nasceu em Mondaí mas cresceu na cidade vizinha de Iporã do Oeste, no Estado de Santa Catarina, no Brasil. Aos doze anos mudou-se para Foz do Iguaçu e começou a praticar desporto. Experimentou futebol, futsal e basquetebol, mas nenhum captou realmente a sua atenção. O voleibol entrou na sua vida de forma peculiar; observado por um treinador de voleibol a apanhar um autocarro no caminho de casa, foi descoberto para a modalidade graças aos 1,85 metros que já media naquela altura. Aos quinze anos já media 2 metros e estava perfeitamente entrosado na modalidade. Indicado para um clube da Superliga (Bento Vôlei) com apenas dezasseis anos, iniciou aí um percurso de sucesso na modalidade.
Internacional brasileiro desde as selecções jovens ao patamar mais elevado, venceu um Campeonato Sul-Americanio de Sub-21, um Campeonato do Mundo na mesma categoria e integrou a equipa sénior "canarinha" que venceu as Ligas Mundiais de 2009 e 2010. Campeão da Superliga em 2011, pelo SESI, foi campeão Sul-Americano de clubes no mesmo ano e participou em várias fases finais da Copa Libertadores.
É uma referência da modalidade no Brasil, país que apenas abandonou uma temporada, para jogar na Argentina. A chegada ao Sporting CP surge como a primeira oportunidade para jogar na Europa e o central de 2,09 metros de altura diz ser o realizar de um sonho que espera concretizar com muita dedicação e títulos.