Sporting CP doou material técnico à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil
23 Set, 2024
Cinco atletas Leoninos contactaram com corporações de bombeiros e conheceram o espaço
Após vários dias marcados por graves incêndios florestais, sobretudo no Norte e Centro do país, o Sporting Clube de Portugal e a Fundação Sporting levaram a sua missão solidária para junto dos bombeiros nacionais. Inês Sêco, coordenadora-executiva da Fundação, justificou que, no seguimento das acções solidárias que orienta mês a mês, agora “fazia todo o sentido estar aqui”, na Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, em Carnaxide.
Os futebolistas Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves, o jovem Rodrigo Viola (sub-19), a também jogadora Rita Fontemanha e o judoca Jorge Fonseca, juntamente com o vice-presidente, André Bernardo, representaram o emblema de Alvalade, esta segunda-feira à tarde, numa visita que culminou com a doação de material técnico identificado como necessário pela Proteção Civil: mangueiras, agulhetas, malote, cogulas e capacetes com óculos de protecção.
As entidades beneficiárias, e também presentes, foram as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Oliveirinha (Tábua) e de São Mamede de Infesta (Matosinhos), que contaram, ambas, com vítimas mortais entre as suas corporações no recente combate aos incêndios – três mortos na que está sediada no Centro do país e um na corporação a Norte.
"Em primeiro lugar, deixo uma mensagem de pesar em nome do Sporting CP para todas as vítimas dos incêndios, também para os seus familiares e amigos. Nós estamos solidários e esse é o maior propósito para estarmos aqui hoje", sublinhou Rita Fontemanha, uma das capitãs da equipa feminina de futebol do Sporting CP, em declarações aos jornalistas presentes.
Num momento de homenagem e também de consternação pelas vítimas e destruição causadas, a futebolista destacou o contributo "útil" do Clube "para que os bombeiros continuem a desempenhar o seu papel da melhor forma e a proteger-nos como têm feito tão bem".
Ao longo da tarde, a comitiva verde e branca conheceu a fundo as instalações que monitorizam todo o território nacional, desde as salas de operações e de análise até à forma de trabalhar e os sistemas utilizados na Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.
Por seu turno, o jogador Pedro Gonçalves, que também foi um dos porta-vozes, reconheceu aos meios de comunicação social presentes que “é sempre importante” integrar iniciativas como esta, mas não escondeu que a missão dos bombeiros tem um cariz pessoal ainda mais especial pela sua proximidade familiar com a função.
"Tenho familiares que são bombeiros voluntários e nestas semanas também fizeram a parte deles. Para mim são uns heróis e sempre que puder ajudar vou fazê-lo", enalteceu o camisola oito dos Leões, que nos últimos anos tem apoiado – a título pessoal – os bombeiros de Vidago, vila transmontana de onde é natural. "Tento sempre ajudar e tanto a Fundação Sporting como o Clube fazem também um excelente trabalho", concluiu Pedro Gonçalves.
Depois, além da doação de material técnico, os cinco atletas do Sporting CP ofereceram, de forma simbólica, cachecóis e camisolas personalizadas do Clube aos comandantes das duas corporações de bombeiros beneficiárias. Entre os presentes, no auditório das instalações em Carnaxide, esteve também Paulo Ribeiro, actual Secretário de Estado da Protecção Civil, que apesar do “momento de dor”, enalteceu e agradeceu o momento de "solidariedade, amizade, respeito e homenagem" proporcionado.